TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exigência do mercado de trabalho

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO.

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Werliane dos santos tiago.

[pic 4]

Valparaiso

2015

Werliane dos santos Tiago

Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Recrutamento e Seleçao, Legislaçao e praticas Trabalhistas, Auditoria e consultoria em RH.

Valparaiso

2015

Sumário

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

No Brasil, nove em cada dez empresas são classificadas como micro ou pequena empresa de acordo com o SEBRAE (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as quais absorvem maior contingente de mão de obra em relação as grandes. O problema é que muitas dessas empresas não aguentam as pressões normais do cotidiano e acabam encerando suas atividades com pouco tempo de vida. Cerca de 71% das micro e pequenas empresas abertas anualmente no Brasil fecham antes de completar cinco anos, de acordo com dados do SEBRAE.

Muitos empresários defendem que o principal motivo para o fechamento de suas empresas seria a instabilidade econômica; dificuldade para aquisição de financiamentos, juros altos, queda do poder aquisitivo, etc.

Esse é um motivo de bastante relevância neste ciclo de encerramento das atividades das empresas, más não é o principal. Em recentes pesquisas realizadas pelo SEBRAE, constatou-se que o principal motivo para o encerramento das atividades das micro e pequenas empresas no Brasil é a falta de planejamento, tanto financeiro como estratégico.

O Planejamento de recursos humanos atua na garantia da empresa possuir uma maior quantidade correta de Mao de obra, sendo capaz de concluir as tarefas necessárias para realizar os objetivos da organização.  

O objetivo desse trabalho é refletir criticamente e analisar o tema O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH, e aprofundar sobre os conteúdos estudados ao longo do semestre.


                                               DESENVOLVIMENTO

  1. Exigência do mercado de trabalho

Uma organização possui algumas divisões, essas divisões são conhecidas como estrutura organizacional que pode ser entendida como a forma com que as empresas se formulam para desenvolver suas atividades. Logo, torna-se necessário a compreensão do ambiente que é resultado da análise das variáveis que o compõe, como economia, tecnologia, política, legislação e outros. As soluções que são tomadas não estão limitadas unicamente por uma questão de racionalidade, isso, não significa falta de gestão. Ou seja, deve-se estabelecer um método de gestão e de tática capaz de propiciar à organização as condições necessárias à sua sobrevivência e ao seu desenvolvimento.

O contexto exige profissionais cada vez mais preparados e conscientes de sua atuação. O desenvolvimento de habilidades torna-se uma premissa para o ingresso de profissional em um mercado tão competitivo e veloz. A sociedade contemporânea e os avanços tecnológicos que ajudam para a visão e atenção a esse novo olhar voltado para a empregabilidade e outros atributos como agilidade, flexibilidade, formação, capacidade de lidar com a diversidade, maturidade emocional, pro atividade, esses itens tem sido cada vez mais valorizados como objetivo de atender as necessidades das organizações na solução de problemas e na inovação. Acredito sim que tenho algumas dessas competências exigidas pelo mercado, entretanto tenho que me qualificar mais para obter maiores informações.

  1. Analise e descriçao de cargos e sua importancia

A analise de um cargo é um detalhamento dos requisitos, em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes em que o empregado deve possuir para realizar o cargo. Já a descrição visa vincular o que, de que maneira,sob quais condições e os motivos de o porquê o empregado faz, relacionando também as tarefas, deveres e responsabilidades do cargo.

A descrição e analise de um cargo é de grande importância, pois contribuem para um bom desenvolvimento na hora da seleção, facilitando o entendimento de cada cargo, também é muito importante para as empresas que esperam atingir a excelência na estratégia de gestão de recursos humanos. É importante também porque fica muito mais prático poder iniciar todo o processo de recrutamento e seleção de pessoas, pois, é uma forma de se ter um parâmetro de comparação entre as duas partes.

  1. Tipos de recrutamento

Bom agora vamos falar sobre os tipo de recrutamento,existe varias formais de recrutar um candidato, vamos falar de alguns tipos e comentar tambem sobre as preincipais vantagem e desvantagem de cada um.

Recrutamento Interno: Esse tipo de recrutamento é realizado com colaboradores que já estão trabalhando na empresa, que já são funcionários e pretendem conseguir uma transferência para setores que proporcionem mais desafios ou aprendizagens ou a conquista daquela promoção desejada.

Desvantagem:

  • Proporciona o ingresso de novas ideias, experiências e atitudes inovadoras.
  • Os custos sao menores do que com a formação dos colaboradores.
  • A imagem da empresa como empregadora é reforçada.

           Vantagem:

  • É mais econômico em termos de tempo e dinheiro comparativamente com recrutamento externo.
  • É mais provável escolher o candidato adequado.
  • A imagem da empresa como empregadora é reforçada.

Recrutamento Externo: Esse tipo de recrutamento é realizado por meio de fontes que visam atrair pessoas qualificadas e aptas no mercado. Os candidatos estão fora da empresa.

Desvantagem:

  • .Os custos operacionais com os processos de seleção aumentam.
  • As possibilidades de erro são maiores
  • Pode originar desmotivação entre os colaboradores da organização

          Vantagem:

  • Proporciona o ingresso de novas ideias, experiências e atitudes inovadoras.
  • Os custos sao menores do que com a formação dos colaboradores.
  • A imagem da empresa como empregadora é reforçada.

Recrutamento on-line: Esse tipo de recrutamento é definido como "o processo de recrutamento realizado via eletrônica, através da Internet ou da Web" Existem duas formas pelas quais se pode realizar  recrutamento on-line: através de sites dedicados a carreiras, ou através dos sites das empresas.

Desvantagem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com