TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA DO TRABALHO UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA SIDERÚRGICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS

Por:   •  14/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 12

ENGENHARIA DO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA SIDERÚRGICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS

O presente trabalho apresenta um estudo sobre a saúde e segurança do trabalhador em uma usina siderúrgica localizada no interior do estado de Minas Gerais. Para realização da proposição de melhoria do processo, no que se refere ao tema estudado, se fez necessário o entendimento sobre a atividade e os riscos envolvidos durante a sua execução. Assim foram realizadas entrevistas com funcionários desse setor da usina para coleta de dados. Por fim foram feitas as analises criticas do estudo.

Palavras-chaves: Siderúrgica, Aciaria, Saúde e Segurança do trabalhador.

1. Introdução

Atualmente é perceptível a preocupação das grandes e pequenas empresas em relação à segurança do trabalho. São inúmeras palestras promovidas aos funcionários a fim de garanti a saúde do trabalhador assim como se adaptar as normas de segurança exigida pela lei brasileira. Percebe-se que o número de pessoas conscientes em relação a necessidade dos equipamentos de segurança e a implantação de práticas seguras vem crescendo bastante.

O presente estudo de caso tem como objetivo apresentar uma análise da Engenharia do Trabalho em uma siderúrgica localizada no interior de Minas Gerais, na cidade de João Monlevade, evidenciando as principais atividades desempenhadas, bem como seus principais processos produtivos.

Além disso, ressalta-se que este artigo apresenta sua fundamentação teórica voltada para o fator humano do trabalho, especialmente na identificação dos principais riscos que as organizações estão sujeitas. O artigo propõe ainda um mapa de riscos para uma atividade específica desempenhada na organização em estudo. Por meio do mapa, buscou-se de forma clara e precisa apontar os problemas e sugerir através desse mapeamento, propostas que garantam a segurança do trabalhador e a qualidade no ambiente de trabalho.

2. Revisão de literatura

De acordo com Fórmica (2000), segurança do trabalho são o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas. Ou seja, o intuito principal da segurança do trabalho é trabalhar visando à eliminação ou o controle dos riscos e perigos existentes no ambiente de trabalho, buscando garantir a integridade do trabalhador. Os riscos e perigos citados anteriormente podem ser classificados da seguinte forma: O perigo é uma fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, meio ambiente, local de trabalho ou a combinação destes. Já o risco é a combinação da probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento perigoso. Ou seja, se considerarmos o perigo como uma fonte geradora, podemos considerar o risco como exposição a esta fonte. Um dos exemplos que podemos citar considerando esses termos, se considerarmos a altura como um perigo, o risco será a probabilidade da queda a partir daquela altura.

Além de proporcionar a integridade do trabalhador através da prevenção de riscos e perigos, a segurança do trabalho visa também manter cuidados com o ambiente e as condições de trabalho, buscando sempre proporcionar conforto e segurança na execução de todas as atividades. Para a manutenção de condições adequadas de trabalho, é investido no gerenciamento dos riscos existentes.

O gerenciamento de riscos se dá da seguinte forma: é priorizada a eliminação dos riscos, uma vez que os mesmos não podem ser eliminados vamos buscar equipamentos de proteção coletiva (EPC), sendo que esses EPC’s são medidas para controlar o risco envolvendo todos os indivíduos. Já se os EPC’s não forem suficientes para o adequado controle dos riscos, os EPI’s – equipamentos de proteção individual são a alternativa adequada para a situação.

Pode-se exemplificar como gerenciamento de riscos o caso de uma máquina que possui o nível de ruído muito alto dentro de uma organização. Visto que essa máquina não pode ser trocada por outra que possui nível de ruído adequado para o desenvolvimento das atividades, é necessário buscar uma forma de controlar o risco coletivamente, para isso, é realizado o isolamento da máquina, buscando abafar o barulho que ela produz. Porém mesmo com esse isolamento o ruído produzido ainda traz danos à saúde do trabalhador, assim se incentiva o uso do EPI, responsável por auxiliar a contenção o ruído, que é o protetor auricular. Considera-se o EPI como ultima alternativa para o controle dos riscos, pois, a organização não possui controle sobre esse método, já que ela pode oferecer o equipamento para o trabalhador, mas obrigar que o mesmo o utilize trata-se de algo que envolve variáveis de grande complexidade.

Os riscos existentes podem ser provenientes de cinco tipos de agentes encontrados nas organizações:

  • Agentes Físicos: São oriundos das diversas formas de energia as quais os trabalhadores podem estar expostos, sendo algumas delas: Ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiação vibração;
  • Agentes Químicos: São oriundos de substâncias que podem penetrar no organismo pelas vias respiratórias, exemplos: poeira, névoa, vapor;
  • Agentes Biológicos: São oriundos da manipulação, transformação e modificação de seres vivos microscópicos. Alguns exemplos de agentes biológicos: Bactérias, fungos, parasitas, protozoários, vírus;
  • Agentes Mecânicos: São oriundos de riscos que necessitam do contato físico direto com a vítima. Exemplos de alguns agentes mecânicos: Materiais perfuro-cortantes, materiais energizados, peças móveis de máquinas;
  • Agentes Ergonômicos: São os riscos introduzidos nos processos de trabalho por agentes inadequados às limitações dos seus usuários. Eles provocam lesões crônicas que podem ser de natureza psicofisiológicas.

Diante de todos esses tipos de agentes, a segurança do trabalho busca formas de controlar as ações que os mesmos possuem sobre do trabalhador.

Mesmo com a crença de algumas pessoas de que o investimento em segurança do trabalho reflete apenas em custos para a organização, podemos citar, de forma superficial, algumas economias relacionadas à redução de gastos que a segurança pode trazer para a mesma. Redução de:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (377.4 Kb)   docx (443.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com