TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre Macau

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.796 Palavras (16 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA

CURSO TECNOLÓGICO EM SECRETARIADO

CAMILA RODRIGUES DA SILVA
ISABELLA DE ALMEIDA MARIANO
JAQUELINE DE FAVERE ORRICO

        

MACAU

CARAPICUÍBA/SP

2017

CAMILA RODRIGUES DA SILVA
ISABELLA DE ALMEIDA MARIANO
JAQUELINE DE FAVERE ORRICO

MACAU

Trabalho apresentado à matéria de Língua Portuguesa, do Curso Tecnológico de Secretariado Executivo da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, sobre os cuidados da Profa Dra. Rosana Del Picchia Nogueira.

CARAPICUÍBA/SP

2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        HISTÓRIA        5

2.1.        Geografia        6

2.2.        População da RAEM        7

2.3.        Política em Macau        8

3.        HÁBITOS CULTURAIS        8

3.1.        Culinária        8

3.2.        Vestuário        9

3.3.        Jogos        10

3.4.        Religião        10

4.        EDUCAÇÃO        11

4.1.        Escolaridade em Macau        13

5.        UNIÃO CIVIL        14

6.        CONCLUSÃO        17

7.        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        18


  1. INTRODUÇÃO

Macau ficou popularmente conhecida como o Brasil na China, em razão do índice populacional falantes da língua portuguesa naquela região. Mesmo que atualmente a porcentagem de nativos que falam o português seja baixa, ainda há, mesmo que poucos, chineses que escolhem ensinar e aprender o idioma como segunda língua.

A história do idioma tornou-se rica e profunda, mesmo que hoje em dia não se veja Macau como uma colonização portuguesa, mas sim como um República Administrativa Especial, com soberania chinesa, acredita-se que muito dessa autonomia está relacionada há séculos com a maneira na qual iniciou-se o processo de colonização daquela terra.

Ao longo desse trabalho foi abordado a história do país, primeiros habitantes, o uso da língua portuguesa, quais são as influências culturais, e também a situação política de Macau, fator de suma importância, para que seja melhor compreendido como é a organização civil dessa região.

Macau fica próximo a Hong Kong, outra parte da China que não possui muitas características chinesas, em razão da colonização inglesa/britânica. Inclusive para esses dois locais na China, não é necessário visto de entrada, pois ambos gozam de uma administração especial, tendo então algumas leis próprias.

  1. HISTÓRIA

Macau, atualmente denominada República Administrativa Especial Macau, foi por mais de 400 anos uma colônia portuguesa. Considerada o primeiro anteposto Português, ou seja, era utilizado como um centro de depósito de materiais a serem comercializados, e também é a última colônia da Europa estabelecida da Ásia.

O início da colonização de Macau foi a meados do século XVI com a chegada gradativa de navegações portuguesas, por ter rapidamente se tornado um entreposto comercial entre China, Europa e Japão, aquele território ficou popularmente conhecido como uma região próspera.

Anteriormente, Macau foi povoada por pescadores e camponeses chineses que habitaram entre quatro e dois mil anos antes de cristo.

Em 1887 a China reconhece a soberania de Portugal sobre Macau, através do tratado da Amizade, assinado no dia 1 de dezembro de 1887, firmando a governamentação de Portugal.

Em 1987, aproximadamente após cem anos de Soberania portuguesa, um grupo de comunista chineses que residiam em Macau lidera protestos contra do governo, e no dia 20 de dezembro de 1999, após intensas negociações entre os dois países, a região de Macau passa a ser governada pela República Popular da China.

Atualmente Macau continua uma região administrada pela China, e está em constante crescimento econômico. Sua principal fonte de renda é o turismo, e os cassinos que estão presentes na região.

Macau possui dois idiomas oficiais, a língua chinesa e a língua portuguesa, sendo que o chinês falado é conhecido como cantonês (uma forma simplificada da língua chinesa).

Em 1557 Macau começou a ser administrada por Portugal, e esse processo durou cerca de 330 anos, somente em 1887 de fato vira uma colônia Portuguesa. Á partir deste momento acontece o que naturalmente é o curso de toda colonização, o idioma do país dominante é introduzido àquela população.

Os primeiros habitantes da região de Macau eram chineses e assim como no processo de colonização brasileira foi imposto aos índios que antes habitavam no Brasil, o português também foi alastrado pelos chineses que residiam em Macau.

No período em que foi administrada por Portugal a parte as pessoas que falavam os dois idiomas e que tinham domínio maior do Português recebiam papéis de destaque e Status perante a sociedade, pois era o idioma da administração pública.

A situação do idioma em Macau muda quando em 1999 o domínio da região volta para a China, este fato gera um êxodo da população portuguesa que residia na região.  Atualmente somente 5% da população macauense é de origem portuguesa, o que leva as escolas ensinarem como língua primária apenas o chinês (ou cantonês), porém existem escolas denominadas Luso-chinesas, que ensinam o português em todos os anos, desde o primário até ensino médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (230.9 Kb)   docx (130.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com