TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique o que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais?

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.987 Palavras (12 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        Sumário        3

2        INTRODUÇÃO        5

3        PROPOSTA DA ATIVIDADE        6

  3.1        Explique o que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais? 6

    3.1.1        Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consulta de sua escolha, identifique quais são as politicas brasileiras para o desenvolvimento local”.        6

    3.1.2        Faça uma pesquisa de campo (visite a prefeitura de sua cidade, órgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento etc...) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.        7

  3.2        Sob a perspectiva da administração procure identificar os seguintes pontos Planejamento Estratégico envolvido no Desenvolvimento Econômico Local e ou Regional.        7

    3.2.1        Obtenha dados das principais pessoas envolvidas na condição do processo de desenvolvimento econômico (cargo, grau de escolaridade e experiências anteriores)        7

    3.2.2        Identifiquem as principais barreiras envolvidas na implementação do plano de desenvolvimento. 8

    3.2.3        Descubra qual é a vocação econômica de sua localidade (municipal ou regional).        9

    3.2.4        Procure identificar as oportunidades e/ou potencialidades de negócios advindos da implantação do plano de desenvolvimento econômico de sua região.        9.

  3.3        Vou pegar uma carona com o prof. Marcelo e colocar essas questões divergentes, que estão apresentadas pela autora, na dimensão critica que é umas das características da Filosofia. Quando temos opiniões que se divergem, onde está a verdade? Por que precisamos buscar opiniões divergentes de determinados pontos de vista?        12

4        CONCLUSÃO        14

5        REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

             Este trabalho tem por objetivo aprofundar o conhecimento e aperfeiçoar o aprendizado em relação às disciplinas estudadas no 1° Semestre, diz respeito: Teorias de Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia. Foi feito uma pesquisa de campo para levantar as medidas estratégicas tomadas para o desenvolvimento econômico local (no meu caso pesquisa feita em escolas municipais e estaduais), em seguida, foi estudado o texto proposto a fim de diagnosticar opiniões divergentes e também isso relacionado à Filosofia.

DESENVOLVIMENTO

   PROPOSTA DA ATIVIDADE

           1- No inicio do texto a autora afirma que “O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década e 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil”. Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto, explique a questão da letra (a) que está logo a seguir:

1.a)Um Explique o que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais?

            R: A reestruturação capitalista é uma transformação nos processos de democratização, responsabilidades econômicas e sociais, também e que pode se entender por análise das relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizadas, ou seja, uma transição democrática com o final das ditaduras. A crise dos Estados nacionais se deu origem pela falta de conhecimento e de estudos locais e municipais, os estados individualmente não tinham por si sós informações e detalhes sobre a importância da administração. A gestão de desenvolvimento era exercida de forma ampla, global, sem noção alguma de particularidades regionais ou de estratégias neste espaço.

1.b)Um Utilizando o artigo indicado e outra fonte de consulta de sua escolha identifique quais são as politicas brasileiras para o desenvolvimento local.

           R:  As práticas de desenvolvimento local assumem variadas dimensões e significados, com a implementação de diversas politicas como as de economia solidária, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas de inovação, do desenvolvimento local integrado e sustentável , dentre outras, sendo visto como uma nova politica social, como um novo paradigma econômico. Para o desenvolvimento local, muitas instituições, grupos e indivíduos podem estar envolvidos: Cooperativas, agências de desenvolvimento, associações comerciais e industriais, entidades empresariais, sindicatos, governos locais como prefeitura e câmara dos vereadores.

1c)Faça uma pesquisa de campo (visite a prefeitura de sua cidade, órgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento etc...) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.

           R: A cidade na qual fiz o estudo chama-se Conceição das Pedras cidade onde moro, vamos dizer assim não é uma cidade considerada como polo comercial pela diversidade no comércio que oferece ate porque sua população e muito pequena, minha pesquisa foi feita em escolas estaduais e municipais cujo estão localizadas no centro de Conceição das Pedras(Escola Estadual Antônio Carlos, localiza-se na Rua: João Luciano e Escola Municipal Matilde Fabris Bianchi, localiza-se na Rua: Maria Júlia. 2-Sob a perspectiva da administração procure identificar os seguintes pontos Planejamento Estratégico envolvido no Desenvolvimento Econômico Local e ou Regional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com