TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

Introdução        4

1. O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais         5

2. O Planejamento Estratégico envolvido no Desenvolvimento Econômico Local e ou Regional         7

3. As posições da professora Claudete sobre o texto         8

4. As opiniões         9

Conclusão        10

REFERÊNCIAS        11

Introdução

O presente estudo nos permitirá conhecer melhor o contexto político econômico no qual estamos inseridos.

A fim de buscar mais informações tanto como cidadão quanto futuros profissionais da administração, falaremos a principio sobre a reestruturação capitalista e a crise que ocorre nos Estados nacionais. Respondendo assim, as questões propostas seguido de uma pesquisa de campo, na qual buscaremos informações sobre a nossa própria região. Com base no texto que antecede ás questões, discutiremos opiniões divergentes. Por fim, um questionamento sobre as opiniões verdadeiras.

   

1. No inicio do texto a autora afirma que “O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais, ocorridos a partir da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil”. Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto, explique a questão da letra (a) que está logo a seguir:

a) Explique a reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais.

A reestruturação capitalista dos estados nacionais discute sobre as mudanças que sobrevieram no cenário político-econômico do nosso país, ou seja, a reestruturação pode ter sido no bom ou mal sentido. A reestruturação capitalista deu-se através da entrada e saída de cada governante, com todas as suas modificações, acertes, cargos e opiniões, cada um defendendo o seu ideal ou o que confiava. Quanto ás questões da crise nos Estado nacionais é possível atribuir á gestão desqualificada e a falta de punição para a alta cúpula, os chamados “ladrões de colarinho branco”.  

b) Utilizando o artigo indicado e outra fonte de consulta de sua escolha identifique quais são as políticas brasileiras pra o desenvolvimento local.

O Instituto Cidadania convocou e coordenou há alguns anos um amplo programa de discussões, seminários, entrevistas, estudos, pesquisas e produção de textos com vistas a propor ao Brasil uma inovadora Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local. Foram realizadas nove reuniões plenárias, três seminários e duas oficinas temáticas, aliando conhecedores reconhecidos nacionalmente e representantes de importantes estruturas e instituições que se dedicam ao tema no Brasil, compondo uma rede pluralista e suprapartidária, entre os assuntos debatidos estavam a distribuição do trabalho, a sustentabilidade ambiental, a educação e capacitação, emprego, renda, entre outros.

c) Faça uma pesquisa de campo (visite a prefeitura de sua cidade, órgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento etc.) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.

Foi realizada uma consulta na Prefeitura municipal da minha cidade, em busca de informações pertinentes sobre as ações praticas em prol do desenvolvimento econômico local. Uma das informações obtidas foi o fato de saber sobre a atual inauguração de uma estação de coleta seletiva em parceria com uma cooperativa da cidade. O estímulo é para desenvolver a sustentabilidade, além de diminuir a agressão ao meio ambiente e ajudar a famílias de baixa renda.

Há ainda a recuperação de áreas degradadas pela ação humana e do tempo, com geração de empregos temporários. Para trazer melhoria para os comerciantes locais e seus respectivos clientes foi apresentada uma área de revitalização do centro comercial da cidade, um projeto concluído o qual promete inclusive  a implantação de uma ampla área de lazer com parque infantil.

2. Sob a perspectiva da administração procure identificar os seguintes pontos no Planejamento Estratégico envolvido no Desenvolvimento Econômico Local e ou Regional.

a) Obtenha dados das principais pessoas envolvidas na condição do processo econômico (cargo, grau de escolaridade, e experiências anteriores).

   

  •  Antonio Carlos Calmon, responsável pelo setor de infraestrutura local, engenheiro de formação, trabalhou por vários anos com construção civil.  
  • Carlos Silva Souza, o líder comunitário e principal envolvido na estação de coleta seletiva. O mesmo, mal possui o primeiro grau, mas é um grande conhecedor sobre ecologia, devido a cursos ministrados pelo SENAI.

b) Identifique as principais barreiras envolvidas na implementação do plano de desenvolvimento.

A falta de interesse dos próprios habitantes é uma das principais barreiras. Se os mesmos acreditassem e cobrassem das autoridades locais não apenas uma ação considerada tão pequena seria realizada. Mas sim, muitas outras que possibilitam a geração de emprego e renda para a nossa cidade.

c) Descubra qual é a vocação econômica de sua localidade (município ou regional).

A vocação econômica local atribui-se a pequenas fabricas de doces de frutas típicas da região que recebem pouco apoio e incentivo por parte da prefeitura, e o comércio de vestuário e calçados. Outro potencial é a extração de ouro e de um tipo de mineral muito rico na região, mas explorado de forma inadequada e amadora que é o Mármore Bege Bahia.    

   

d) Procure identificar as oportunidades e/ou potencialidade de negócios advindas da implantação do plano de desenvolvimento econômico da sua região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com