TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTOS DE FILOSOFIA

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FICHAMENTOS DE FILOSOFIA

NOME: THAIS BLANK

PROFESSORA: VANESSA NEUBAUER 

DATA: 30\06\14

MÓDULO I

O módulo I esteve relacionado com a análise do Plano de Ensino, que pude me aprofundar e analisar os conteúdos que seriam abordados ao decorrer do semestre. A partir da minha leitura, previ que estudaríamos assuntos filosóficos mais aprofundados, pois a base que possuímos no ensino médio necessita de um constante aperfeiçoamento. De acordo com meus conhecimentos sobre a disciplina Filosofia, compreendo que estuda a busca de respostas racionais do mundo, abordando assuntos simples como à origem das coisas do mundo, das verdades e inverdades, dos conhecimentos, da existência dos seres humanos, entre outros. Para mim, o seu estudo é como se devesse a mim mesma entender o mundo e o meu próprio ser, no mesmo. E para minha profissão, é um aprendizado essencial, pois a mesma, esta sempre em ritmo de encontrar soluções para os problemas, como já havia mencionado no fórum.

MÓDULO II

No módulo II, compreendi que o conhecimento significa aprender, desenvolver um conceito novo ou o original sobre um fato, documento, podendo ser cientifico ou filosófico, e o mesmo se trata de tudo aquilo que recebemos do mundo exterior para dentro de nós e surge de nossas experiências interpessoais, das leituras, entre outros, que acumulamos em nossa vida. Assim, como a filosofia que procura resolver e questionar problemas, usando princípios racionais, tentando entender e explicar a realidade, já o conhecimento procura discernir entre o certo e o errado, através da razão. Um conjunto de conhecimentos forma a filosofia, e se consiste em saber o que fazer com o conhecimento adquirido de forma útil, prudente para alcançar o objetivo desejado. A reflexão e meditação no que se conhece é que gera a sabedoria, fazendo associações muitas vezes óbvias. Conhecimento é o que você tem, sabedoria é quem você se torna com o que tem. Diferente do mito que fixa a narrativa no passado, a filosofia se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e no futuro. O filosofar implica na apresentação de uma justificativa daquilo que vai ser dito.

MÓDULO III

De acordo com o Fórum da Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, com o tema Coleta Seletiva Solidária, através das palestras e discussões realizadas pelos prefeitos das cidades vizinhas a Cruz Alta. Compreendi a dificuldade dos governantes manterem as cidades limpas e dentro das normas. Como citou o representante de Cruz Alta, que possuem o auxilio da Corsan e do Projeto da UNICRUZ, a mesma possui 62 pares de contêineres espalhados pela cidade, e acumulo diário de 36 mil toneladas de lixo. A educação ambiental por eles desenvolvida é a distribuição de folhetos, seminários, caminhadas, parcerias com entidades privadas, campanhas em tv e rádio.

Em XV de Novembro, ocorreram as regularizações dos condomínios, loteamentos, entre outros solicitados pela CEEE, para uma melhoria na água e na vida de seus habitantes. Fortaleza dos Valos apresentou a Horta comunitária, que com a ajuda dos educadores, as crianças passam a comunidade lições de conscientização para a preservação do meio ambiente. Tapera, demonstrou os projetos realizados no município, como a reutilização de materiais, o recolhimento dos óleos de cozinha e das embalagens de agrotóxicos. Em Alto Alegre, possui-se o tratamento coletivo e anaeróbico e o esgotamento solidário. Em Boa Vista do Incra, se instalou uma empresa, que recolhe as embalagens de agrotóxico, muitas vezes, serviço das revendedoras dos mesmos. Portanto os cidadãos precisam tem uma visão ampla de como está o mundo Carecemos de uma população preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, empenho para trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais, e para impedir que eles se repitam futuramente.

MÓDULO IV

Compreendi que o mundo antigo é o período entre o surgimento da filosofia e a queda do Império Romano. A filosofia antiga nasceu de uma necessidade em explicar o mundo com explicações reais, o seu primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Porém no período da idade média os principais pensamentos estão relacionados à fé, o que prova o argumento da intervenção da igreja neste período da filosofia. Relacionar a fé, que é algo sem uma explicação lógica ou científica com a razão, que busca o entendimento das coisas, era uma forma que a igreja tinha de tentar explicar o que até ali não tinha explicação. A existência e a natureza de Deus, para a filosofia, era algo complexo, pois se partirmos do pressuposto de que a filosofia busca explicar as coisas desde o seu início, buscando formas de provar o que está sendo apresentado, agora era uma obrigação filosófica explicar a existência de Deus.

Neste módulo tivemos que escolher dois filósofos, um de cada periodo. Através da minha escolha pelo filósofo do mundo antigo Sócrates, aprendi seus pensamentos me baseando às frases muito usadas por ele e pela sociedade em redes sociais, sendo estas: “conhece-te a ti mesmo”; “só sei que nada sei”; “Sócrates é o mais sábio dos homens, pois nada sabe, mas, ao menos, tem consciência do seu não saber”. Portanto sua filosofia esta demonstrada no seu modo de refletir sobre a origem do universo, para preocupações maiores com a ética e a existência humana; Também afirma que de todos os conhecimentos que possuímos e adotamos, nunca descobriremos suas verdades absolutas; mostrava as pessoas os erros de suas convicções através do diálogo. A primeira coisa que se deve saber, é que nada sabemos e que deveremos buscar a sabedoria pela vida toda e nos conhecermos em primeiro lugar, para alcançarmos o saber. Possuía ideias de como nos mostrar o que é justo, corajoso e bom. Que todos devemos ter integridade ética-moral, que fazer o mal só prejudica o seu malfeitor, as más ações são consideradas ignorância, prevalecendo o amor ao próximo. Para ele, a filosofia é uma busca pelo saber que parte do indivíduo, e só ele pode chegar até ela. O verdadeiro saber não se ensina, deixa de ser um saber técnico, retórico ou político, passando ser um saber de si mesmo e dos valores que se deve seguir.

Como filósofo da idade média, escolhi o Avicena (Ibn Sina), e entendi que como Sócrates, a sua busca pelo saber era sem limites, pois passava dias e noites estudando as ciências e a filosofia, procurando sempre soluções para todos os problemas. Ele tenta fazer com que os homens sejam melhores e mais felizes, aplicando normas de justiça e direitos. Para ele, Deus é necessário, único e eterno. Para mim, como para com ele, afirmamos que Deus está acima de todas as coisas, devemos viver bem e de forma justa, cumprindo nossos deveres e recebendo nossos direitos, e devemos sempre estar em constantes procuras pelo conhecimento, verdades, certezas. Os dois filósofos possuem pensamentos bem parecidos, e que me chamaram muito a atenção, como procurar sempre por justiça, ser feliz, o aperfeiçoamento constante, o amor ao próximo, e assim como abordado anteriormente meu pensamento sobre Deus colocado por Avicena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com