TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do fenômeno religioso

Tese: Estudo do fenômeno religioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Tese  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Sistematização final apresentando uma síntese das três unidades com uma análise crítica do conteúdo, fazendo interação com os debates ocorridos nos três fóruns.

Conteúdo dos estudos:

Unidade 01 – Estudo do Fenômeno Religioso;

Unidade 02 – O Fenômeno Religioso e as Ciências Sociais;

Unidade 03 – Globalização, Pós-Modernidade e a Construção de Novo Paradigma.

Introdução:

Com interesse em entender mitos, crenças e religiões devemos reconhecer que, o estudo do fenômeno religioso (das diversas idéias e práticas religiosas dos povos primitivos, e sua evolução até os dias atuais), pode nos ajudar a estabelecer certas conclusões sobre a natureza da religião e religiosidade de uma forma geral e, consequentemente, sobre as chamadas grandes religiões ou religiões, “religião” tem se manifestado, no decorrer da história e em todas as partes do mundo, em diversificações e diferenças múltiplas.

Desta forma, o estudo do fenômeno religioso nos remeti às origens do ser humano neste planeta, a condição humana e seus elementos fundamentais para estudo (Religião, seitas, magia, misticismo, Esoterismo), e sua relação com as diversas estruturas sociais e suas representações (Monoteísmo e Politeísmo).

Continuando Conteúdo 2................

Unidade 01 – Estudo do Fenômeno Religioso

O fenômeno religioso está presente em todos os povos e culturas com certeza. Ao longo da história têm sido encontrados muitos objetos, símbolos ou seres considerados sagrados na evolução da vida humana na terra. Nossos antepassados há milhões de anos atrás viveram em um tempo com culturas próprias da época. A busca em compreender os mistérios da vida e da morte. A crença em algum poder superior, misterioso, desconhecido é o fundamento da cultura.

Entre Religião e religiosidade encontramos contradições entre si, tantas são as diferenças em quase todas as culturas que hoje conhecemos, o Fenômeno Religioso está presente em menor ao em maior escala. A religiosidade é parte da condição humana, afirmativa ou negativamente. Sejam as pessoas crentes em Deus (teístas); não crentes em Deus ou Deuses, mas em uma causa ou um poder “original” (deístas); céticas que não crêem em Deus e não acreditam em nada, ou pessoas que não acreditam em Deus e o perseguem, como, por exemplo, os satanistas (anti-teístas).

O ponto de partida para qualquer tentativa de compreensão da história das religiões do mundo, tanto antigas quanto modernas, deve ser, obviamente o pressuposto da, desde sempre, “busca espiritual” da humanidade. Permite também compreender a atual experiência religiosa que estamos vivendo em nossa sociedade.

A experiência religiosa pode dar respostas à perguntas complexas e fundamentais como o mistério da morte. A ciência à lógica do vivo, do real, do que se toca, do que se pesquisa empiricamente. A definição de religião interessa ao presente estudo, porque, de certo modo, estabelece o seu campo de interesse imediato. A evolução histórica das concepções religiosas também nos interessa, porque vemos através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com