TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique o que é reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais

Tese: Explique o que é reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Tese  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL.

GESTÃO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCAL.

Introdução:

Venho por meio desse trabalho (portfólio) de perguntas e respostas, tendo como tema o desenvolvimento econômico local e mostra de forma simples de compreensão sobre reestruturação capitalista, crise dos estados nacionais, politica Brasileira para o desenvolvimento local, mostra o desenvolvimento econômico local de uma região que nesse caso a cidade de Muriaé junto ao secretario desenvolvimento econômico como exemplo.

1-a- Explique o que é reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais?

Reestruturação Capitalista

Vivemos hoje um período de profundas transformações no sistema capitalista. Tais mudanças devem ser entendidas a partir da crise, iniciada nos anos 70, do padrão de acumulação e de regulação da economia, que configurou o longo período de crescimento do pós-guerra. As reformas observadas apontam para uma maior concentração do capital nas mãos de grandes grupos oligopolistas, fazendo com que os estados nacionais fossem perdendo forças quanto a sua capacidade de atuação na economia, agravada, pela desregulamentação do sistema financeiro internacional. Assiste-se, desde então, a um crescente processo de privatizações e desregulamentações nas economias capitalistas, apoiado nos ideais neoliberais, cada vez mais difundidos. A evolução tecnológica apresentada nesse período faz parte do próprio acirramento da competição capitalista em busca de novos mercados. É nesse contexto que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) adquirem papel fundamental no que se refere à expansão daquelas economias, pois vêm ao encontro das necessidades gestadas no seio da própria transformação por que passa o sistema. Até mesmo a globalização, fenômeno advindo do movimento de internacionalização financeira e produtiva que se observa nesse período, destaca a importância das TIC, pois se trata de uma nova forma de funcionamento da economia e da sociedade cada vez mais dependentes daquelas tecnologias, quer seja no processo produtivo – adequando-se às necessidades de flexibilização e interconexão entre os diversos mercados –, quer nos processos comunicativos mais diversos. No Brasil, todas essas transformações e, sobretudo a questão da fragilização do Estado Nacional em seu poder de intervenção na economia tem transferido, nos últimos tempos, aos governos locais ou estaduais, a responsabilidade de promoverem por si políticas de desenvolvimento econômico e social, o que ficou conhecido como “desenvolvimento de base local”.

b-Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consultas de sua escolha, identifique quais são as políticas brasileiras para o desenvolvimento local.

A competição por maiores recursos e investimentos acirrou-se entre os entes federativos, sendo a faceta mais conhecida dessa competição a chamada guerra fiscal. Com isto, muitas municipalidades buscam obter maiores investimentos, tentando atenuar alguns de seus problemas econômicos e sociais, outras vezes buscando valorizar atributos internos endógenos ora exógenos.

A partir dos anos 1990, convive-se no Brasil com muitas inovações e transformações nas gestões das cidades, quando comparadas com décadas anteriores recentes, ao mesmo tempo em que práticas tradicionais ainda persistem.

c-Faça uma pesquisa de campo (visite a prefeitura de sua cidade, órgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento etc...) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.

Identificar e estimular as atividades econômicas do município e, assim, trabalhar para gerar mais renda e empregos aos cidadãos são as principais tarefas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Atualmente, o órgão direciona grande parte de suas ações para a indústria têxtil, responsável por aproximadamente 48% do Produto Interno Bruto do município. Neste sentido, o Centro de Desenvolvimento da Moda - localizado próximo ao Mercado do Produtor Rural, no Centro de Muriaé - abrange diversas instituições que focam seu trabalho neste objetivo. No prédio funcionam cursos de capacitação profissional, dos quais o mais procurado é de costura industrial. São cerca de 600 novos costureiros colocados no mercado de trabalho anualmente, com alto índice de empregabilidade.

2- Sob a perspectiva da administração procure identificar os seguintes pontos Planejamento Estratégico envolvido no Desenvolvimento Econômico Local e ou Regional.

a- Obtenha dados das principais pessoas envolvidas na condição do processo de desenvolvimento econômico (cargo, grau de escolaridade e experiências anteriores).

Cezar Augusto Bianchi Botaro, Secretario Municipal de Desenvolvimento Econômico, 2º grau completo e Empresário bem sucedido em comercio e manutenção de maquinas de costuras.

b- Identifique as principais barreiras envolvidas na implementação do plano de desenvolvimento.

O interesse particular dos políticos de algumas regiões talvez seja uma das principais barreiras para o desenvolvimento.

c- Qual é a vocação econômica de sua localidade (municipal ou regional).

A indústria têxtil é responsável por aproximadamente 48% do produto interno bruto do município, seguido da agropecuária e transportes rodoviários.

d- Procure identificar as oportunidades e/ou potencialidades de negócios advindas da implantação do plano de desenvolvimento econômico da sua região.

Com o impulso do município na indústria têxtil na região, vários outro negócio vem tomando força consequentemente como lojas de aviamentos, tecidos, máquinas, transportes. E com isso o poder aquisitivo da população em alta, passam a consumir mais impulsionando o comercio em geral.

3-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com