TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 - Síntese do vídeo propostp

Por:   •  3/5/2015  •  Dissertação  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Nomes:

RAs:

ATPS - Contabilidade Geral

Etapa 1 - Passo 1 - Síntese do vídeo proposto

Escrituração Contábil

Conforme visto no vídeo proposto foi apresentada a técnica contábil de Escrituração. Escrituração é o registro dos fatos que afetam ou irão afetar o patrimônio da entidade em questão. O registro é chamado de Lançamento, e é feito nos Livros Contábeis, sendo a Escrituração conhecida também como Conjunto de Lançamentos. A Escrituração começa com os documentos de comprovação dos fatos, como por exemplo as Notas Fiscais, Notas Fiscais Eletrônicas, Duplicatas, Promissórias, etc. Exemplos:

[pic 1]

Exemplo de Duplicata

[pic 2]

Exemplo de Promissória

Depois deste passo é feito o registro dos atos contábeis. Há dois tipos de lançamentos na Contabilidade:

  •  Partidas Simples: Método que registra os fatos contábeis de cada conta individualmente, sem relacionar esse registro com outra conta. Esse método caiu em desuso por ser incompleto e deficiente;
  • Partidas Dobradas: Método que registra os fatos contábeis de forma que todo débito corresponde a um crédito, e vice-versa. Um fato que o próprio vídeo não cita é que nesse método podemos ter até mais de uma conta lançada para cada ou mais contas de crédito ou débito. Exemplos:

[pic 3]

A ordem de escrituração pode ser feita de diversas maneiras dependendo da escola contábil, forma de compreensão da Contabilidade ou o próprio local de trabalho, mas isso não significa que um é o método certo e outro errado. Um dos métodos mais utilizados é feito a partir do Lançamento no Livro Diário, de forma cronológica, marcando local e data do fato contábil, conta a ser debitada, conta a ser creditada, o histórico e os valores. Após isso transcreve-se o registro para o Livro Razão. Por último é elaborado o Balancete de Verificação, para comparar os valores de Débito e Crédito, para finalmente criar os Relatórios Contábeis. Seguem alguns exemplos abaixo:

[pic 4]

Exemplo de Livro Diário

[pic 5]

Exemplo de Livro Razão

[pic 6]

Exemplo de Balancete de Verificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (571.7 Kb)   docx (411.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com