TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre fintechs

Por:   •  29/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

RESUMO        3

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        O QUE É UMA STARTUP?        4

3.        O QUE É UMA FINTECH?        5

4.        ANALISE DE MERCADO        6

5.        EXEMPLOS DE FINTECHS        7

6.        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo explanar um pouco sobre o tema de startups, mais especificamente sobre o conceito de fintechs. Buscou-se em diferentes estudos sobre os conceitos, definições e compreensões do tema. Trata-se exclusivamente de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados referem-se à definição do conceito de startups e fintechs, além de uma avaliação sobre o mercado destes tipos de startups, e alguns dos exeplos destes.

Palavras chave: Startup, fintech, conceito, mercado.


  1. INTRODUÇÃO

O mercado hoje foi transformado pelo que se conhece por startup. As inovações trazidas utilizando a tecnologia envolvem todas as áreas deste, e o aspecto financeiro não ficaria de fora.

O trabalho a seguir trata de informações sobre as startups, tendo um enfoque mais específico quanto as fintechs, que são startups desenvolvidas para o mercado econômico. São definidos os conceitos de empreendedorismo e fintech, passando a uma análise de mercado deste tipo de startup, e finaliza-se com uma apresentação de alguns empreendimentos do tipo.

  1. O QUE É UMA STARTUP?

O Sebrae tem por definição que as startups são empresas jovens ou em fase de desenvolvimento, inovadoras e criativas, com a capacidade de estabelecer um modelo de negócio que seja repetível, com um grande potencial de escalabilidade, e trabalham em condições de incerteza. Surgida no Brasil apenas no período do bolha.com, anos entre 1996 e 2001, já se era falado nos EUA a mais tempo, pois tais condições viriam, primeiramente, serem conhecidas devido ao período de altos ganhos que a bolha da internet proporcionou (Dantas, 2016). O artigo publicado por A. Baggio e D. Baggio (2016) define que o empreendedor start-up tem como objetivo dar origem a um novo negócio. Ele analisa o cenário e diante de uma oportunidade apresenta um novo empreendimento. Os seus desafios são claros: suprir uma demanda existente que não vem sendo dada devida atenção; buscar e apresentar diferenciais competitivos em um mercado já existente; vencer a concorrência; conquistar clientes; e alcançar a lucratividade e a produtividade necessárias à manutenção do empreendimento.

Para a ABS - Associação Brasileira de Startups (2017), entre as principais características que diferenciam e definem uma startup, destacam-se:

  1. Inovação: a startup apresenta um produto ou serviço novo – ou com aspectos novos em seu modelo de negócio – para o mercado a que se destina, como elementos de diferenciação;
  2. Escalabilidade: o modelo de negócio de uma startup precisa ser escalável, isto é, poder atingir rapidamente muitos usuários a custos relativamente baixos;
  3. Repetibilidade: o modelo de negócios de uma startup deve ser repetível, ou seja, deve ser possível replicar ou reproduzir a experiência de consumo de seu produto ou serviço de forma relativamente simples, sem exigir o crescimento na mesma proporção de recursos humanos ou financeiros;
  4. Flexibilidade e rapidez: em função de sua característica inovadora, do ambiente incerto e altamente competitivo, a startup deve ser capaz de atender e se adaptar rapidamente demandas do mercado. Geralmente, tem estruturas enxutas, com equipes formadas por poucas pessoas, com flexibilidade e autonomia.

  1. O QUE É UMA FINTECH?

Dentre as startups, as voltadas ao setor de finanças são conhecidas por Fintechs. Segundo o site Finnvest (2015), estas são conhecidas por serem o segmento das startups que criam inovações na área de serviços financeiros, com processos baseados em tecnologia. Normalmente, estas startups criam modelos de negócio, em áreas como conta corrente, cartão de crédito e débito, empréstimos pessoais e corporativos, pagamentos, investimentos, seguros, etc.

Alecrim (2016) nos explica que o termo 'fintech' surgiu da combinação das palavras em inglês financial (finanças) e technology (tecnologia). Temos então que a ideia geral é que fintech é toda empresa que oferece serviços financeiros que se diferenciam pelas facilidades proporcionadas pela tecnologia e, com efeito, pela internet.

Uma das fintechs mais conhecidas hoje é o Nubank, que inovou o setor de crédito. Como? Ofereceu apenas um tipo de serviço, sendo um cartão de crédito com a bandeira Mastercard. O que há em especial é a forma como o fez. Para começar, o cartão não tem anuidade, tampouco cobra outras tarifas. Sim, há bancos e operadoras que também não cobram anuidade do cartão, mas na maioria das vezes há condições associadas: o cliente deve realizar pelo menos um gasto por mês com o cartão ou ter um longo tempo de relacionamento com a empresa, por exemplo. Com a Nubank não há nada disso: nenhum cliente paga anuidade e outras tarifas, não importa o seu perfil de renda ou se o cartão é pouco usado. (Alecrim, 2016)

  1. ANALISE DE MERCADO

Segundo uma análise do blog de investimentos Nexoos (2015), o segmento de fintechs atua em duas frentes, sendo elas B2B (business to business), modelo voltado às empresas, para atender à necessidade destas, através de ferramentas e serviços dispostos a otimizar o gerenciamento financeiro, facilitar processos de pagamento e melhorar o fluxo de caixa de um negócio por meio da obtenção de empréstimos para capital de giro ou implementação de projetos de crescimento.

Citam-se ainda, na mesma matéria, os consumidores finais, que utlilizam-se do serviço de fintechs para usufruir de serviços os quais antes não tinham acesso via instituições financeiras tradicionais, como por exemplo o cartão de crédito (vide Nubank), e, inclusive, participação no mercado de investimentos por meio de opções que eliminam a dependência bancária, como no caso das plataformas de empréstimo (P2P) que conectam investidores e empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com