TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 e 4

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.867 Palavras (16 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 16

Graduação ciências contábeis

Turma: 2/3ª séries - 2015/1

Disciplina: Processos Administrativos

ATPS – ETAPAS 3 E 4

        

Prof.: Rafael Souza Coelho

Itapecerica da Serra/SP

 2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

3

ETAPA 3 Direção da ação empresarial

1. PASSO 1- Os diferentes tipos de liderança e sua influência no clima

Organizacional

4

2. PASSO 2 Desdobramentos estratégicos

2.1 O melhor tipo de liderança

7

2.2 Plano de ação para atacar o problema de motivação dos funcionários da cafeteria

7

2.3 Endomarketing

9

2.4 Estratégias de comunicação externa

9

2.5 Os 4 PS de marketing

10

3. PASSO 3 Estratégias de Responsabilidade Social e Ambiental

3.1 Responsabilidade ambiental e social

10

ETAPA 4 Controle da ação empresarial

4. PASSO 1 Padrões de mensuração de resultados

12

4.1 Conclusão do planejamento estratégico final

13

4.2 Relatório final

14

CONSIDERAÇÕES FINAIS

15

REFERÊNCIAS

16


Introdução

 Quando falamos em planejamento estratégico, de certo estamos referindo-se ao caminho que a organização deve seguir para alcançar seus objetivos, e como fazer para que se tenha êxito no planejamento. Não é possível pensar em organização bem sucedida sem que houvesse, ou que haja todo um esquema estratégico pra guiá-las.

O planejamento estratégico envolve várias ferramentas de mercado, como por exemplo, analise Swot (analise das forças, fraquezas, oportunidade e ameaças) já descritas em etapas anteriores, como também benchmarketing, endomarketing, abordados neste trabalho e que teve como desafio principal, apresentar uma consultoria a uma empresa no ramo de alimentos (cafeteria), a fim de elaborar um planejamento estratégico para que consiga se reerguer e competir no seu ramo de atuação.

Tendo em vista a importância do planejamento estratégico, o presente trabalho objetivará a apresentar soluções para a cafeteria, onde esta estava passando por uma forte crise em todos os setores.  Foi elaborado todo um planejamento, apresentando idéias para motivar os funcionários, padrões de mensuração, divulgação, planejamento ambiental entre outras informações que poderá ser conferidas no decorrer do trabalho.

 Etapa 3: Direção da ação empresarial  

1. Passo 1: Os diferentes tipos de liderança e sua influencia no clima organizacional

De acordo com artigo de GARCIA, (2012), existem  diferentes tipos de liderança, que por sua vez acaba influenciando no clima organizacional. o mesmo também expõe varias definições e características do líder, embasadas em teorias de grandes autores como Maximiniano e Chiavenato entre outros.

Hoje em dia é fácil perceber o que as organizações procuram nos candidatos, além de habilidades técnicas, também querem saber se, aquele candidato fará diferença na organização. Dependendo do cargo pretendido, o entrevistador procura saber se está contratando alguém que, tem perfil de liderança, que é formador de opinião, se consegue dirigir a organização de modo que levem todos seus liderados trabalharem motivados rumo aos objetivos da empresa.

De acordo com Chiavenato (2000, p.107) citado por Garcia (2012,) "liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo.

Já Maximiano (2000, p.331 apud GARCIA, 2012) afirma que "a liderança é uma função, papel, tarefa ou responsabilidade que qualquer pessoa precisa desempenhar, quando é responsável pelo desempenho de um grupo".

Um ponto importante a considerar como uma das qualidades do líder é o fato de conseguir influenciar pessoas de maneira positiva rumo aos objetivos da organização. Entre as inúmeras definições de liderança citada por autores que existe ou que existiram, de certo não podemos pensar em uma empresa bem sucedida sem uma boa liderança.

 O lucro, ambiente propício ao desenvolvimento, clima agradável, clientes satisfeitos, resultados positivos, para isso é essencial a presença de um líder motivador, influenciador, para conseguir agregar qualidade e produtividade. Um líder também possui alguns traços característicos da personalidade, como traços físicos, intelectuais, traços sociais, traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa. 

 Há de se notar que a liderança é importante nas organizações é esta ligada também ao clima organizacional, onde um bom clima, regado de valores, atitudes padrões de comportamento, pode sim motivar ou desmotivar os colaboradores rumos aos objetivos próprios e aos objetivos da organização.

O presente artigo, apoiado em vários pensamentos e definições de renomados autores, nos traz a diferença de chefe e líder. O primeiro refere-se a pessoas em condições de gerenciar, porém costumam usar de poder para obrigarem as pessoas a realizarem suas tarefas. Já o líder usa de autoridade e são seguidos por seus liderados.

 É comum verificar nas organizações pessoas em cargos de confiança, conquistado até mesmo por está na empresa a muito tempo, porém não consegue liderar, de certa forma, eles coagem as pessoas a realizarem as tarefas, mas tem algo nas pessoas que eles podem obrigar, “boa vontade”. Não é só realizar as tarefas, mas realizá-las da melhor maneira possível, isto é dado à organização pelo funcionário quando ele quiser, e como quiser. No entanto o líder consegue com que as pessoas realizem suas tarefas de bom grado apenas exercendo sua influência pessoal, que é construída ao longo dos relacionamentos estabelecidos. Existem também vários estilos de liderança a qual podemos citar; ao autocrata com decisões centralizadas, onde independe a opinião de um todo.  Tal modelo não é muito aceito na liderança atual, pois é um modelo de liderança não muito aceita pelo liderados, tendo em vista que as pessoas querem fazer parte da decisão da organização, sentindo se parte daquilo que empresa constrói e acredita. Outro é modelo democrático, melhor aceito hoje em dia, onde as decisões são baseadas nas idéias e opiniões de todos envolvidos direto na organização. É um estilo que possibilita maior integração da de todos, permitindo idéias que podem agregar a gestão e neste estilo o líder consegue conquistar a confiando e apoio dos liderados. Já o estilo de liderança liberal é um modelo onde o líder não toma tanto as decisões deixando seus liderados decidirem por si em virtude da ausência de avaliação de desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (270.4 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com