TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS

Por:   •  24/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.136 Palavras (25 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS

Josiene V.M.dos Santos (185760)

MATEMÁTICA BÁSICA

Senso Crítico

        

Belo Horizonte

2016

[pic 2]

Faculdade de Estudos Administrativos

Josiene V.M.dos Santos(185760)

Senso Crítico

Resumo do livro Senso Crítico, do curso de Administração, da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Ministrado pela professora Zípora Barbosa da disciplina de matemática básica.

Belo Horizonte

2016

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        4

2 - DESENVOLVIMENTO        5

2.1 - Capítulo I        5

2.2 - Capítulo II        9

2.3 - Capítulo II        13

2.5 - Capítulo V1        17

2.6 - Capítulo VI        19

2.7 - Capítulo VII        23

3 - CONCLUSÃO        25

1 – INTRODUÇÃO

Visando colocar a prova a argumentação alheia para extrair conclusões e conhecimento próprios, ou formular uma argumentação própria exige mais, porque sua função não é a obtenção de mera aceitação das premissas expostas, mas a busca do respectivo acerto. Por isso,  exige ponderação e inteligência (raciocínio e não aceitação incondicional e imediata de uma proposição), análise dos prós e dos contras, submissão das premissas à prova, experimentação, carência de comprometimentos apriorísticos (que, quando presentes, dirigem também as perguntas e comprometem as respostas) e, principalmente,  justificação cientificamente sustentável das conclusões é de suma importância na vida acadêmica e para criador de pensamento crítico estas são as premissas que obrigam ser tomadas.

O sábio crítico sempre busca passar sempre a mensagem de que nem sempre temos que admitir tudo que se foi dito obriga sim argumentar questionar sempre, expor nossas idéias em busca da verdade. Obrigamos sim discorrer sobre estes assuntos, como se argumenta o que são falácias, como pensar logicamente, como utilizar os conceitos como analisar e pesquisar criticamente.

Estes conceitos serão de suma importância para  um futuro sábio crítico e também para um aprendiz de graduação.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 - Capítulo I

ARGUMENTANDO NA VIDA DIÁRIA E NAS CIÊNCIAS HUMANAS

O simples fato de manifestar um ponto de vista ou defender uma idéia não implica no esclarecimento ou finalização de um assunto devido a damos respostas curtas e rápidas somente para satisfazer o questionar. Muitas vezes, respondemos a perguntas sem esclarecê-las. Na vida cotidiana é comum nos manifestarmos informalmente, sem esclarecer ou defender nossas reais opiniões. 

Muitas vezes acabamos deixando nossos gostos influenciarem em nossas respostas cotidianas, assim como nas respostas em debates, no qual obrigaríamos ser mais racionais e não deixar nossas emoções influencia em nossas respostas.

ARGUMENTAÇÃO

A argumentar e defender uma idéia, sendo que as afirmações obrigam conter pelo menos uma conclusão na qual o ouvinte possa acreditar as evidencias apresentadas. Sendo que as conclusões e nada mais que as justificativas dos dados colhidos e suas evidencias.

A PRAGMÁTICA DA COMUNICAÇÃO

'Pragmática da comunicação humana' descreve recentes desenvolvimentos no campo da teoria e da prática psicológica. Argumentos bem apresentados nos auxiliam em vários aspectos na vida como em discussões, apresentação de trabalho, e até mesmo na venda de algum produto. o senso comum, as estatísticas e as pesquisas são meios de retratar às indivíduos a validade de um argumento. Essas atividades que comprovam as idéias são chamadas de pragmáticos.


A pragmática trata dos significados da linguagem no contexto social no propósito de promover interesses e desempenhar funções. Estes significados, porém, não conseguem ser interpretados de forma literal. Os indivíduos sempre utilizam de argumentos para persuadir seus ouvintes dos começos apresentadas.  Estes começos, dependendo do contexto em que foram inseridas, conseguem ter interpretações e até mesmo funções diferentes.

Esta pragmática da comunicação consegue nos levar a confundir o que foi dito, levando a admitir somente o que é conveniente ou agradável, atingindo principalmente o leigo no assunto. É preciso nos manter atento quanto a isto para se distinguir o que é conveniente do que tem valor explicativo.

A ARGUMENTAÇÃO PSICOLÓGICA

Um argumento bem elaborado que apela ao ouvinte é considerada uma argumentação psicológica, esta argumentação tem duas características:

Comprometimento forte: onde consegue se defender uma ou mais conclusões mesmo que entrem em conflito de fatos.

Emocionalidade: são escolhidas evidências com apelo emocional ou psicológico para se persuadir o ouvinte.

Este tipo de argumentação é utilizado para vencer ou provocar, a pessoa que utiliza deste tipo de argumento tem sempre respostas prontas para os possíveis questionamentos do ouvinte, ele o ataca de todas as formas para que o mesmo não consiga se defender e acabe por ceder aos argumentos apresentados. Quando o argumentador se sente ameaçado por alguma observação do ouvinte ele simplesmente ignora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (208.1 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com