TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas de Mercado

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Escolha um produto ou serviço desenvolvido, produzido e/ou comercializado na sua empresa ou na empresa de um colega. Pense nas questões abaixo e responda:

a) Que produto/serviço é esse?

 - Furadeira de Impacto marca própria

b) Em qual estrutura de mercado se situa a empresa?

- Concorrência Perfeita

c) Qual é o público alvo desse produto/serviço?

 - Indústria, Ferragens e Consumidor final

d) Atualmente, qual o mercado (município, região, estado) consumidor desse produto/serviço?

 - Todo o Brasil

e) Considerando a possibilidade de uma nova empresa desejar entrar nesse mercado, o que deveria ser analisado em termos de barreiras à entrada:

i. Financeiras: os custos iniciais são muito altos? Cite exemplos e comente

- Carga tributária muito cara  

      *Aqui cerca de 40% do valor final de um produto industrializado vai para o nosso honestíssimo governo, enquanto nos Estados Unidos e China a bocada é de 20%. Até nossos vizinhos Argentinos pagam bem menos, cerca de 24%.

ii. Técnicas: existe mão de obra qualificada? Cite exemplos e comente.

- a mão de obra especializada esta cada vez mais escassa .... logo o concorrente terá dificuldades em encontrar

    iii. Legais: quais as exigências legais para se entrar no mercado (leis, etc.)? Cite exemplos e comente.  

- As regras para elaboração e respeito aos contratos devem estar nas leis. Isso significa que o governo deve instituir o Poder Judiciário (para aplicar as leis), o Poder Legislativo (para produzir e aprovar as leis), as instituições policiais e o sistema prisional (para cumprir as determinações do Judiciário). Tudo isso garante o funcionamento da economia em um mercado.

 

2 - Realize uma pesquisa sobre a lei das patentes e a lei dos direitos autorais no Brasil. Encontre um exemplo concreto de cada uma das aplicações das leis, reflita, cite-o e comente-o.

- Lei de patente é uma concessão conferida peço estado que garanti os direitos a quem inventou / criou; Ex.: A empresa coreana de tecnologia Samsung foi condenada a pagar à americana Apple, a maior indenização por infração de patentes da história: US$ 1,052 bilhão. A corte de San José, na Califórnia, Estados Unidos, julgou que aparelhos da Samsung se apropriam de seis invenções registradas pela Apple.

- Lei dos direitos autorais significa garantir os direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas). Ex.: Nesse campo a regra é uma só: nenhuma obra do espírito pode ser utilizada publicamente por terceiro sem o prévio e expresso consentimento do titular do direito, o próprio autor ou seu herdeiro, ou seu sucessor (cessionário, ou licenciado).
São exemplos de obras protegidas: livros, folhetos, conferencias, músicas, poemas, fotografias, desenhos, ilustrações, filmes (os publicitários, inclusive), vídeo-clips, adaptações, traduções, arranjo musical, coreografia, obras dramáticas e dramático-musicais, a pintura, a escultura, os esboços e maquetes de cenografia, engenharia, arquitetura etc. 

 

3 - Realize uma pesquisa e cite 2 exemplos de monopólio (em cada continente) na América do Norte, na Europa e na Ásia.

Em pesquisas não localizei exemplos bem-ditos de monopólios por continente, porém, podemos ver exemplos como a “Eurásia” que em momentos de crise nos gases industriais (entre muitas outras categorias), unem continentes (formando este dito “Eurásia”) para monopolizar os produtos de baixa, assim, podemos ter ideia inicial de como acontece em geral, em cada continente, e, se fossemos parar para verificar exemplos pontuais de monopólios, veríamos que realmente são muitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com