TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 - Branding - Administração Mercadológica

Por:   •  28/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 03

Branding – Gestão de Marcas

Antes de explicar o que é Branding explicarei o que é uma marca. Uma marca é um importante ícone de marketing de uma empresa. É uma grande ferramenta de vendas e deve ser reconhecida no momento decisório de compra por parte do consumidor.

Para Kotler (1998), as melhores marcas trazem uma garantia de qualidade. perante os consumidores, a marca é um importante fator de decisão no ato da compra de um produto ou da contratação de um serviço. Esta é responsável também pela importante tarefa de representar os principais atributos das empresas. A marca pode contar a história da empresa, expressar valores e ressaltar os benefícios que a empresa, produto ou serviço proporcionam, pode também estimular emoções e sentimentos, orientar comportamentos. Pode remete-los a sensações e emoções ou até estimula-los a lembrar características  especificas em relação ao produto e empresa.

Segundo José Roberto Martins e Nelson Blecher, no livro, O Império das Marcas, afirmaram que “uma marca é um produto ou serviço ao qual foram dados uma identidade, um nome, um valor adicional de uma imagem de marca. A imagem é desenvolvida pela propaganda ou em todas as outras comunicações associadas ao produto, incluindo a sua embalagem”.

 Para ajudar a marca sobreviver no mercado, existe uma ferramenta chamada Branding, que segundo a Global Brands, uma empresa de consultoria no mercado brasileiro, é o conjunto de ações ligadas à administração de marcas. São ações que tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além da sua natureza meramente financeira, passando a fazer parte da cultura e influenciando a vida das pessoas. Essas “ações” se relacionam a símbolos que têm a capacidade de simplificar a nossa vida, num mundo cada vez mais confuso e complexo”.

Desenvolver Branding é uma tarefa complexa, isso ocorre porque é algo que não conseguimos apalpar, sentir, qualificar, medir, mas é algo que precisa sempre estar na lembrança das pessoas sendo associado com o que a de melhor, a associação sempre deve estar ligada com coisas positivas, por exemplo, bom atendimento, produtos de qualidade, tradição, confiança, presteza, não chateação, entre outras. Tudo vai depender do público alvo que desejamos conquistar, quando focamos melhor público - alvo de nosso negócio conseguimos entende-lo e gerar valor na sua marca para seu publico, desta forma conseguimos fugir da disputa de preço e melhorar o lucro de nosso negócio.

Branding são as ações voltadas para que o seu público alvo consiga perceber valor em sua marca, tudo que gera percepção e valor. [pic 1]

Mas porque investir em Branding ? Um bom exemplo, seria com os lingeries, uma loja que vende apenas roupas intimas para sua cliente, não agrega valor nenhum ao seu produto, apenas o vende. Mas existe uma concorrente, que vende, não apenas a roupa intima, e sim sensualidade e conforto a mulher, esta sim conseguirá transmitir valores para seu público alvo.

Investir no Branding  se torna importante para percepção de valor que o cliente tem ao seu produto. Toda forma de comunicação de uma empresa, com um público alvo acaba se tornando uma ação de Branding, pois a comunicação também ajuda a mudar ou moldar a forma de percepção do cliente sobre uma determinada marca ou produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com