TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPAS DO RECURSOS HUMANOS: CLÁSSICA MODERNO PÓS MODERNO

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]


Faculdade Sumaré

Gustavo Romualdo Firmino

R.A 1615292

ETAPAS DO RECURSOS HUMANOS:

CLÁSSICA

MODERNO

PÓS MODERNO

SÃO PAULO

 2016

ETAPAS DO RESCURSOSS HUMANOS:

CLASSÍCA

MODERNO

PÓS MODERNO

O trabalho para graduação apresenta

ao curso de tecnólogo em logística da faculdade Sumaré e tem como objetivo a aprovação na disciplina de recursos humanos.

Docente: Mônica Menkaitis

SÃO PAULO

 2016

SUMÁRIO

  1. Introdução ....................................................... 2
  1. Resumo........................................................... 3

3. Desenvolvimento...............................................4

3.1 RH Clássico ................................................... 5

3.2 Moderno..........................................................6

3.3 Pós – Moderno ...............................................7

4.  Conclusão.........................................................8

Introdução

O presente trabalho procura analisar a sistemática do planejamento estratégico em Recursos Humanos nas organizações e suas etapas .  E propor uma avaliação de seus mecanismos de atuação, de forma a que possa demonstrar às necessidades conjunturais e culturais ditadas pelos desafios da sobrevivência, da qualidade e da competitividade passar informações primordiais sobre o desenvolvimento sobre algumas das etapas do Recursos humanos ao longo do tempo nas empresas e também fazer um comparativo entre esses períodos. Revisar os processos básicos componentes do planejamento estratégico em recursos humanos e correlacionando-se com os objetivos estratégicos da organização.

A metodologia usada foi a bibliografia através de sites enriquecida com conteúdo absorvido em aula.

Recursos Humanos Clássico

Quando surgiu nas empresas um setor que se tratava da parte burocrática do profissional a principio não se denominava Recursos Humanos, e sim departamento pessoal, setores esses que existe algumas  diferenças .

O DP (Departamento Pessoal) se concretizou dentro das empresas ainda lá na década de 30, com responsabilidades clara e objetivas como; admissão e demissão de funcionários sempre visando o lucro sem se preocupar com o bem estar do funcionário,  e se o mesmo estava bem psicologicamente para desenvolver sua função é importante frisar que para o sucesso de qualquer empresa independente de qual seja o seu segmento ou o nicho de mercado que queira atingir, é primordial que o material humano tenha total valorização pois as pessoas são fundamentais para qualquer organização.

Segundo silva (2011) , a R.I (Revolução industrial) ocorreu do final século XVII até o início do século XX acarretando assim no crescimento rápido e desorganizado das empresas exigindo a criação de um setor administrativo o DP. Essa parte administrativa e formada por três teorias .

  • Teoria Cientifica criada por Frederick Tylor onde os colaboradores apenas cumpriam ordens e só faziam o que lhes eram delegados

  • Teoria clássica  criada por Henry Fayol tem como objetivo de fazer com que as empresas cresçam criando cargos por exemplo .

  • Teoria das relações humanas  criada por Eltom Mayo  parte que tem relação direta com o recursos humanos .

Em meados de 1990 algumas empresas perceberam que tratar os funcionários como números já não trazia tanto crescimento e lucros criando se assim  o RH  dando continuidade as ideias do psicólogo ,sociólogo e também formado em medicina Eltom Mayo.

Segundo Maximiano (2007 , p 128) todas as empresas como todas as organizações dependem de pessoas qualificadas motivadas e produtivas a partir dessa e de outras ideias e constatações passou a se denominar ao setor Recursos Humanos. Esse Rh clássico tem algumas particularidades negativas entre elas a falta de transparência perante aos outros setores fazendo com que esses setores tenham uma visão que o Rh seja um departamento a parte da empresa . O departamento pessoal se preocupa apenas com a parte burocrática da empresa e o Rh pasou a se preocupar também com o bem estar do colaborador e já não pensa somente no lucro.

Recursos humanos moderno

Nos dias atuais o Rh agrega novos conhecimentos e conceitos trazendo para o setor a gestão de pessoas, explorando o melhor de cada funcionário e também os  motivando .Com a chegada da gestão de pessoas ao Rh passou a ser possível moldar os funcionários de acordo com as necessidades da empresa já não tendo mais necessidade da contratação de um determinado  funcionário com qualificações especificas para a vaga .

O Rh atual passou a ter uma visão macro dentro da empresa coisa que não acontecia no Rh clássico tendo a responsabilidade de fazer uma interligação entre os demais setores além de fazer investimentos como treinamentos de funcionários sem nenhum tipo de discriminação permitindo que o colaborador almejar um maior crescimento profissional ,para que se obtenha um feedback  positivo em relação ao funcionário  e importante que haja o reconhecimento por parte do Rh como reajustes de salários , premiações  ou um simples elogio.

Mesmo com uma evolução bem significativa dentro do Rh o setor ainda é responsável por atividades que foram delegadas ao rh a muito tempo atrás como a preocupação como a higiene e a comunicação entre os funcionários e os sindicatos além do recrutamento e seleção de pessoal. É analisado o perfil do candidato por meio de entrevistas, provas, dinâmicas e outros procedimentos para melhor desempenho das atividades desenvolvidas na empresa.
Porém o papel do RH não se restringe somente a essas funções. As organizações estão cada vez mais modernas e competitivas, o orgão assessora os demais setores prestando informações para um melhor desempenho.
É imprescindível que atuam no planejamento, na organização, na integração dos setores da empresa para que obtenham melhor proveito; exerçam um trabalho de agentes do crescimento, observando o desempenho e a evolução da organização; promovam mudanças, transformações, contribuíndo para o aumento da produtividade.
É preciso se preocupar também com a aprendizagem, trabalho em equipe, reengenharia, qualidade e etc. Tudo para que haja resultados positivos, agregando valor para clientes, colaboradores e investidores.
Enfim, os Recursos Humanos deve ser responsável pelo acompanhamento de todo o processo, desde a seleção de pessoal até o desenvolvimento das atividades, atentando para as possibilidades de melhoria e expansão da empresa
.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (63.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com