TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios propostos (produtividade)

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 6

Exercícios propostos (produtividade)

1.        Uma empresa montava 640 unidades/dia com a utilização de 5.420 empregados. Após melhorias no processo produtivo, passou a montar 768 unidades/dia com a utilização de 3.720 empregados. Qual foi o aumento da produtividade da mão-de-obra?

2.        Suponha que um produto manufaturado por uma empresa seja uma caixa de transmis¬são. Assuma que os seguintes dados sejam típicos de uma semana de operação e que os valores estejam expressos em S constante:

Saídas {outputs)

$ 10.500,00

Entradas (inputs)

• Mão-de-obra

$ 1,000,00

• Materiais

$ 3.000,00

• Capita!

S 2.500,00

• Energia

$ 300,00

• Outras despesas

S 200,00

Determine as produtividades parciais para esse produto cm relação a cada um dos cinco fatores dados. Determinar a produtividade total.

3. O setor de usinagem de uma metalúrgica conta com três categorias profissionais: torneiro ajustador, torneiro e auxiliar de torneiro. Os salários-horários são. Respectivamente, de S 5,00, 5 3,33 e S 2,25. A produtividade foi avaliada em dois períodos consecutivos, a partir dos seguintes dados:

PERÍODO1

PERÍODO 2

Produção (unid.)

1.050

1.208

Mão-de-obra (H.h)

— Torneiro ajustador

6

9

— Torneiro

12

16

— Auxiliar de torneiro

20

16

        

Determinara produtividade lunid./S e em unid./H.h) para os períodos l e 2. Houve aumennto na produtividade no período 2? Analisar os resultados.

4.        Uma máquina de sorvetes produz 5.000 unidades por semana. O equipamento custa $ 5.000 e permanecerá produtivo por 3 anos. O custo da mão-de-obra é de $ 8.000 por ano. Desconsiderar o custo do capital.

a)        Qual a produtividade do equipamento em questão?

b)        Um outro equipamento, com a mesma capacidade produtiva, porém com vida útil de cinco anos, pode ser comprado por $ 10.000 e reduzirá o custo para $ 4,000 por ano. Somente com base na produtividade, você aconselharia a troca do equipamento?

21

5.        Suponha que uma firma tenha uma máquina que produza 100 unidades/homem.hora. Com o constante desenvolvimento tecnológico pelo qual o setor vem passando, a empresa resol¬ve substituir esta máquina por outra mais moderna e, é claro, mais cara, mas que permite ao operador produzir 120 un idades/homem .hora. Sabendo que os custos de operação da máquina velha e nova são, respectivamente, $ 4, 00/hora.máquina e $ 6, 00/hora.máqutna e que o salário do operador é $ 5,00/homem. Hora, calcule:

a)        a variação da produtividade da mão-de-obra:

b)        a variação da produtividade da máquina;

c)        a variação da produtividade do total.

6.        A renda per capita, calculada pela relação entre o PIB (Produto Interno Bruto) e a popula¬ção, é um indicador de produtividade de um país. Em face da crise por que passamos, vários foram os órgãos que estimaram um decréscimo do PIB brasileiro em 1999. Entre¬tanto, os fatos demonstraram que houve um pequeno acréscimo estimado em 0,5%. Su¬pondo um crescimento de 1,8% na população do Brasil naquele dado ano, calcular:

a)        Qual foi a variação porcentual no indicador renda per capital

b)        De quanto deverá crescer o PIB no ano seguinte para que a renda per capita atinja o mesmo nível de ll>98, supondo que a população coniinue crescendo a uma taxa de 1.8% ao ano?

7.        O autor J. T. Black2" faz o seguinte relato em seu livro: " em 1977, uma empresa japonesa chamada Matsushita comprou a fábrica de televisores Quasar da Motorola em Chicago, que contava com 1.000 empregados diretos. Dois anos mais tarde, eles ainda tinham prati¬camente os mesmos 1,000 empregados diretos, mas reduziram em 50% a mão-de-obra indireta. Durante este período a produção diária duplicou. A qualidade, medida pelo número de retrabalhos realizados internamente, melhorou mais que vinte vezes. Indicadores exter¬nos da qualidade também melhoraram. Enquanto a Motorola gastava em média USS 16 milhões ao ano em custos de garantia, os custos da Matsushita eram de USS 2 milhões", Com base no relato acima, responder;

a)        Qual foi o aumento (em %) da produtividade parcial da mão-de-obra direta no período de dois anos?

b)        Qual foi o aumento (em %) da produtividade parcial da mão-de-obra indireta no perío¬do de dois anos?

c) Qual foi o aumento (em %) da produtividade parcial dos custos de garantia no período de dois anos?

8.        Referindo-se à indústria da construção civil, temos os seguintes dados:

O índice de produtividade brasileiro, comparado ao dos Estados Unidos, é tene¬broso. Um operário constrói, cm São Paulo, 35 metros quadrados a cada 1.000 horas de trabalho, Um operário de Houston constrói 130 metros quadrados em 1.000 ho¬ras, quase quatro vezes mais. A consequência é que a casa brasileira custa 250 dóla¬res por metro quadrado, enquanto a americana sai por 210,

Com base no texto acima, responda:

a)        Qual a produtividade (m2/h) da mão-de-obra no Brasil e nos Estados Unidos?

b)        Qual a produtividade (US$/h) da mão-de-obra no Brasil e nos Estados Unidos?

c) Qual o custo {US$/m2) da mão-de-obra no Brasil e nos Estados Unidos? (Suponha a mesma participação da mão-de-obra na formação dos custos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.)

9. A empresa Correta, tradicional fabricante de parafusos industriais, dispõe de uma máquina antiga com capacidade produtiva de 9.000 unidades por hora do parafuso P12 e está estu¬dando uma proposta de melhoria que traria um aumento de produtividade de 14% para a referida máquina. Caso implante a melhoria, poderá dedicar 1 hora por dia para a produção do parafuso P36. Sabendo-se que a empresa trabalha 8 horas por dia, qual será a produção média de parafuso PI2 (em unidade./dia.) na nova situação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (297.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com