TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre a Heineken

Por:   •  8/11/2016  •  Resenha  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  1.252 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Qual o negócio da empresa?

A HEINEKEN International é uma cervejaria holandesa fundada em 1863, na cidade de Amsterdã. A companhia possui cerca de 140 cervejarias em mais de 70 países e emprega aproximadamente 60 mil colaboradores. Sua produção anual de cerveja (considerando todas as suas marcas no mundo) é de 121.800.000 de hectolitros.

A HEINEKEN Brasil fabrica e comercializa no país as marcas HEINEKEN, Desperados, Sol, Kaiser, Kaiser Radler, Bavaria, Bavaria Premium, Bavaria 0,0%, Família Xingu e Amstel e importa a Dos Equis, do México; a Birra Moretti, da Itália; a Edelweiss, da Áustria, e a Murphy’s Irish Stout, da Irlanda.

A HEINEKEN está classificada no setor industrial pois transformam matéria-prima, com o auxílio de máquinas e tecnologias, em mercadorias para serem consumidas, sendo inserida no ramo de atividades de fábrica de cerveja.

O negócio central da HEINEKEN, então, é a produção, distribuição e comercialização de cervejas de qualidade pelo mundo, inovando e entregando aos seus clientes novas experiências; além de se adaptar aos diferentes mercados para expandir sua marca. Somado a isso, a HEINEKEN compra cervejarias menores para melhorar o seu sistema de produção, como por exemplo, a compra da Brasil Kirin - dona da cerveja Devassa - que apresenta uma rede de distribuição que atinge mais de 80% do país, contando com 170 distribuidores independentes e 20 centros de distribuição.

Por fim, a HEINEKEN apresenta em seu negócio o viés de conscientização ambiental, focado em sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Desde o início da sua existência, a empresa pretende atingir os seus objetivos sem prejudicar o meio ambiente e as comunidades que necessitam dele para sobreviver, seguindo uma linha de produção menos agressiva e mais conscientemente. Um exemplo disso é a criação de garrafas que fossem utilizadas como tijolos para comunidades carentes, reduzindo a quantidade de vidro que é despejada de forma incorreta e contaminam a natureza.

  1. A empresa possui política ambiental? Se sim, descreva-a.

A Empresa HEINEKEN Brasil, que atua no setor de cervejas, almeja a satisfação de seus acionistas, clientes, colaboradores e comunidade através da melhoria contínua das condições de segurança e saúde no trabalho, do padrão de qualidade de seus produtos, segurança de alimentos e respeito ao meio ambiente, nacionalmente, tendo o princípio de compromisso com a preservação de ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores e terceiros, particularmente em questões relacionadas a equipamentos com partes móveis e ao trabalho em altura, a garantia da qualidade e das condições de segurança de alimentos em todos os seus processos e produtos, a disponibilidade de produtos, o atendimento a todos os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis aos seus processos e a prevenção à poluição, redução de eventuais impactos ambientais de suas atividades e o uso racional de recursos naturais.

Com isso, podemos concluir que a empresa HEINEKEN possui política ambiental. Inicialmente, o foco central é integrar a sustentabilidade em todas as operações mundiais da HEINEKEN, começando pelos valores da empresa que são o respeito pelas pessoas, sociedade e planeta, divertimento para a vida, paixão pela qualidade, marcas que amam. Através de seis áreas-chave, definem-se os objetivos de sustentabilidade da empresa para criar valor compartilhado junto aos stakeholders, sendo elas:

  • Proteção dos recursos hídricos – que visa reduzir a utilização de água em cervejarias em 25%;
  • Promoção da saúde e segurança no trabalho – que visa garantir as boas condições de trabalho para todos os funcionários;
  • Educação para o consumo responsável – que visa garantir que todos os mercados tenham e comuniquem publicamente suas parcerias focadas na abordagem do tema do consumo nocivo de álcool; 
  • Sustentabilidade no fornecimento – que visa alcançar 60% de fornecimento local de matérias-primas na África e, ao menos, 50% de fornecimento de matérias-primas de fontes sustentáveis;
  • Redução nas emissões de CO2 – que visa reduzir as emissões em 40% na produção e em 50% na refrigeração; e 
  • Crescimento com as comunidades – que visa difundir a marca HEINEKEN pelas comunidades como sinônimo de sustentabilidade e qualidade, assegurando a melhora na qualidade de vida das pessoas.

  1. Em qual estágio de estratégia ambiental a empresa se encontra? Explique.

A empresa HEINEKEN se utiliza da estratégia ambiental prioritária, por ter como característica conhecer os seus problemas ambientais e atuar sobre eles, tendo como foco do seu negócio a sustentabilidade. Isso faz com que, a questão ambiental e a estratégia da empresa se misturem. A empresa já possui reconhecimento por se importar com as questões ambientais, tendo seu produto reconhecido como “a cerveja mais verde do mundo”.

Para se observar o foco ambiental da HEINEKEN, basta olhar seus sistemas de gestão voltados para projetos que consigam reduzir o consumo de água e a proteção dos recursos hídricos, redução na emissão de CO2, a utilização de suprimentos naturais que possuem uma iniciativa agrícola sustentável, crescimento com as comunidades, promoção de saúde e segurança no trabalho e educação para o consumo responsável. Com a ideia de equipamentos que operem com máxima eficiência e com mínimo consumo de recursos naturais, questão que está envolvendo não apenas a empresa, mas também seus colaboradores e fornecedores que compartilham de sua mesma filosofia.

As estratégias ambientais, que já são aplicadas por vários anos, e é possível de se inferir resultados bastante vantajosos, tanto para a empresa, como para o meio ambiente. Exemplo disso é o consumo de água que diminuiu 8% nas indústrias do grupo, valor correspondente a 405.470 m³ de água, além da reutilização de efluentes na irrigação de jardins. A otimização de processos da empresa está tendo como resultado, mesmo com o aumento da produção, a diminuição da emissão de co2 no ambiente. Isso foi possível pela substituição de caldeiras movidas a óleo, por caldeiras movidas por biomassa de madeira de reflorestamento ou por meio de caldeira de gás natural. A diminuição dessas emissões também ocorreu graças à minimização da utilização de energia elétrica.

Existem inúmeras estratégias para que a filosofia da empresa consiga ser cumprida, e a cervejaria mais internacional do mundo consiga conquistar seu foco de integrar a sustentabilidade em todas as operações mundiais da HEINEKEN, a começar pelos seus principais valores que são: respeito pelas pessoas, sociedade e planeta.

  1. Apresente uma ação para cada fluxo do sistema de gestão ambiental.

Fluxo de Entrada – Fluxo responsável por tudo que entra na empresa.

        Fornecedores e Matéria Prima

        A HEINEKEN Brasil apresenta uma rede de fornecedores que compartilham do ideal sustentável e ambientalmente correto, para assegurar que todos os produtos feitos pela sejam 100% naturais e com matéria prima de qualidade para que o abastecimento das fábricas tenha o menor impacto ambiental possível.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com