TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre canvas

Por:   •  14/9/2015  •  Monografia  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO EDUCACIONAL GLOBAL ABC

FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUIBA

IRENE CONCEIÇÃO BRITO

QUAL A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE IMAGENS NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

            SÃO BERNARDO DO CAMPO, SÃO PAULO

2014

         INSTITUTO EDUCACIONAL GLOBAL ABC

      FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUIBA (FALC)

IRENE CONCEIÇÃO BRITO

QUAL A IMPORTÂNICIA DA LITURA DE IMAGENS NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada como exigência do curso de Pós-Graduação para obtenção do titulo de especialista em Arte Educação, sob orientação do Professor Orientador João Tomaz de Oliveira.

                      SÃO BERNARDO DO CAMPO, SÃO PAULO.

2014

IMPORTÂNCIA DA LEITURA DA OBRA DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

IRENE CONCEIÇÃO BRITO

APROVADA EM ___/___/____

BANCA EXAMINADORA

Prof. COORDENADOR (a)

Prof. JOÃO TOMAZ DE OLIVEIRA

Prof. Ms. __________________________

SUPLENTE

EPÍGRAFE

Arte e seu ensino não é apenas uma questão, mas muitas questões; não um problema, mas inúmeros desafios, uma tensão instalando em estados de tensividade entre olhares, busca e encontros aprofundados, pois a Arte é conhecimento a ser construídos incessantemente.

Ana Mae Barbosa, 2012

DEDICATÓRIA

Dedico este tralho a toda minha família que foi um suporte por mais uma conquista. E a Deus por suportar os momentos de angustias, medos e frustações nas horas que mais precisei.  

RUSEMO

OBSTRACT

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................... 7

Introdução

Este trabalho de pesquisa nasceu das indagações e curiosidades observadas no decorrer das experiências vividas ao longo do curso de Arte Educação e nas atividades elaboradas no cotidiano escolar. As dificuldades da criança com a Importância da Leitura de Imagens no ensino das Artes Visuais. Diante dessas inquietações surge a necessidade de despertar no aluno já na Educação Infantil o interesse, de conhecer, apreciar e refletir sobre uma Obra de Arte, tendo um olhar crítico diante da diversidade no mundo das artes visuais.  

Este trabalho ganha relevância à medida que o educador ao atuar com a infância procura apropriar-se de conhecimentos e caminhos diversos necessários para desenvolver oportunidades para que o aluno possa compreender e entender a ler uma obra de arte. Contribuindo assim para o seu processo de ensino/aprendizagem. Com o objetivo de criar possibilidades e meios pedagógicos que estimule o aluno a ter o prazer de apreciar uma obra de arte, valorizar os conhecimentos prévios. Despertando o interesse através de um olhar crítico e aguçado diante das artes Visuais. Socializar os conhecimentos adquiridos nesta pesquisa em torno da Importância do ato de compreender e entender a ler uma Obra de Arte Possibilitando o aluno criar uma visão dialógica no mundo das cores, formas e sons.

Tendo como fundamentações teóricas bibliográficas, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire... ...... e Referencial Curricular Nacional.

As Artes Visuais está presente em todos os níveis educacionais, visto que os meios de comunicações tecnológicos está cada vez mais dominando o interesse das novas gerações. Acreditamos que nos dias de hoje a imagem Visual tem uma presença cada vez maior no cotidiano das pessoas, e com a criança não poderia ser diferente. Pois desde muito cedo já nasce com o instinto de conhecer o mundo em sua volta, criando suas primeiras perceptivas de atividades leitora dentro do contexto na qual está inserida, nos movimentos que se desenvolve no decorrer de suas experiências, como o primeiro contato com família tendo a oportunidades de perceber as coisas, objetos, sinais nos quais irão perceber as imagens em torno de sua vivência com seu mundo com seus gostos, suas crenças e seus valores. Para muitos educadores a criança que convive com o meio letrado, livros, revistas, jornais e etc. que a família se dispõe em ler em torno dessa criança com frequência, simultaneamente logo esta criança está sendo estimulada a perceber um mundo de cores, sons e formas. E consequentemente possuirá maiores e melhores condições de desenvolver a criatividade em torno do seu convívio social, construindo assim uma linguagem e visão de mundo.

A leitura de mundo precede a leitura da palavra e a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquela. Na proposta que me referi acima este movimento do mundo está sempre presente. Movimento do mundo a palavra e da palavra do mundo mesmo através da leitura que deles fazemos. De qualquer maneira, porém, podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de “escrevê-lo”, ou de “reescrevê-lo”, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente. (PAULO FREIRE 2013, P. 20)  

Por tanto o educador precisa ter clareza da importância de desenvolver na criança o hábito de leitura, pois é fundamental a criança desenvolve maneiras que estimule a imaginação, além de unir as pessoas criando novas amizades ajuda no desenvolvimento cultural e social, abrindo portas para desenvolver a curiosidades sobre o universo das Artes Visuais. Pois ao desvendar esse universo Visual de seu cotidiano, o aluno vai conhecer melhor a si mesmo, compreender sua cultura e ampliá-la com a de outros tempos e lugares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com