TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO CIRQUE DU SOLEIL

Por:   •  6/3/2016  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  1.494 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Cirque du Soleil

Heloísa Albuquerque de Souza Ássimos

Trabalho da disciplina Liderança e processos de gestão

                                                 Tutor: Prof. Lucia Cordeiro Chagas de Oliveira

CAMPOS DOS GOYTACAZES

2015

LIDERANÇA E PROCESSOS DE GESTÃO

Cirque du Soleil

REFERÊNCIA: DELONG. T. J; VIJAYARAGHAVAN. V. Cirque du Soleil. [S.l.]: H. B. Scholl, 405-P01, 2006. Não paginado. Disponível em: . Acesso em 30 out. 2015, 17:46.

Criado em 1984 por um trupe de artista de rua o Cirque du Soleil apresenta crescimento constante ao longo de sua história. No seu ano de criação, apenas 73 pessoas trabalhavam para o Cirque du Soleil e no final de 2001 já eram mais de 2100 em todo o mundo, incluindo mais de 500 artistas. De 1984 a 1998, a propriedade e administração eram divididas igualmente entre Laliberté e Daniel Gautier. A partir de 1998, Laliberté compra a parte de Gautier e assume toda a administração e propriedade do Cirque.

O Cirque é, essencialmente, um circo sem animais unindo artistas de rua, palhaços, acrobatas e ginastas para criar e apresentar espetáculos teatrais e de danças. Sempre atento à globalização, apresentou se pela primeira vez fora do Canadá em 1987 em Los Angeles e posteriormente na Europa e Ásia. Em 1998 abriu a primeira loja em seu novo cinema permanente no Walt Disney World Resort, em 1999 lançou seu primeiro filme “Alegría” e o especial de TV: “Cirque du Soleil Presents Quidam” e em 2000 o filme “Journey of Man”.

Encontrar os artistas certos era um desafio constante, com aumento de novas produções e a rotatividade por contusões ou cansaço da rotina das turnês. Cantin, diretora de elenco do Cirque, viaja por mais de 20 países em busca de novos artistas, era preciso avaliar além do talento artístico as necessidades não artísticas, pois as mudanças impostas eram muito desafiadoras é um processo de ajuda mútua, os artistas ajudam o Cirque e o Cirque ajudam os artistas.

A administração central fica a cargo do escritório em Montreal, responsavel por todo o processo e pessoal inclusive, os artistas em turnê. Além dos escritórios o edifício possui salas de treinamento, estúdio de dança, restaurante e área externa voltada para apresentações para 3000 pessoas. O Cirque conta com experientes funcionários de várias áreas, preparados para criar e supervisionar garantindo o sucesso do grupo tanto no escritório como na estrada acompanhando as turnês. A fim de promover maior contato com o progresso artístico os escritórios ficam centralizados entres as salas e estúdio. Pensando nos funcionários em turnê, o Cirque fazia o possivel para tornar as condições de trabalho favoráveis, como transporte, boas refeições, festas além de medidas administrativas para estreitar o relacionamento entre funcionário – empresa como criação do boletim não oficial, onde os funcionários escreviam seus textos sem nenhuma censura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com