TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo - Consequências

Por:   •  16/5/2016  •  Abstract  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

CONSEQUENCIAS DA TEORIA

Para Pereira (2007), destaca-se:

Concepção da Organização: A organização deve ser vista de forma completa e sua concepção deve ser formal e informal, condições essas que se completam e se equilibram;

Concepção Humana: Mesmo na organização social de estrutura complexa, o homem deve ser flexível, adaptável e capacidade de adiar as recompensas. Esse tipo é o homo organizacional que veste a camisa da organização, assumem os objetivos, os conflitos: que acima de tudo deseja realizar-se.

Um exemplo das consequências é a  reengenharia que com uma reestruturação radical fortalece o espírito de equipe e da uma maior autonômia aos funcionários que passam a ser instruídos em vez de supervisionados. Além disso, a habilidade passa a ser o principal critério de promoção, substituindo o desempenho.

CRÍTICA A TEORIA

As críticas feitas ao Estruturalismo normalmente são respostas às críticas formuladas pelos próprios estruturalistas em relação a outras teorias, principalmente à Teoria das Relações Humanas.

 Na visão do empresário: O empresário sabe que o funcionario almeja crescer profissionalmente e sabendo disso procura tirar proveido da situação em favor da organização. E sendo os interesses individuais do funcionário superior aos problemas encontrado dentro da organização este se submete as impossições do empresário.

 Na visão do empregado: Por depender da organização o funcionário, acaba por se conformar com as condições de trabalho. Adiando suas realizações individuais

Dentre as críticas, destacam-se as seguintes:

Ampliação da abordagem: A Teoria Estruturalista aumenta o campo de visão da administração que antes era limitado ao indivíduo, na Teoria Clássica, e ao grupo, na Teoria das Relações Humanas; com essa ampliação passou a abrangir  também a estrutura da organização, considerando-a um sistema social que requer atenção em si mesmo.

Ampliação do estudo para outros campos: A Teoria Estruturalista alargou também o campo de pesquisa da administração, incluindo organizações não- industriais e sem fins lucrativos em seus estudos.

Convergência de várias teorias: Na visão de Chiavenato (2003), nota-se, no Estruturalismo, uma tentativa de integração e ampliação nos conceitos das teorias que o antecederam, a saber

Diante da fragilidade da Teoria Clássica e a de Relações Humanas,  os estruturalistas procuram ter em vista a estrutura formal, porém acrescentando uma abordagem mais humanística. Consideramos, portanto, que essa teoria é uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal), tentando integrar as duas, numa perspectiva crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com