TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo e a teoria da burocracia

Pesquisas Acadêmicas: Estruturalismo e a teoria da burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 10

[DIGITE O NOME DA EMPRESA]

[Digite o nome do autor]

Disciplina: Fundamentos de Administração

GRUPO: Bruna Alves – B98668-9; Gleisson Robério – C24635-2; Guilherme Moreno – C05582-4; Gustavo Henrique – C29240-0; Hingryd Ribeiro – C11576-2.

ESTRUTURALISMO E A TEORIA DA BUROCRACIA

Introdução: Primeiramente precisamos definir o que é estruturalismo e o que é burocracia:

Estruturalismo:

Já o estruturalismo é algo mais complexo.

A definição de estrutura é a maneira como um edifício ou uma coisa qualquer é construído, organizada e disposta. Pode-se definir uma estrutura como um conjunto de elementos cujas partes atuam como funções uma das outras.

Assim, uma estrutura é um complexo de elementos que se inter-relacionam de maneira indissolúvel; a alteração de um membro provoca, necessariamente, alterações no todo. Exemplo: Corpo Humano.

No corpo humano existem vários órgãos que juntos compõe uma estrutura. Cada um tem um papel muito importante para o funcionamento do corpo como um todo.

Burocracia:

Podemos definir como um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo.

Exemplo: Para abrir uma empresa no Brasil existe uma burocracia exagerada.

Uma pessoa que decide abrir uma empresa no Brasil se depara com uma burocracia exagerada. São diversos formulários e documentos para preencher e apresentar, além do comparecimento em diversos órgãos governamentais. As taxas que devem ser pagas também dificultam o processo. Além de tudo isso, o tempo para se abrir uma empresa no Brasil é um dos mais demorados do mundo.

Teoria do Estruturalismo

Definição:

O estruturalismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações.

É uma modalidade de pensar e um método de análise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas áreas da humanidade.

De um modo geral, o estruturalismo procura explorar as inter-relações (as "estruturas") através das quais o significado é produzido dentro de uma cultura.

O estruturalismo estuda os diferentes tipos de organizações.

Origem:

O estruturalismo teve sua origem com Amitai Etzioni, partindo do princípio em que uma empresa, qualquer que seja o departamento analisado, deve-se efetuar esta análise a frente dos demais: Não há setores isolados, mas uma estrutura inter-relacionada de coisas que se associam e se completam. A partir dessa ideia inicial, a Teoria Clássica e de Relações Humanas expressam uma incoerência para a proposta estruturalista, uma vez que ambas concebem formas organizacionais bastante contrárias: A primeira só vê o lado material, enquanto a segunda enfatiza o incentivo psicossocial. Portanto a origem do estruturalismo reside na diferença entre esses dois focos.

Histórico

Max Weber (1864-1920), autor de "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", foi um das mais importantes fontes de inspiração para a escola estruturalista. Analisou diversos tipos de sociedade, criando uma tipologia que as dividia em tradicionais, carismáticas e racionais (ou legais ou burocráticas), procurando compreender as formas de manifestação da autoridade e do poder.

Weber definiu extensivamente as características da burocracia, enfatizando o caráter legal das normas, a formalidade das comunicações, a impessoalidade das relações, a divisão do trabalho, a hierarquia, a padronização de comportamentos e procedimentos, a previsibilidade dos resultados, a competência técnica, a seleção e promoção por mérito, a profissionalização, a administração separada da propriedade.

Abordagem Estruturalista:

A Abordagem Estruturalista se divide em: Teoria da Burocracia com ênfase na estrutura e Teoria Estruturalista com ênfase na Estrutura, nas Pessoas e no Ambiente. Analisa a estrutura de uma organização considerando as partes internas (subsistemas), comparando-as com o todo. É, portanto tudo que a analise interna da organização possa revelar e sua principal fonte de análise advém das propostas conflitantes.

Características:

Cooperação dos empregados: Os indivíduos cooperam com a organização quando tem interesses comuns, por exemplo, tornar a empresa viável economicamente para mantê-los no emprego. Por interesse conflitante entende-se a distribuição de lucros que ocorre em desproporção a produção; Não recompensado devidamente, o empregado tende a promover o boicote.

Conflitos desejáveis: Os conflitos entre empregados e patrões não devem ser estimulados, mas são desejáveis sob o ponto de vista estruturalista. O conflito estimula a criatividade e o dinamismo entre patrão e empregado além de conduzir a não alienação da classe dominada (até certo ponto, benéfico para a organização).

Autoridade do especialista e autoridade dos administradores: Na organização, convivem especialistas e administradores cada qual comprometido com sua área de atuação. O administrador busca o lucro, enquanto o especialista busca a eficiência técnica. Por essa razão tende ao conflito.

Criatividade e planejamento: É fato comprovado que o planejamento feito por especialistas é uma variável fundamental para o desenvolvimento da empresa. O conflito existente é proveniente do distanciamento do operário que vai executá-lo, uma vez que este se sente inibido de promover as modificações, num plano não elaborado por ele.

Diversidade de público: Existindo vários públicos (empregados, clientes, fornecedores, etc), os objetivos da empresa se multiplicam e encontra-se em constante evolução, razão pela qual favorecem os conflitos.

Incentivos mistos: A tentativa de compreender e administrar a organização de forma global levou ainda à proposta de incentivos mistos. Para os estruturalistas, permitir apenas o incentivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com