TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRASES DE MAQUIAVEL

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Tarine Silvestre da Silva Luna – Matrícula: 600395349 - Curso: ADM (noite)

Professor: Leocir

Frases do livro: O Príncipe – Maquiavel

  1. “Se tal príncipe for dotado de ordinária capacidade sempre se manterá no poder, a menos que uma extraordinária e excessiva força dele venha a privá-lo..” (Cap. 2)

R: Para se manter no cargo é necessário competência, habilidade, atitude e, principalmente, ética profissional. Caso se deixe influenciar por atitudes que ferem a ética profissional o mesmo poderá perder o cargo mesmo que tenha demonstrado em algum momento capacidade para se manter nesta função.

  1. “É que os homens, com satisfação, mudam de senhor pensando melhorar e esta crença faz com que lancem mão de armas contra o senhor atual.” (Cap. 3)

R: Engana-se aquele que, por ter a expectativa de mudar de setor, gestor ou mesmo liderança pensando em melhorar, deixam de se dedicar e concluir com qualidade e competência as atividades direcionadas a ele e, podem inclusive utilizar de artifícios e burlar o processo. Agindo assim é possível avaliar que este colaborador não utilizou de ética profissional e não tem comprometimento com as responsabilidades assumidas. Exemplo: um profissional que será promovido no próximo mês, passa a não se dedicar a cumprir com as suas tarefas atuais até sua promoção. O gestor poderá avaliar este funcionário com problemas sérios de comprometimento e ética.

  1. “Quando se conquistam territórios numa província com língua, costumes e leis diferentes, aqui surgem às dificuldades e é necessário haver muito boa sorte e habilidade para mantê-los.” (Cap. 3)

R: É preciso entender, conhecer, estudar a cultura e as crenças das pessoas onde a empresa está alocada antes do julgamento pautado em nossas vivências (criação, cultura, crenças...). Caso isto não aconteça, podemos injustamente julgar as pessoas e encontrar muita dificuldade na condução das atividades e na busca por resultados com qualidade e ética profissional. Caso seja identificado algo não tolerado em um ambiente de trabalho, tendo estudado o comportamento e cultura local, será possível direciona-los de forma mais assertiva.

Será necessário implementar novas ideias, agregar as pessoas aos processos. Fazer com que as atitudes do Líder sejam respeitadas e acreditadas é difícil, porém necessária para o sucesso da realização.

  1. “Quem é causa do poderio de alguém arruína-se, por que esse poder resulta ou da astúcia ou da força e ambas são suspeitas para aquele que se tornou poderoso.” (Cap. 3)

R: Quem conquista um cargo não por competência e merecimento, mas utilizando de falta de ética e burlando processos, não consegue se manter no poder por muito tempo, não terá a capacidade/habilidade para conquistar principalmente o respeito de seus liderados e logo será substituído por alguém com suficiente capacidade e competências necessárias para assumir esta função.

  1. “Na verdade, os homens ofendem ou por medo ou por ódio. (...) E quem acreditar que nas grandes personagens os novos benefícios façam esquecer as velhas injúrias, engana-se.” (Cap. 7)

R: É preciso muito cuidado na comunicação e saber separar sentimentos pessoais do ambiente de trabalho. Ser claro em suas colocações poderá evitar injurias ou interpretações erradas que possam gerar insatisfação e sentimentos contrários a alguém. “Consertar” palavras ditas sem pensar se torna uma tarefa muito difícil. Um feedback muito bem pontuado pode ajudar a esclarecer qualquer divergência de opiniões. Será necessária uma conversa, pois ignorar o fato mal resolvido e tentar substituí-lo com “benefícios” não fará esquecer algo que um dia afetou de maneira equivocada.

  1. “Ao ocupar um Estado, deve o conquistador exercer todas aquelas ofensas que se lhe tornem necessárias, fazendo-as todas a um tempo só para não precisar renová-las a cada dia e poder assim, dar segurança aos homens e conquista-los com benefícios.” (Cap. 8)

R: Em um feedback de desenvolvimento é importante que seja aplicado ressaltando seus pontos positivos e pontuar o que está em desvio e que precisa de uma atenção maior. Devemos enfatizar e valorizar reconhecendo publicamente o que é muito bom deste colaborador, sempre motivando-o a buscar mais conhecimento e mais resultados. Quando há uma situação mais pontual e não tão agradável, este feedback precisa ser realizado com muito cuidado e de forma individual, sem esquecer de ressaltar o que ele faz de melhor e procurando motiva-lo a buscar este desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com