TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  31/7/2017  •  Seminário  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

DIOGO PEDRO DE FREITAS FONTANA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E DA ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES:

Características dos métodos de Taylor e Fayol presentes nas organizações contemporâneas e formas de comunicação.

LONDRINA - PARANÁ

2016

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E DA ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA E A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES:

Características dos métodos de Taylor e Fayol presentes nas organizações contemporâneas.

.

Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de:

Fundamentos e Teoria Organizacional – Prof. Márcio Ronald Sella, Grace Botelho, Karen H. Manganotti e Suzi Bueno de Almeida.

Comunicação e Linguagem – Prof. Antonio Lemes Guerra Júnior.

Homem, Cultura e Sociedade – Prof. Wilson Sanches, Maria Eliza Pacheco e Edson Elias de Morais.

Comportamento Organizacional – Prof.ª Ana Céli Pavão.

DIOGO PEDRO DE FREITAS FONTANA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................4

2.1 Apresentações da Organização ...........................................................................4

2.2 Analise da empresa..............................................................................................5

2.3 Panorama geral da comunicação da empresa.......................................................5

2.4 Fatores de Relevância para tomada de decisões estratégicas na organização ...6

2.5 Cultura organizacional e politica de Recursos Humanos.......................................6

3 CONCLUSÃO............................................................................................................8

APÊNDICES............................................................................................10

Apêndice A: Roteiro de entrevista para coleta de informações.................................10

3

1 INTRODUÇÃO

Quando estudamos os Fundamentos da Administração, através das disciplinas de Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade, comportamento Organizacional e Fundamentos e Teoria das Organizações, podemos verificar a importância destes estudos na formação atual dos Administradores das empresas contemporâneas e o quanto eles são influenciados por essas teorias.

Podemos ver claramente nas organizações atuais muitas características da Administração Científica criada por Taylor e da Administração clássica elucidada por Fayol, Porém elas se difundem com as características dos próprios gestores ou fundadores das Organizações, influenciados por diversos fatores.

Sendo assim para demonstrar as semelhanças mencionadas anteriormente, apresento a seguir, informação colida a partir de entrevista concedida pelo Gestor de uma empresa, a qual serviu de base para elaboração do presente trabalho.

As informações fornecidas pelo Gestor entrevistado têm como objetivo entender a importância da comunicação dentro das organizações e verificar se há traços das características da Administração Científica de Taylor e a Administração Clássica de Fayol, e quais os pontos semelhantes com essas Teorias.

4

2 DESENVOLVIMENTO

Foi elaborada uma entrevista com o Gestor da empresa tendo como objetivo, conseguir informações em quantidade e qualidade suficientes, que permitisse entender as formas de organização da empresa e seu funcionamento, E foram obtidas as seguintes informações:

2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO.

A empresa LE VUE INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE BELEZA LTDA, CNPJ 17.995.001/0001-16, foi fundada no mês de Maio de 2013, no Estado do Rio Grande do Sul, tendo como nome fantasia “VIZET COSMÉTICOS”. A empresa se localiza na Cidade de Encantado , cidade essa que é considerada um micro polo de empresas do ramo cosmético devido ao grande numero de indústrias deste segmento na cidade. A empresa nasceu com tendo como visão, ser referência nacional em produtos de qualidade e inovação em produtos cosméticos de alta performance, investindo constantemente em pesquisa de novos produtos para surpreender o mercado, tendo como sua Missão “Elevar a beleza e autoestima de todos”.

2.2 ANÁLISE DA EMPRESA.

Ao analisarmos a organização da empresa pesquisada, verificamos algumas semelhanças entre as características da Administração Científica e as da administração da empresa.

- A LE VUE INDÚSTRIA trabalha em linha de produção e busca através da Organização Racional do Trabalho agilidade no processo de fabricação investindo na especialização do trabalhador e fragmentando o serviço na linha de produção conforme o princípio da administração cientifica de Taylor.

- A empresa é de pequeno porte, mas possui em sua estrutura organizacional a setorização de cargos e tarefas bem definidos; Existe na empresa o setor de Marketing, que cuida da imagem da empresa e projetos de produtos novos a serem lançados, o departamento de Vendas o setor de Planejamento e controle de

5

produção, que cuida das compras de matéria prima e embalagens e controla a entrada de pedidos de produção, tem o Laboratório onde é produzido os cosméticos, o setor de Envase , onde é envasado o produto e repassado ao setor de expedição, que cuida da emissão da nota fiscal e logística de entrega de mercadoria.

Percebemos uma estrutura organizada com divisão de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com