TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do texto "A arca de Noé no século XXI"

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  2.083 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DO TEXTO – A ARCA DE NOÉ NO SÉCULO XXI

  1. O objetivo formulado para a organização era construir um barco em um período de 4 meses. Esse objetivo era de Absalão, o qual não conseguiu alcançar devido a burocracia e a falta de ordem dentro de seu empreendimento.
  2. As disfunções da burocracia, ou seja, o excesso de burocratização denomina a burocracia como um sistema ineficiente, dominado pela “papelada” e por funcionários de mentalidade estreita, incapazes de tomar decisões e pensar por conta própria, por “incapacidades treinadas”. Exemplos de disfunções burocráticas na história são quando há desvios de cipós de amarração no almoxarifado, a demora na contratação de um chefe de segurança sendo que já estava autorizado, a crise financeira do empreendimento.
  3. Organização formal é constituída por uma política empresarial e por normas da empresa com o objetivo de atingir metas da organização. Já a organização informal são as relações sociais que se desempenham entre os trabalhadores de forma espontânea. Estão relacionados aos valores e estilos de vida. Identifiquei no texto exemplos de organização formal e informal. Uma passagem do texto que identifiquei um exemplo de organização formal: “Noé afastou-se sem entender muito bem. Havia sido convidado para construir um barco. Agora estava às voltas com normas, instruções, exames de seleção...”. Outra passagem do texto que identifiquei um exemplo de organização informal: “Noé está despedido! E virando-se para Roboão: - Providencie, faça todas as anotações na sua carteira de trabalho. – Mas chefe, nem carteira ele tem!”
  4. Produtividade é a capacidade máxima de produção. É a relação entre os meios e recursos utilizados e a produção final. Eficiência é quando a organização utiliza produtivamente ou de maneira econômica seus recursos, ou seja, a utilização de menor quantidade de recursos para produzir mais resultados. Eficácia é quando a organização consegue atingir seus objetivos com grande capacidade de resolver problemas. Absalão não conseguiu alcançar seu objetivo que era construir o barco, ou seja, não teve uma produtividade esperada, nem eficiência e nem eficácia. A sua organização não teve o empenho de acordo com a expectativa do Senhor Criador e das pessoas que prestavam serviços para a empresa. Diante disso, o papel da Administração do empreendimento não foi atingido.
  5. Um dos principais problemas que encontrei foi a burocracia do empreendimento. A organização atingiu a 1500 funcionários para construir um barco e tinha apenas um presidente no topo para tomar e aprovar todas as decisões de várias equipes. A falta de profissionais qualificados também foi um problema como carpinteiros, equipe e transporte e veterinários que nem sequer descobria a causa na crise de leite nas cabras. Havia muitos funcionários e pouca mão de obra qualificada, tanto que financeiramente a organização estava em crise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com