TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e análise das demonstrações financeiras

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.867 Palavras (16 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 16

1 – Introdução

Este trabalho tem por objetivo apresentar o quanto é importante à função da Administração Financeira e Orçamentária para a economia empresarial, uma atividade de grande importância para a tomada de decisões nas empresas, avaliando obstáculos financeiros na organização.

2 – O que é Administração Financeira e Orçamentária. Tipos de Negócios.

2.1 – Administração Financeira

Podemos definir a administração financeira orçamentária como a ciência de administrar fundos de investimentos, como o intuito de maximizar o valor da riqueza investindo em projetos e adquirindo ativo cujo retorno produz os lucros mais altos possíveis com menores riscos.

Está presente em todos os setores funcionais da empresa, onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor, neste caso é possível avaliar cada departamento.

O administrador financeiro tem o papel muito importante e suas atividades abrangem: administração de caixa, de crédito, análise de investimento, planejamento financeiro e orçamentos.

O administrador precisa balancear  o risco e o retorno, através das analises ele tem condições de tomar decisões corretas, para isto é necessário o conhecimento interno e externo da empresa  e mudanças que ocorrem frequentemente neste campo.

2.2 – Planejamento orçamentário

Elaborar o orçamento faz parte do processo de planejamento, tem por objetivo coordenar as atividades da empresa e ter como base o controle ao comparar números orçados e desempenho real.

O orçamento resume em vendas, produção, distribuição e finanças, consiste num demonstrativo de lucro futuro esperado, num balanço, demonstrativo de receitas e despesas de caixa e em quadros de cálculos.

2.3 – Tipos de Negócios

Há três tipos principais de negócios: firma individual, sociedades por cotas e sociedade por ações.

Firma individual

Típica de microempresa, com reponsabilidade ilimitada do proprietário.

Sociedade Limitada

Pequenas e médias empresas com reponsabilidade limitada dos sócios.

Sociedade por ações (S/A)

Grandes empresas com capital diluído entre milhares de acionistas.

3 – interferência do tempo sobre a moeda

O valor do dinheiro muda ao longo do tempo, quanto mais elevado for o período, maior será a desvalorização.  As três razões mais importantes pelas quais o valor do dinheiro decresce ao longo do tempo são as seguintes:

Inflação

Refere-se ao aumento geral de preços na economia. Quando os preços aumentam o valor do dinheiro diminui.

Risco

Risco ou incerteza sobre o futuro, como o futuro é incerto, o risco aumenta com o passar do tempo.

Preferencia pela liquidez

Refere-se ao grau de facilidade com que os ativos podem ser convertidos em caixa.

Os investidores preferem deixar dinheiro em caixa para emergências inesperadas e exigências financeiras a comprometer fundos em ativos de rendimento futuro.

4 – Risco e Retorno

Risco e retorno é a base sobre a qual se tomam decisões racionais e inteligentes sobre investimentos.

Risco é uma medida da volatilidade ou incerteza do retorno, e retornos são receitas esperadas ou fluxos de caixa previsto de qualquer investimento.

Em qualquer tipo de investimento, existem riscos que terá de ser analisado se determinado investimento trará o retorno esperado.  Alguns destes riscos são: Riscos de mercado, risco politico, risco de taxas de juros, risco de crédito e risco de câmbio.

5 - Como medir o risco e o retorno com o modelo de precificação de ativos financeiros (CAPM)

A matemática do risco inclui o conhecimento da teoria da probabilidade e o entendimento de como os riscos e os retornos da carteira são tratados em conjunto num modelo expressivo.

Embora o CAPM seja mais prontamente aplicável a análise de títulos, ele pode ser aplicado para avaliar os méritos de risco/ retorno de investimentos e ativos no meio corporativo.  

Começa por dividir os riscos em duas partes principais: risco diversificável e não diversificável.

Empregamos um índice comum que mede a sensibilidade de cada ação frente a um índice comum, ou seja, o mercado. Se os retornos de um ação sobem ou descem mais que os retornos do mercado, diz se que tal ação é mais arriscada que o mercado  Quando os retornos de uma ação sobem ou descem menos que o mercado, diz se tal ação é menos arriscada que o mercado.

Portanto é possível classificar riscos de diferentes títulos, bastando relacioná-los ao índice comum do mercado.

Exemplos:

  • Os investimentos em Bilhetes de Tesouros estão isentos de risco;
  • As probabilidades de insolvência dos bilhetes de Tesouro são mínimas, mas não garantem rentabilidade real, devido ao risco da inflação;
  • Os investidores podem reduzir o risco do investimento através da diversificação/
  • Os investidores podem endividar-se a uma taxa de juro igual aquela que obtém pelos empréstimos que realizam.

6 - Risco Financeiro

Risco é o grau de incerteza associado a um investimento. Quanto maio a volatilidade dos retornos de um investimento, maior será o seu risco.  Quando dois projetos têm os mesmos retornos esperados, escolhe-se aquele de menor risco.  Também pode ser definido como o desvio dos resultados esperados em relação a uma média ou valor esperado, pode ser considerada uma chance de que ocorra uma perda ou um ganho com o investimento num ativo ou projeto. As chances de se obter lucro ou prejuízo podem ser grandes, de pendendo do grau de risco associado a um dos investimentos.  

Riscos pequenos estão associados a retornos baixos, e riscos grandes a retornos altos.

7 - O Nível de risco

O Nível de risco pode ser determinado pela comparação do risco de um projeto com o de outro.  Algumas empresas tem baixo nível de risco enquanto outras, alto risco, empresas de baixos riscos podem tomar fundos emprestados mais baratos do que as de alto risco.

Suas taxas de desconto ou taxas requeridas de retorno são baixas, o que significa que um retorno para uma empresa de baixo risco resulta em uma melhor avaliação por parte do mercado do que o mesmo retorno gerado por uma empresa de alto risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (208.4 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com