TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas da Negociação

Por:   •  7/8/2015  •  Resenha  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Habilidade de negociar

Introdução

Habilidade de negociar tem sido considerada um diferencial dentro da visão do mundo globalizado, essa arte diz respeito a um processo de comunicação e relacionamento. Todo esse processo é gerado visando atingir objetivos e para que haja êxito em uma negociação faz-se necessário que sejam aplicadas algumas habilidades que já são bem conhecidas dos grandes negociadores, podendo ser resumidas em:

Habilidade de concentrar-se nas ideias:  Não levar a discussão para aspectos pessoais e deixar claro seu ponto de vista, encarando a discussão como uma oportunidade de reflexão e não impondo que o outro esteja errado.


Habilidade de discutir as proposições: Ter uma discussão efetiva e objetiva, sem desviar o diálogo para improdutividade.


Habilidade de proporcionar alternativas as outras partes: Sempre buscar novas alternativas para ambos os lados a fim de uma negociação ganha-ganha.


Habilidade de apresentar propostas concretas: Ser objetivo apresentando propostas concretas e bem estruturadas, fornecendo alternativas para a outra parte.


Habilidade de saber falar e saber ouvir: Saber falar e ouvir na hora certa e corretamente e no momento adequado. Transmitir a mensagem de forma correta e cultivar um relacionamento harmonioso.


Habilidade de Colocar-se no lugar da outra parte: É fundamental conhecer o outro lado através de pesquisas, fazendo perguntas diretas e observações e é a melhor forma de descobrir as necessidades e problemas da outra pessoa.


Habilidade de ter consciência de que se negocia o tempo todo: compreender a importância da negociação e que é necessário estar em constante aprimoramento de suas habilidades. 


Habilidade de separar os relacionamentos pessoais dos interesses: Focar os interesses e objetivos do que está sendo negociado sem confundir com os relacionamentos pessoais, pois pode atrapalhar o resultado da negociação.


Ao longo do tempo as pessoas vão aprimorando suas capacidades e tornando-se indivíduos experientes, mas é preciso acima de tudo, saber utilizar essas habilidades nas diferentes ocasiões surgidas e formar o estilo de cada negociador.

Por fim, a capacidade de conduzir uma negociação está diretamente ligada na forma de comunicar-se de maneira expressiva e eficaz, onde a comunicação deve ser clara e objetiva gerando entendimento e feedback rápido do que se está transmitindo, obtendo a persuasão da outra parte envolvida. A preparação é importantíssima, pois só assim obterá autoconfiança e naturalidade, para concentrar-se na posição e no real interesse de seu oponente.





A Importância da Negociação Coletiva No Brasil, a negociação coletiva no âmbito trabalhista é um processo dialético de entendimento entre os atores representantes do capital e do trabalho.5 Sua relevância é absoluta para o equilíbrio das relações de trabalho no país, porquanto é através desse processo que os agentes da produção vão dialogar e buscar não só condições de trabalho apropriadas às particularidades de cada segmento profissional, mas também tentar resolver suas desavenças e solucionar os conflitos coletivos de interesse. Ela é ainda considerada por muitos como a “base de formação do Direito do Trabalho, pois se caracteriza como atividade típica de toda estrutura do direito”.6 A relevância da negociação coletiva de trabalho é tamanha, que no ano de 1981 a Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho aprovou a Convenção no 154, consagrando os principais preceitos a seu respeito. Logo de início, tal Convenção prevê que a negociação coletiva deve se aplicar a todos os ramos da atividade econômica, sendo ampla e “aplicável a todas regiões e formas de organização, em qualquer nível sindical, profissional ou empresarial”.                                                     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com