TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Gol Linhas Aereas

Por:   •  2/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

Case: Gol Linhas

Aéreas Inteligentes

Gestão Estratégica de Marketing

Grupo:  Cléber,  Isabela,  Jônatas,  Pedro  Ivo  e Tamaris

RESUMO[pic 4]


Nesta análise veremos como a Gol desenvolveu suas estratégias a partir do  melhor conhecimento do mercado e dos consumidores, por meio de estratégias de Marketing. Os excertos aqui apresentados fazem parte  do artigo mencionado nas referências.

ETAPAS DO PROCESSO DE MARKETING

[pic 5]

[pic 6]

  1. .PESQUISA

A etapa de pesquisa consiste em compreender e identificar oportunidades. A Gol fez sua pesquisa e inspirou-se nas companhias aéreas de baixo custo (low-fare) de sucesso dos EUA e Europa e viu sua oportunidade de oferecer voos mais em conta à população de classe média do Brasil:

"(...) No setor de baixo custo, duas companhias deixaram de operar no mercado, a Nacional e a ViaBrasil. Com cerca de 200 milhões de habitantes e uma extensão territorial de 8,5 milhões de Km2 (quase o tamanho dos Estados Unidos), o Brasil é um país no qual o transporte aéreo tem grandes possibilidades de expansão, apesar das dificuldades econômicas. O Brasil registra apenas 36 milhões de passageiros em voos domésticos por ano, ou seja, um voo para cinco pessoas. Nos EUA, são quase três viagens por habitante.[pic 7]

Entretanto, em função das tarifas cobradas pelas companhias no mercado, o transporte aéreo ainda está muito distante de atingir a maioria da população, que ainda utiliza majoritariamente o transporte rodoviário. Cerca de 25 milhões de pessoas da Classe C poderiam se tornar passageiros de voos domésticos, desde que oferecessem segurança, serviço eficiente e, principalmente, tarifas acessíveis. Como fazê-lo? (...)"

  1. .SEGMENTAÇÃO[pic 8]

A etapa de pesquisa consiste na identificação de segmentos para melhor atender suas necessidades. A Gol identificou que os brasileiros da Classe C, composta por cerca de 25 milhões de pessoas, seria o foco de atuação:

"(...) Entretanto, em função das tarifas cobradas pelas companhias no mercado, o transporte aéreo ainda está muito distante de atingir a maioria da população, que ainda utiliza majoritariamente o transporte rodoviário. Cerca de 25 milhões de pessoas da Classe C poderiam se tornar passageiros de voos domésticos, desde que oferecessem segurança, serviço eficiente e, principalmente, tarifas acessíveis. Como fazê-lo?

Com o objetivo de atingir este mercado ainda inexplorado, novas companhias aéreas apareceram há alguns anos, algumas delas somente oferecendo voos charters em parceria com

companhias de turismo. De todas que começaram a GOL linhas aéreas foi a que mais se destacou. (...)"

  1. COMPOSTO DE MARKETING

Os 4 Ps do marketing são um famoso conceito que resume os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing, todos eles começando pela letra P: produto, preço, praça e promoção.

Produto:[pic 9]

"(...) voos domésticos, desde que oferecessem segurança, serviço eficiente e,principalmente, tarifas acessíveis. (...)"

"(...) A escolha do nome GOL para a nova empresa obedeceu aos critérios de ser um nome forte, brasileiro, monossilábico e que representa sucesso e conquistas. (...)

"(...) Para atingir seu propósito de redução de preços a empresa eliminou o supérfluo, adotando o sistema de low- cost low-fare. “A Gol é uma empresa que tem como foco oferecer baixa tarifa para que mais pessoas possam viajar”, afirma Constantino. (...)"

Produto:

"(...)A padronização da frota com um único modelo de avião facilita as operações e minimiza os custos da companhia. Isso porque com uma única versão, a manutenção das aeronaves se torna simples, utilizando um ferramental padrão para reparos de aeronaves. Em se tratando de uma frota nova, não há também necessidade de períodos longos de manutenção. Assim, a GOL escolheu para a sua frota o Boeing 737-700 da nova família Boeing Next Generation. Esse tipo de avião é 7% mais rápido que os demais da mesma categoria, consumindo 12% menos combustível. É também 5% mais lento no pouso, por causa de suas asas mais longas, de maior sustentação e que proporcionam maior segurança na operação. Além dessas vantagens, tem-se também a diminuição dos custos de treinamento da tripulação, somado ao fato de que a companhia emprega 83 funcionários por aeronave, contra 160 da concorrência.

O serviço  de  bordo  foi  simplificado,  sendo  compatível  com  a  curta  duração  das  viagens.  Nos  aviões  da

companhia foi eliminada a refeição quente, sendo servidas barras de cereais e salgadinhos, juntamente com água, sucos e refrigerantes. Não há bebidas alcoólicas. A empresa fornece uma alimentação saudável, jovem e sob medida para trechos onde opera. Essa mudança, no entanto, recebeu muitas críticas no início, mas a aceitação foi muito boa entre os passageiros. Praticamente não há perdas com refeições que a empresa paga, mas que não são consumidas. Como tudo é industrializado, o máximo que sobra em cada trecho se resume ao refrigerante. E a rotatividade dos alimentos consumidos dessa forma impedem que tenham prazo de validade vencido. (...)

Produto:

"(...) Outro detalhe interessante nos aviões da GOL está numa certa informalidade com que os comissários e pilotos lidam com os passageiros. Não há uma regra rígida com relação ao tratamento informal dos clientes e cada funcionário acaba adotando a postura que considera mais conveniente. Na hora de recolher copos, jornais e papéis, ao final de cada trecho, os comissários passam com um grande saco para fazer o recolhimento. Até mesmo o speech de bordo, feito pelo comandante, em algumas situações traz surpresas. Não é raro que estejam descontraídos, para que os passageiros mais reticentes por estar em um avião acabem aproveitando melhor a viagem. A companhia aposta numa apresentação simpática e descontraída de seus funcionários para cativar a clientela. O uniforme dos comissários é prático - mesmo mulheres usam calças pretas – e as coisas core de laranja não passam desapercebidas. O critério da seleção da equipe, além de considerar a idade, privilegia um perfil criativo e a facilidade de comunicação. (...)"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (415.3 Kb)   docx (959.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com