TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiavel O Principe

Artigos Científicos: Maquiavel O Principe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo desse trabalho é apresentar uma breve reflexão sobre os principados na idade média tendo como fundamentação principal Maquiavel com sua obra “O Príncipe”, trazendo também reflexões concebidas por Rousseau e Thomas Hobbes, relacionadas à concepção e organização do Estado.

A concepção que Thomas Hobbes apresenta sobre o Estado quase a um vínculo organizacional soberano próprio dos principados da Idade Média, onde deposita no Estado um poder sobre a sociedade delimitando limites e obediência em busca de proteção.

“Isso é mais do que consentimento ou concórdia, pois resume-se numa verdadeira unidade de todos eles, numa só e mesma pessoa, realizada por um pacto de cada homem com todos os homens [...] Esta é a geração daquele enorme Leviatã, ou antes – com toda reverência – daquele deus mortal, ao qual devemos, abaixo do Deus Imortal, nossa paz e defesa” [...] É nele que consiste a essência do Estado, que pode ser assim definida: ‘Uma grande multidão institui a uma pessoa, mediante pactos recíprocos uns aos outros, para em nome de cada um como autora, poder usar a força e os recursos de todos, da maneira que considerar conveniente, para assegurar a paz e a defesa comum’. O soberano é aquele que representa essa pessoa”. (HOBBES, 2003, p.130-1 31).

Rousseau, já apresenta uma concepção de um estado democrático onde o Estado não delega poderes extremos, mas sim a vontade do povo, as leis, a organização do Estado, teria que representar a vontade da sociedade, e todos fariam parte das decisões trazendo benefícios para todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com