TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e relações humanas

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

MACAÉ-2014




Introdução.................................................................................................................................3

Motivos e razões de insucesso das empresas..............................................................................3

Plano de negócio - Restaurante Smak.........................................................................................4

    Aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak........................................................4



Diagnóstico – Restaurante Smak................................................................................................5


Considerações Finais ....................................................................
.............................................5

     Referências Bibliográficas.........................................................................................................6

Introdução

   O trabalho tem o objetivo identificar as dificuldades de um restaurante chamado Smak localizado no município Vale da Felicidade, no qual vem atravessando uma fase difícil com o baixo fluxo de clientes e a falta de planejamento e organização na maneira de gerenciar o negócio. O estabelecimento é de propriedade de Irena Partala, viúva, sem filhos e que vive na casa dos fundos do pequeno restaurante na companhia dos pais idosos. Infelizmente nos últimos anos Irene não tem conseguido bons ganhos com o negócio, e isto se deve aos novos restaurantes que surgiram logo que os passeios turísticos do município iniciaram. A vida desta viúva não tem sido nada fácil. No entanto, mesmo diante de tantos desafios,Irena quer que seu negócio dê certo.

   Através da análise SWOT ou análise FOFA na língua portuguesa (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) é possível identificar os problemas do restaurante Smak e propor soluções para seu desenvolvimento. O conhecimento dos pontos fortes do seu negócio é determinante, pois é neles que se deve apoiar para destacar-se na concorrência.

Motivos e razões de insucesso das empresas

       Podemos destacar alguns motivos de insucesso de empreendimentos, tais como:

   Falta de planejamento, controle de custos e realização de orçamentos e plano de negócios; Uso de capital de terceiros não bancários e falta de capital próprio para sustentar a atividade, antes da maturação do negócio ou início de resultados positivos; uso inadequado de recursos de terceiros e financiamentos a juros elevados; despreparo profissional do proprietário e sócios; falta de domínio da tecnologia ou know-how; inexperiência em comércio ou indústria ou serviços; má escolha de equipe e colaboradores – recursos humanos; não utilização de consultoria especializada – viabilidade econômica e custo e oportunidade e estudo de mercado; não inovação e reinvestimentos de recursos materiais, tecnológicos e financeiros na atividade fim; falta de estrutura organizacional: operacional e logística; falta de estudo ou pesquisa de mercado de atuação; falta de expertise na área de atuação: comércio, indústria ou serviços e etc.

 

Plano de negócio Restaurante Smak.


  A elaboração de um plano de negócios significa analisar e rever todos os aspectos do negócio, desde a sua visão e missão até a definição de políticas e forma de atuação, verificando produtos e serviços oferecidos, equipe de trabalho, análises e projeções financeiras e forma de divulgação do negócio e análise de mercado e concorrentes.

   O plano de négocios também pode definir  parâmetros para tomada de decisões atuais e futuras visando uma melhoria contínua e renovação do negócio e sua continuidade e por fim auxiliar na estruturação de ações conjugadas e análise de riscos e oportunidades de mercado, dando ao empresário a segurança de realizar suas atividades de uma forma profissional e com qualidade e efetividade de resultados mais seguros e determináveis.

   Podemos oferecer algumas dicas de como desenvolver a ferramenta do plano de negócio com sucesso, entre as quais podemos destacar:

   Revisão da descrição do negócio / empresa e definição de visão e missão; definição de equipe – cozinha – atendimento – limpeza e organização; cardápio em polonês, português e inglês; planejamento do cardápio; criar cardápio alternativo e uso de comida a quilo e preços e formas de pagamento (cartões de crédito/débito).

Aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak

   A ferramenta SWOT  é empregada para fazer um descritivo de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, sendo à base da gestão e do planejamento estratégico da empresa.

        Através da SWOT podemos destacar as seguintes características do restaurante Smak.

         FORÇAS : Pontos fortes

FRAQUEZAS: Pontos fracos

Comprometimento da dona do negócio com o restaurante

Falha na Gestão Gerencial

Arquitetura Diferenciada

Poucos clientes

Tradição em culinária e bebidas

Atraso nos Pagamento de Fornecedores

Alimentação Típica Polonesa

Falta de qualificação profissional dos funcionários

Excelente localização

Cardápio de Difícil Compreensão

Cozinheiro com experiência

Ausência de variedades de comidas

OPORTUNIDADES : Possibilidades para gerar receita

AMEAÇAS: Possibilidades para perder receita

Desenvolvimento do turismo na região

Aumento do número de restaurantes no local

Abertura de parcerias com empresa de turismo

Aumento de custo com a introdução de novos pratos alternativos

Ausência de concorrência de comidas típicas polonesas

Ausência de promoção de produtos

Decoração harmoniosa e rústica

Falta de pesquisa de mercado

Aumento de turistas

 

 

 

 

 


...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (63.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com