TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Existe 3 tipos de lideranças: autocrática, democrática e liberal.

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

Liderança

  • Boa noite a todos sou Nelson acadêmico de administração na faculdade salesiana de santa Tereza, o tema de que dissertarei há vocês é liderança, neste tema estarei exprimindo por meio de palavras o que acredito sobre liderança e colocarei visões de alguns filósofos e lideres começo aqui com minha visão sobre liderança.

  • Liderança é uma característica bem peculiar de um individuo, liderar é interagir, persuadir, transmitir confiança, controlar, saber se comunicar, motivar e principalmente escutar...

Pois escutando você consegue ter uma visão do que se necessita em determinado local da organização e traz um ponto de partida para atingir o que se busca na mesma; alem é claro de conhecer as visões dos colaboradores.

Existe 3 tipos de lideranças: autocrática, democrática e liberal.

Autocrática: é sob autoridade é definido algo e aquilo deve ser feito a risca.

Democrática: é aquela que o líder se relaciona em comum com os colaboradores e define situações de comum acordo

Liberal: é aquela que o líder deixa correr solto, da liberdade total aos colaboradores para traçarem suas diretrizes.

Entre elas acredito na democrática, pois todos trabalham de comum acordo assim construindo saídas interessantes para organização e assim o líder conhece mais das particularidades dos setores da organização.

  • Às vezes se confunde líder com chefe, o líder assume se põe a frente, motiva como o nome já diz: lidera

  • O chefe conduz, guia...
  •  São características semelhantes, porem se diferem em alguns aspectos.

Por que todos têm condições de ser um bom chefe ou um chefe, já liderança; acredito que vem da índole do individuo, que seja um dom, uma peculiaridade.

  • Segundo Chiavenato (2004), a liderança, na abordagem clássica da administração, era definida como uma forma de dominação ou controle, onde a função do líder era estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atingir objetivos organizacionais.

Hoje isso é bem básico...

Há diferentes eras na organização

As organizações estão passando por constante mudanças e transformações a cada dia que passa. Seja introduzindo novas e diferentes tecnologias, seja modificando seus produtos e serviços, seja alterando o comportamento de pessoas, seja mudando seus processos internos, as organizações estão apresentando diferentes características em sua estrutura e em seus processos. No decorrer do século xx as organizações passaram por 3 fases distintas: industrialização clássica, neoclássica e era da informação, com isso mudou o modo de lidar com as pessoas: na clássica 1900 – 1950  pessoas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e a regulamentos rígidos para serem controlados.

Neoclássica 1950 – 1990 pessoas como recursos organizacionais que precisam ser administrados.

Era da informação após 1990 pessoas como seres humanos proativos, dotados de inteligência e habilidade e que devem ser impulsionadas.

  • Segundo Mandela "É melhor liderar a partir da retaguarda e colocar outros à frente, especialmente quando estamos a celebrar uma vitória por algo de muito bom que aconteceu. Mas deves tomar a linha da frente quando há perigo. Desta forma as pessoas irão apreciar a tua liderança”.

Característica democrática...

  • Jose Mourinho técnico do Chelsea,  Como “diz Mourinho: liderança toda a gente deve senti-la e ninguém a ver”.
  • Pegando essa deixa acredito que um líder tem seu destaque sem precisar forçar, e sem se impor de forma autocrática, mas, entretanto, deve estar sempre em derredor, para que não se configure liberal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com