TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Excelência de gestão

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.933 Palavras (16 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GRUPO LIBRA

SANTOS

2015


CAROLINA LIGIA RIBEIRO

CAROLINE PERALES NUNES

IVAN CARVALHO SANTOS

VALÉRIA ALMEIDA NEVES

GRUPO LIBRA

Trabalho apresentado como exigência para a avaliação no sétimo semestre, para a disciplina de Administração Integrada, do curso de Administração da Universidade Paulista.

Orientador: Ulysses

SANTOS

2015

Sumário

1.1 Perfil da Organização        

2. Avaliação do Critério de Excelência da Gestão        

2.1 – Liderança        

2.1.1. Critério: Liderança - Diagnóstico da Prática da Gestão        

2.2. Estratégias e planos        

2.2.1. Critérios: Estratégias e Planos - Diagnóstico da Prática da Gestão        

2.3. Clientes        

2.3.1. Critério: Clientes - Diagnóstico da Prática da Gestão        

2.4. Sociedade        

2.4.1. Critério: Sociedade – Diagnóstico da Prática da Gestão        

2.5. Informações e Conhecimento        

2.5.1. Critério: Informações e Conhecimento -Diagnóstico da Prática da Gestão        

2.6. Pessoas        

2.6.1 Critério: Pessoas-Diagnóstico da Prática da Gestão        

2.7 Processos        

2.7.1. Critério: Processos -Diagnóstico da Prática da Gestão        

1.1 Perfil da Organização

O Grupo Libra é um conglomerado brasileiro dedicado há mais de 65 anos a investimentos em infraestrutura e comércio exterior, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país e tem o maior e melhor operador portuário da América Latina, reconhecido por sua excelência operacional, seu planejamento de longo prazo e pela contribuição à inserção brasileira na economia internacional.

Principais equipamentos, produtos, processos e composição da força de trabalho.

Liderar as ações de crescimento e diversificação do Grupo. Coordenar a atuação de suas empresas com foco em gestão de pessoas e excelência operacional, promovendo a Cultura Libra de Gestão, capaz de produzir o Bom Crescimento.

O Grupo Libra tem como Visão o Bom Crescimento. Isso significa ser apaixonado pela ideia de crescer promovendo o crescimento de todos que se relacionam conosco; acreditar no crescimento em harmonia com o meio ambiente, que valoriza a vida, as pessoas e melhora a sociedade. É dessa forma que o Grupo Libra quer criar, inovar e fazer a diferença em todos os setores em que atua.Todas as suas empresas são administradas sob a Cultura Libra de Gestão, cujo foco se baseia na excelência na Gestão de Pessoas, na Gestão de Capital e Planejamento e na Gestão Operacional.

Isso fomenta uma cultura com equipes e processos de alta performance em um ambiente favorável à inovação e à realização. Além disso, toda a sua operação e atuação de negócios esta baseada nos princípios da ética.

Principais produtos e serviços da empresa

  • Importação (processo comercial e fiscal que consiste em trazer bens, produtos ou serviços, do exterior para o país de referência)
  • Exportação (saída de bens, produtos ou serviços, além das fronteiras do país de origem)
  • Armazenagem Seca (armazenagem de contêineres de exportação e todos os tipos de carga, em especial, carga de projeto e produtos químicos)
  • Armazenagem Refrigerada (armazenagem de cargas perecíveis sob temperaturas variadas)
  • Pré-StackingDry e Reefer (Área de pátio para contêineres dry e reefer para garantir 100% dos deadlines estabelecidos pelo cliente)
  • Consolidação de Cargas (recebimento e conferência de cargas diversas em regime de armazém geral, estufagem de contêineres, presença de carga e gerenciamento da entrega nos terminais portuários)
  • Transporte (integração sistêmica que permite acesso prioritário ao terminal portuário)
  • Unitização e Desunitização de Contêineres
  • Pesagem de Contêineres
  • Seguro Integral
  • Postos de Fiscalização da Receita Federal
  • Serviços On-line

Principais concorrentes

Embraport, Santos Brasil, Deicmar, Rodrimar, Brasil Terminais.

Principais fornecedores de insumos, matéria-prima e serviço.

        Os principais insumos adquiridos pela empresa são a compra de equipamentos como empilhadeiras, equipamentos de segurança, softwares e imóveis, aquisição de veículos e caminhões para execução e transporte de materiais de expediente para execução dos serviços relacionados à tecnologia da informação e os demais serviços decorrentes.

2. Avaliação do Critério de Excelência da Gestão

2.1 – Liderança

Critério: Liderança

Item

Processos Gerenciais

Descrição da prática de gestão

Evidências

Avaliação da Prática da Gestão

Total de Pontos

Enfoque

Aplicação

Aprendizado

1.1 Governança Corporativa

Como as principais decisões são tomadas, comunicadas e implementadas?

As principais decisões são tomadas através de reuniões com todos os supervisores juntamente com o gerente da unidade. As decisões em sua maioria são transmitidas nas reuniões matinais e no CRO que é uma reunião dos executivos com todos os colaboradores da organização, onde expõem as novas decisões que influenciam a todos e também respondem as questões de interesse dos colaboradores.
As reuniões de decisões ocorrem sempre que necessário, sendo exposto as decisões aos interessados, sendo a informação filtrada para transferir aos colaboradores em geral.
Ocorre uma vez no mês o chamado CRO para expor as decisões e demais temas que impactam no clima da organização, assim como, respondem os questionamentos dos

Existe a comunicação da reunião, é feito um relatório de controle do que é abordado nesta reunião, tal relatório é acompanhado mensalmente para saber se os problemas abordados foram solucionados.

9

9

9

27

1.2 Exercicio da liderança e promoção da cultura da Excelência

Como são estabelecidos os principais padrões de trabalho para os processos gerenciais e verificado o seu cumprimento?

Todo dia de manhã ocorre a reunião matinal, onde é exposto o que ocorreu nas operações no dia anterior, absenteísmo, SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), entre outras informações importantes.Através dessa reunião é possível observar alguns erros nos processos, a partir deste momento é observado onde ocorreu o erro e como solucioná-lo.

Os temas abordados nas reuniões matinal tem como base os controles de produção feito por cada supervisor, porém não é feito um único relatório de tudo o que foi abordado nesta reunião.

9

3

3

15

1.3 Análise de desempenho da organização

Como a organização analisa o desempenho estratégico e operacional da organização?

O desempenho organizacional é observado diariamente nas reuniões da matinal, pois é abordado o atingimento de meta diária.Também pode-se analisar através dos indicadores mensais, tais indicadores são acompanhados mensalmente pelos supervisores e gerentes responsáveis, com o intuito de atingir as metas e analisar qual ponto precisa de maior atenção da equipe.

A reunião matinal não possui um relatório diário, porém seu controle é baseado nos indicadores de metas diárias.Outro controle utilizado para acompanhar as metas são os indicadores, estes estão acessíveis no sistema para os responsáveis e gerentes, nele consta as metas a serem alcançadas e o valor alcançado até aquele período

9

1

1

11

Total de Pontos 

27

13

13

53

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (257.7 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com