TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e relacoes humanas

Por:   •  17/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

1. Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização

Desde o tempo antigo percebemos que as principais causas da escravidão acontecem com as pessoas menos favorecidas, que envolvem a extrema pobreza em que as pessoas vivem. Que desde antigamente as pessoas não agem com ética e princípios uns com os outros, não respeitando seus direitos. Que no tempo antigo as pessoas com mais poder aproveitavam dos mais necessitados, fazendo os outros de escravos e não os respeitando, como acontecem até nos dias de hoje.

Desta maneira podemos observar que o problema não vem de hoje, mais sim de muito tempo atrás, que os políticos, a sociedade e as pessoas devem se preocupar mais com este problema da escravidão que ate os dias de hoje ocorrem em todo o mundo.

2. Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores.

Hoje em dia podemos sim encontrar os agentes responsáveis pela escravidão. Pois a escravidão nos dias de hoje é causada por vários fatores como,miséria,falta de educação,fatores culturais e econômicos,falta de apoio do governo,desigualdade social,exclusão social e econômica,entre outros.

Esses fatores atuam na sociedade de forma com que as pessoas se sintam excluídas e desfavorecidas, sem ter condições de sobrevivência muita das vezes, sem ter direito a moradia, alimentos, saúde e educação. A partir dai é onde ocorre que, as pessoas se sujeitam a trabalhar em condições precárias, com longas jornadas de trabalho, muitas vezes sem receber seus direitos, sem condições para se trabalhar e sendo obrigadas a se sujeitar a essas pessoas em troca de muito pouco.

A política e os direitos do cidadão não chegam às pessoas carentes e que vivem em situações precárias, e na maioria das vezes os governantes não se importam com essa situação, embora tenham conhecimento que existem pessoas que precisam de ajuda.

A sociedade por um todo, parece que fecham os olhos para essas situações, preferem muitas das vezes se calar, ao invés de denunciar esses trabalhos escravos,quando encontram ou sabem de crianças que estão trabalhando ao invés de estarem estudando,pessoas de outros países trabalhando e vivendo em condições de extrema pobreza, trabalhadores rurais de são explorados, entre outras.

Já os meios de comunicação divulgam muito pouco esses fatos que acontecem todos os dias no mundo todo, deveriam ser mais divulgados pela mídia em geral esta crueldade que ainda existe, quem sabe assim seria criada leis mais severas.

3. Escravidão e ética.

A ética são os valores e a moral das pessoas, aquilo que cada um acredita como correto, como cada ser humano age diante de suas decisões, sempre agindo com serenidade e ética.

Diante disso podemos dizer que a escravidão não tem nada a ver com a ética, pois as duas nunca iram se interagir, pois são os opostos, afinal não é correto tratar as pessoas como se fossem animais, não dando a elas direitos de ir e vir, de escolhas, de dignidade.

4. Considerações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com