TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRANQUIAS & ORGANIZAÇÕES

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        PRINCIPIOS DE ADMINISTRAÇÃO DA WC        4

2.1.1        PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO        5

2.1.1.1        GESTÃO FATORES EXTERNOS        6

2.1.1.1.1        O CLIMA ORGANIZACIONAL DA WC        6

3.        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que, nos dias atuais, grande parte das empresas e organizações enfrentam sérios problemas relacionados à sua estrutura, pessoas, financeiro e também no mercado onde atuam. Diante deste cenário, são poucas as alternativas para se destacarem em um mercado tão competitivo, por este motivo os sócios da WC Prestadora de Serviços optaram pelo setor terciário, ou seja, o de prestação de serviços por intermédio do modelo de franquias da Maria Brasileira para montar e gerir seu empreendimento.

Fundada em Agosto de 2013 na cidade de Ribeirão Preto no estado de São Paulo, a WC, considerada uma empresa de pequeno porte, tem hoje um escritório/matriz na cidade de Primavera do Leste-MT, cidade onde atua com uma equipe de 29 funcionários, entre administrativos, cozinheiras e serviços gerais. A empresa possui uma estrutura formal de gestão, com divisão de funções e hierarquias, sendo os sócios como gestores/CEO’s da empresa e demais funcionários com funções definidas conforme perfil.

A empresa atua na prestação de serviços de limpeza e organização de ambientes, limpeza domestica, bem como serviços de cozinheiras. Realizamos entrevista com um dos sócios, que afirma ter optado pelo modelo de franquia devido a pouca experiência como empreendedor, no entanto ele percebeu que haveria algumas adaptações a fazer como, por exemplo, o fornecimento de alguns serviços que a franquia exige do franqueado que não foram possíveis devido a dificuldades logísticas da região de Primavera do Leste, faz com que os produtos e insumos necessários cheguem a preços fora do praticado pelo mercado.


  1. DESENVOLVIMENTO

Os sócios da WC antes da abertura da empresa dialogaram acerca de qual modelo de empresa seria mais seguro, chegaram à conclusão que o mais viável para pequenos negócios é o setor de prestação de serviços e para empreendedores com pouca experiência em administração de empresas as franquias são uma das opções mais indicadas.

  1. PRINCIPIOS DE ADMINISTRAÇÃO DA WC

Durante a revolução industrial, com desenvolvimento desordenado das empresas, foi detectada a necessidade de se estabelecer métodos e procedimentos que viessem a aumentar a eficiência e eficácia em substituição aos processos desorganizados e empíricos instalados. Nesse ambiente desordenado e de crescimento desenfreado da demanda, surgiram às teorias e conceitos da Administração com fundamentação científica visando dar organicidade aos processos produtivos e as organizações. O engenheiro americano Frederick Winslow Taylor identificou os três maiores problemas instalados nas Indústrias da época que resultavam na baixa produtividade: a vadiagem, desconhecimento pelas gerencias do trabalho e falta de uniformidade e métodos de trabalho.

Quase que simultaneamente o estabelecimento dos contornos da Administração Cientifica, surgiu a Teoria Clássica de Henri Fayol, que ao contrário de Taylor, acreditava que a melhor forma para se atingir a eficiência era garantir a correta disposição dos setores correspondentes visando obter e atingir nas organizações a eficiência máxima. Fayol estabeleceu que as funções básicas do administrador e da empresa e os princípios básicos da Administração, portanto Taylor deu ênfase à tarefa e Fayol estabeleceu como foco à estrutura.

A WC é gerida sob uma ótica mais Taylorista, focada na execução das tarefas. Os colaboradores da organização trabalham sempre em locais distintos ou anexos a outras empresas, com isso os gestores analisam o desempenhos dos colaboradores por meio do feedback dos clientes e assim fazem os ajustes em caso de baixo desempenho ou outros problemas corriqueiros. Ao detectar, por exemplo, algum colaborador com algum problema que venha afetando o seu desempenho, a diretoria o convida para um dialogo a fim de entender o que se passa com o colaborador, quando necessário faz rodizio de pessoal com a finalidade de manter a eficiência dos serviços prestados.

  1. PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO

Notamos fluxo de comunicação na empresa WC realizada por canais formais, normalmente utilizadas no ambiente administrativo, com trocas de e-mails, reuniões com clientes e fornecedores, etc. Com ambiente externo a empresa faz a divulgação formal de seus serviços por meio de propagandas, anúncios e panfletos.

Como a empresa possui boa parte de seus colaboradores prestando serviços em ambiente externo, há também uma linha de comunicação informal dos funcionários com a direção da empresa, com os contratantes e clientes, onde estes prestam diversos serviços descritos na introdução. Há uma barreira na comunicação da WC, normalmente a direção da empresa tem dificuldade em obter informações precisas dos problemas casuais que surgem dos colaboradores com os clientes, para minimizar essa lacuna a empresa tem ampliado numero de visitas aos clientes e fomentado a ideia do feedback dos serviços prestados, tanto com os clientes, quanto com os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com