TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 PO

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 2

A Pesquisa Operacional tem como objetivo estudar problemas envolvendo situações na tomada de decisão, utilizando um modelo matemático. Tendo como conceitos e métodos outras disciplinas científicas na concepção, na operação de sistemas ou no planejamento para atingir seus objetivos. Procurando introduzir soluções com objetividade e racionalidade no processo de tomada de decisão, se atentando aos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.

A PO esta praticamente por todos os domínios da atividade humana, com ligações na Engenharia de Produção devido seu potencial de abordagem aos problemas envolvendo os meios de produção: matérias-primas, recursos financeiros, meio-ambiente, seres humanos e equipamentos.

Passo 3

Fases do Estudo de Pesquisa Operacional

Um estudo de pesquisa operacional geralmente envolve as seguintes fases:

  1. Definição do problema;
  2. Construção do modelo;
  3. Solução do modelo;
  4. Validação do modelo;
  5. Implementação da solução.

A sequência acima não é rígida, ela apenas indica as principais etapas a serem analisadas. A seguir informaremos uma breve apresentação de cada uma das fases.

  1. Definição do problema

A definição do problema e baseada em três importantes aspectos:

  • Descrição dos objetivos do estudo;
  • Identificar as alternativas para a decisão existentes;
  • Identificar as limitações, exigências e restrições do sistema;

Ela se torna uma das atividades importantes em todo o processo, por que e a partir dela é que o modelo será criado. Sendo essenciais que as alternativas de decisão e as limitações existentes sejam todas explicitadas, para que as soluções obtidas ao final do processo sejam válidas e aceitáveis.

 

  1. Construção do modelo

Uma escolha apropriada do modelo é importante para a qualidade da solução fornecida. Se o modelo escolhido tiver a forma de um modelo conhecido, a solução pode ser conseguida através de métodos matemáticos convencionais.

  1. Solução do modelo

Esta fase tem como objetivo encontrar soluções para o modelo proposto. Diferente das outras fases, que por sua vez possuem regras fixas, a solução do modelo se baseia na maioria das vezes em técnicas matemáticas existentes.

Em um modelo matemático, o resultado é obtido pelo algoritmo mais adequado, em termos de rapidez de processamento e precisão da resposta, exigindo assim um conhecimento profundo das principais técnicas existentes.

  1. Validação do modelo

É necessário verificar a validade do modelo, pois ele só é válido se levando em conta sua imprecisão em representar o sistema, a validação é feita pela verificação da correspondência entre os resultados obtidos e algum comportamento esperado do novo sistema.

  1. Implementação da solução

Depois de analisar as vantagens obtidas, devemos converter em regras operacionais. Para podemos iniciar a execução do projeto, é uma das etapas críticas do estudo. É conveniente que seja controlada pela equipe responsável, pois, eventualmente, os valores da nova solução, quando levados à prática, podem demonstrar a necessidade de correções nas relações funcionais do modelo conjunto dos possíveis cursos de ação, exigindo a reformulação do modelo em algumas de suas partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com