TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 contabilidade

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de contas

Plano de contas são conjuntos de contas criadas para os registros de operações da empresa, possibilitando a elaboração de demonstrações contábeis e também a elaboração para atender os usuários das informações contábeis. Permite, portanto, que organize a forma que vejamos os resultados da empresa.

Tem como objetivo principal estabelecer normas e condutas para registro dos fatos administrativos, e atender as necessidades de informações dos gestores da empresa. Essas informações também podem ser utilizadas por acionistas.

O plano de contas é dividido em três grandes grupos de contas: O circulante (obrigações e direitos de curto prazo), não circulante (direitos e obrigações de longo prazo e bens) e o patrimônio líquido.

Exemplo de contas:

Uma loja de peças para automóveis possui um estoque de R$100.000,00. Para registrar este fato é criada uma conta chamada estoque em seu plano de contas. Esta conta possibilitará que a empresa perceba a necessidade ou a não necessidade de reposição de estoque.

  • Plano de contas sintético

São modelos mais simplificados das contas de uma empresa, cujo saldo é obtido através da somatória de duas ou mais contas analíticas, ou duas ou mais contas sintéticas. Estas não recebem lançamentos e transmitem informações menos detalhadas.

  • Plano de contas analítico

As analíticas já tratam das contas de forma mais detalhadas, através de lançamentos, classificados por subgrupos, registrando cada fato administrativo.

  • Plano de contas por centro de resultados

Centro de resultados são grupos de contas contábeis que acumulam movimentação da empresa e que tem por objetivo indicar os resultados da empresa individualmente.

Por exemplo, se tenho uma loja de brinquedos, posso separar as contas por setor de brinquedos para meninas e setor de brinquedos para meninos. Registrando o quanto gastamos de pessoal com o primeiro setor e o segundo setor, assim podemos ter uma análise mais detalhada dos gastos por setor.

Os acontecimentos relacionados com o patrimônio da empresa são registrados em contas específicas exclusivamente para cada tipo de evento. Essas contas podem ser divididas para melhor compreensão de acordo com vários critérios. As contas são classificadas em dois grupos:

Contas patrimoniais: Representam os elementos dos bens, direitos, obrigações e do patrimônio líquido.

Contas de resultado: dividem-se em contas de despesa (exemplo: energia elétrica, salário, entre outros) e contas de receitas (receitas de serviços, vendas, entre outros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com