TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Exames: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

CULTURA ORGANIZACIONAL E O

DESEMPENHO HUMANO

GRUPO: JULIANA ANDRADE

KELLY CRISTINA

MARIA APARECIDA

PAULO JORGE

INTRODUÇÃO

A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão.

Sua missão é garantir proteção ao trabalhador e sua família, por meio de sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável, com o objetivo de promover o bem-estar social e tem como visão ser reconhecida como patrimônio do trabalhador e sua família, pela sustentabilidade dos regimes previdenciários e pela excelência na gestão, cobertura e atendimento.

DESCRIÇÃO

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo Federal do Brasil que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, sendo responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, entre outros benefícios previstos em lei. O INSS trabalha junto com a Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da Previdência. Está vinculado ao Ministério da Previdência Social.

A empresa possui três centros de processamento, localizados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O atendimento operacional e técnico dos clientes da empresa são garantidos pelas 27 regionais, uma em cada capital. A estrutura da empresa ainda contempla o desenvolvimento de software com cinco unidades de desenvolvimento, localizadas nos cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, Florianópolis e João Pessoa e a de Software Livre que é virtual com gerência em Brasília.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O INSS utiliza o planejamento Estratégico numa perspectiva de longo prazo, que ofere as linhas mestras de gestão de modo a permitir, mais do que solucionar os problemas do cotidiano, trilhar o caminho necessário á construção da Previdência Social que se quer no futuro.O mapa Estratégico do INSS, que cuja elaboração é baseada na metodologia BSC (BALANCED SCORECARD), é o instrumento que consolida graficamente o Planejamento Estratégico e comunica em todos os níveis da instituição.É constituído pelos seguintes elementos Missão,VISÃO,direcionadores e Objetivos Estratégicos. Cada um dos elementos do Mapa possui um significado e um objetivo específico.

A partir da missão, da visão e dos valores, foram definidos cinco direcionadores estratégicos:

- modernização da infraestrutura

- gestão estratégica de pessoas

- foco na gestão e no controle social

- excelência do atendimento;e

- fortalecimento da proteção social

Cada direcionador é posicionado no Mapa dentro da perspectiva que melhor o relaciona com a missão e a visão institucional.Assim, na perspectiva de aprendizado e crescimento, encontram-se os direcionadores: modernização da infraestrutura e gestão estratégica de pessoas.Juntos eles forma a base do Mapa Estratégico e constituem o alicerce para a melhoria contínua dos processos de trabalho e çpara o alcance dos resultados esperados.

O direcionador modernização da infraestrutura vida,prioritariamente a inovação e á segurança da área tecnológica, á adequação e á expansão da rede de atendimento e á otimização da utilização dos recursos, sejam eles orçamentários, financeiros ou logísticos..Já o direcionador gestão estratégica de pessoas trata da capacitação gerencial e profissional continuada em todos os níveis da instituição, do fortalecimento da cultura organizacional e da promoção da valorização e da qualidade de vida dos servidores..

Missão: Garantir a proteção ao trabalhador e sua família, por meio do sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável, com objetivo de promover o bem estar social. Proteção - que garanta ao trabalhador a segurança da subistituição da renda, nos casos previstos na legislação previdenciária; Trabalhador e sua família – Os segurados e seus dependentes ; Sistema Público – é o papel do Estado gerir o sistema previdenciário social básico; Política Previdenciária- Solidária:entre e intra gerações, porque o regime previdenciário é de repartição; Inclusiva: para garantir a ampliação da cobertura entre os trabalhadores; Sustentável; - para buscar o equilíbrio atuarial do sistema, em especial com a gestão eficaz e responsável dos pagamentos das prestações; Bem – estar social- Missão fundamental do Estado, em prol dos cidadãos, numa ação democrática de direito.

Visão: ser reconhecido como patrimônio do trabalhador e sua família, pela sustentabilidade dos regimes previdenciários e pela excelência na gestão, cobertura e atendimento.

Valores: O INSS definiu como valores fundamentais da instituição: Ética, Respeito,Segurança,Transparência e Profissionalismo.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Para cumprir sua missão e considerando a extensão territorial brasileira e a necessidade de prover acesso aos seus servições em todo o país, O INSS é organizado da seguinte forma.

ADMiNISTRAÇÃO CENTRAL;

Órgãos de assistência direta e imediata ao presidente; gabinete; Assessoria de comunicação institucional; Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão Estratégica; Coordenação de Normas;Acordos e Convênios.

ORGÃOS SECCIONAIS

Auditoria-Geral;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com