TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Mc Donalds

Por:   •  26/4/2021  •  Resenha  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Matéria: Gestão da Informação e do Conhecimento

Questões

1) Indique os pontos fortes e fracos do Mc Donald´s

R: Como pontos fortes podemos citar: o poder de adaptação para atender de maneira diferenciada cada região/país onde a rede esta implantada; um processo modelo de formação, treinamento e capacitação do funcionário; e um grande controle de qualidade para garantir que no mundo todo o Big Mac respeite o mesmo padrão. Como pontos fracos podemos citar: demora no atendimento de pedidos customizados e em horário de pico; Como citado na aula (vende colesterol, celulites e ataque cardíaco), os produtos são muito calóricos e não tão saudáveis; Preços elevados gerando um baixo custo benefício.

2) Qual a estratégia genérica global da empresa?

R: A estratégia do Mc Donald´s reside na constância da proposta e atitude criando nos clientes a sensação de familiaridade e segurança com os produtos da marca em qualquer lugar do mundo.

3) Em sua opinião quais áreas estratégicas funcionais (marketing, vendas, rh, produção, finanças) mais contribuem para o sucesso da empresa e minimização de eventuais conflitos? Justifique.

R: Pela produção e testagem contínua de novas ideias na esfera local, acredito que as áreas de marketing e RH são as áreas que mais contribuem para o sucesso da empresa. O marketing eficiente mantém a empresa numa posição relevante no mercado. Mantendo o interesse e curiosidade do consumidor a partir de "novas experiências" nas lojas da rede, seja pela linha de brindes do Mc Lanche Feliz, por linhas de lanches gourmetizados, como a linha Signature, ou meios de atendimento alternativos como os totens automáticos, além de cupons de desconto e promoções no app da empresa. O RH eficiente contribui ao alocar pessoas que se adequam ao perfil e cultura da empresa evitando conflitos de pessoal.

4) Como você avalia a estratégia de se tornar mais “slow” do MC Donald´s, frente ao crescimento do ifood e de outras redes como Burguer King e Habib´s no Brasil?

R: O grande desafio para o McDonald’s é manter-se relevante no novo milênio. Os jovens consumidores têm novos hábitos, mostram-se mais preocupados com o que consomem e com a saúde. Os pais da geração millenial evitam dar comidas gordurosas e industrializadas para os seus filhos. A concorrência ataca com a explosão das hamburguerias gourmet. O foco mudou para a busca pelo produto saudável, mas também saboroso. Para atender essa demanda, a empresa substituiu a carne congelada por fresca em alguns produtos. Uma linha mais sofisticada, chamada Signature, foi lançada. “Na crise, quem diminui as visitas em hamburguerias gourmet pode escolher um lanche nosso com qualidade similar ou igual”, diz Gnypek (vice-presidente da Arcos Dorados). Isso ajudou a Arcos Dorados (Operadora da marca na América Latina e máster franqueada, no Brasil) a dobrar o seu lucro no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016, para US$ 40,6 milhões.

O próximo passo é melhorar a experiência do consumidor nas lojas. A principal mudança é a substituição gradual das posições de atendimento no balcão por quiosques tecnológicos de autoatendimento. O consumidor escolhe a sua refeição, caso queira, a customiza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com