TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 e 2

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE DE PASSO FUNDO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DANIELA LEAL DE MORAES – RA 5660119955

JÉSSICA DE OLIVEIRA LOPES – RA 8207968514

KAREN SOUSA DOS SANTOS – RA 5662133981

MAURA BARBOSA DA SILVA – RA 5662133956

ATPS MERCADO MERCADOLÓGIO – 1ª E 2ª ETAPAS

PROFº UARACI BALLOTIN

PASSO FUNDO, 07 DE ABRIL DE 2015.

INTRODUÇÃO

        A Cacau Sabor é uma empresa de produtos alimentícios situada numa periferia,direcionada ao publico alvo das classes B e C, o foco da empresa está voltado para a fabricação de chocolates artesanais, atualmente possui um pequeno mix de produtos com quatro linhas: Ovos de Páscoa, chocolates em barra 195 gramas/90 gramas e trufas, porém como a empresa esta inserida neste ramo há apenas 5  anos e durante este período trocou de logomarca três vezes, ela não esta conseguindo se fixar no mercado. Ao logo do tempo a empresa vem passando por diversas crises financeiras, como 45% do seu faturamento é representada pelas vendas dos Ovos de Páscoa, a empresa tem um fluxo de vendas ao longo do ano extremamente baixo, e só não fechou as portas devido aos períodos de sazonalidade.

1ª Etapa: Conceitos Básicos de Marketing

        A fim de solucionar as questões de crises que vem passando, a Cacau Sabor resolveu contratar um grupo de consultores, que tem como objetivo dar uma direção à empresa e tira-la da situação que se encontra, que vem se tornando insustentável a longo prazo comprometendo o ciclo de vida da organização.O primeiro objetivo será aumentar as vendas em torno de 50%, este aumento tem como propósito regularizar a situação financeira da empresa para gerar novas possibilidades de novos investimentos, e para que isso ocorra teremos que manter os clientes fiéis a marca e aos produtos, utilizando um “Mix de Marketing” que terá que ser elaborado.

        O Mix de Marketing servepara que a empresa possa prosseguir no objetivo das organizações de alcançar o mercado alvo desejado, formado por um conjunto composto por 4Ps: produto, preço, praça e promoção. Os 4Pssão considerados ferramentas estratégicas utilizadas pelas empresa.

PRODUTO

        Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado que possa satisfazer a um desejo ou necessidade. Chocolate é um produto delicioso a base de cacau, que pode ter diversos gostos e sabores, eles pode ser consumido por qualquer pessoa, em qualquer idade, é um alimento que ajuda na reposição de energia, ajuda contra o envelhecimento, ofereceaos seus consumidores uma sensação de prazer além de ser considerado um calmante feminino pré e pós período menstrual, como a Cacau Sabor é uma fábrica e os seus  pedidossaem direto da forma, oportuniza seu cliente em sentir o cheiro fresco e o aroma do chocolate oferecido, o que contribui muito no aumento do desejo e vontade em consumi-lo.

  • Ovos de Páscoas
  • Chocolates em barra – 195 gramas
  • Chocolates em barra – 90 gramas
  • Trufas

PREÇO

        O consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele. O Chocolate da Cacau Sabor é delicioso  teve um novo preço estabelecido, maisacessívele a custo de fábrica, já que a empresa não tem alguns custos como embalagens, os valores cobrados ficam dentro das possibilidades do seu público-alvo (consumidores da classe B e C)sem gerar nenhum tipo desvalorização,os pagamentos podem serem efetuados em dinheiro ou cartões de créditos conveniados.

PRAÇA

        O produto desejado, com um preço justo, deve estar acessível ao cliente, isto é, numlocal onde ele possa adquiri-lo no momento em que desejar. A fábrica e a loja da Cacau Sabor são uma só, um único estabelecimento que funciona em horário comercial.

PROMOÇÃO

        “A propaganda é a alma do negócio”, já dizia o ditado. A Divulgação dos produtos e das promoções da Cacau Sabor serão feitas através de panfletos distribuídos em escolas, estabelecimentos comercias, nas ruas, inclusivenas redes sociais.

  • Em caso de grandes encomendas acima de 100 unidades de qualquer produto exceto os ovos de Pascoa, realizamos as entregas gratuitamente.
  • Chocolates para presentar, acima de valores de R$ 50,00 o cliente ganha à embalagem.
  • Uma vez por semana a Cacau Sabor começará a abrir suas as portas para o publico que deseja conhecer como é o funcionamento de uma fábrica de chocolate e como é realizado produção, o custo desta vista é o valor de uma taxa de R$10,00 por pessoa.

        

        Para uma empresa sobreviver no século XXI nos dias de hoje, a organização deve acompanhar as mudanças sociais, culturais, politicas, e principalmente tecnológicas responsáveis pelas inovações, que estão com uma influencia muito forte na sociedade e cada vez mais frequente nos nossos dia-a-dia por causa da globalização, os fatos acontecem e repercutem muito rápido, e as empresas que não acompanham estas mudanças têm os seus ciclos de vidas comprometidas, indiferentemente do ramo em que a empresa esteja atuando. Quanto mais a tecnologia aumenta, maiores são as exigências dos clientes mediantes aos produtos e serviços oferecidos.

        No ramo alimentício não é diferente, com as novas tecnologias as fabricas estão cada vez mais operacionais e práticas, resultando num aumentodas produções com custos menores, para a Cacau Sabor o desafio é aumentar os seu mix de produtos, os chocolates feitos artesanalmente não possuem padrão exato para as unidades produzidas, podem ter variação no formato, recheios mais heterogêneos (frutas, licores, nozes, café).

        Para a Cacau Sabor conseguir realizar mudar sua realidade atual como mencionado, ela precisará conquistar seu espaço, para isto ela precisa se tornar conhecida, ter uma logomarca fixa. A logomarca tem como função muito importante no mundo empresarial representar simbolicamente uma empresa, como uma identidade visual, ou seja, criar uma imagem que vincule a marca ao produto, de fácil memorização e que transmita a essência da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com