TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de casao 4

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  1.343 Visualizações

Página 1 de 3

Questões referentes ao Estudo de caso 4

  1. A paixão de Marcelo sempre foi o esporte, e ele chegou a se destacar como tenista profissional quando adolescente. O sonho de ser famoso como tenista não aconteceu, mas sua carreira como empreendedor tem lhe proporcionado grandes resultados e reputação no mercado no qual atua. Como você avalia o caminho traçado por Marcelo e o fato de ter desistido de uma carreira promissora no tênis? O que você pensa sobre o empreendedor seguir seu sonho mesmo quando há grandes adversidades ao longo do caminho?

Creio que o caminho por ele traçado, foi de certa forma positivo, uma vez que ele havia desistido de uma carreira promissora, mas que ele não tinha mais a certeza se era o que ele realmente queria para o seu futuro. Mesmo com grandes adversidades no caminho, seguir um sonho, por mais difícil que possa ser, é sempre o melhor a se fazer, pois dessa forma o empreendedor sempre encontrará motivos que o incentivarão em não desistir mesmo com todos os desafios pela frente.

  1. O negócio da Frooty aconteceu por acaso, segundo o próprio empreendedor. Porém, quando questionado sobre suas recomendações a quem pretende empreender, Marcelo sugere muito estudo, planejamento, preparação etc. Caso Marcelo tivesse desenvolvido um plano de negócios, o que ele poderia ter previsto e o que não mudaria na estratégia de crescimento da Frooty, sabendo que o próprio pai colocou o recurso inicial, e, depois, um amigo investiu na segunda fase de crescimento da empresa?

Se tivesse feito um plano de negócios bem estruturado, Marcelo com certeza teria previsto a possibilidade do seu grande carro chefe antes mesmo de implementa-lo na pratica. Talvez isso o ajudaria em ter gasto menos tempo e traria obtenção de maiores lucros de forma mais rápida. Algo que não mudaria com certeza seriam os investimentos por ele feitos.

  1. Marcelo acredita que, se tivesse tido uma experiência prévia como empregado em uma grande empresa, sua fase inicial como empreendedor teria sido menos difícil. O que você pensa a respeito? O jovem recém-formado deve primeiro trabalhar como empregado, adquirir experiência e depois criar o próprio negócio (se esse for seu desejo) ou pode/deve criar o próprio negócio mesmo sem experiência previa? Quais os prós e contras de cada decisão?

Penso que isso depende muito de cada jovem empreendedor. Muitos conseguem obter êxito sem qualquer experiência como empregado, utilizando apenas capacidades pessoais. Porém creio que seja importante para que o empreendedor tenha mais bagagem, ter experiência como empregado. Essa experiência, poderá dar ao empreendedor pontos de vista mais abrangentes em diversas frentes do negócio. Além disso, ele poderá enriquecer seus conhecimentos técnicos na área escolhida. Caso opte por começar do zero, o empreendedor poderá ter muitos benefícios também, em não perder tempo, e partir para colocar seu negócio em pratica. Mas ele pode perder um pouco no quesito conhecimento técnico no que se refere a gestão do próprio negócio. No início, ele poderá encontrar dificuldades pelo fato de não conhecer muito bem a área de atuação.

  1. Apesar de a Frooty ser bem-sucedida e faturar milhões de reais anualmente, Marcelo relatou que levou vários anos para a empresa chegar ao ponto de equilíbrio, e que, financeiramente, ele ainda não está realizado. Como o empreendedor deve lidar com a realização financeira? Esse deve ser um objetivo a ser atingido ou uma consequência do trabalho desenvolvido? Cite exemplos de empreendedores que têm um objetivo financeiro deliberado (que você conheça pessoalmente ou que tenha lido a respeito na mídia). Com qual tipo de empreendedor você mais se identifica? Por quê?  

Esse não deve ser um objetivo inicial, pois vai depender exclusivamente da consequência do trabalho desenvolvido pelo empreendedor. Mas após a criação da empresa, da apresentação dos lucros, creio que ele já pode começar a pensar em metas financeiras que deseja alcançar, mas tudo só dependera da capacidade de retorno que o empreendimento lhe trará. Um exemplo de empreendedor que tenha objetivo financeiro deliberando do meu ponto de vista é o Silvio Santos, que é bem realizado e gosta do que faz. Mais me identifico com o empreendedor que além de construir o seu negócio, consegue ser satisfeito financeiramente. Pois do meu modo de ver não adianta construir um império que atenda milhares de pessoas, e que não atenda a pessoa principal, no caso o criador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com