TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fayol Plano de Organismo

Por:   •  11/1/2021  •  Monografia  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Boa tarde a todos!

O tema que decidi abordar é as organizações positivas pelo motivo das experiências que vivi no mundo do trabalho, deste modo venho apresentar e abordar o conceito de organização positiva, a importância das emoções nas organizações e o bem-estar, assuntos estes que determinam e afetam o ser humano atualmente, tanto em termos pessoais como sociais.

Então, como surgiu e o que é uma organização positiva?

Surgiu através de várias pesquisas realizadas por diferentes autores, em que os mesmos depararam que as organizações estavam a tornar-se ambientes tóxicos na medida em que as motivações e as emoções negativas estavam a manifestar-se em comportamentos egoístas.

Com todos estes aspetos negativos nas organizações vários pesquisadores procuravam novas formas de olhar e geri-las, deste modo surgiu as organizações positivas, em que podemos definir uma organização positiva como um conjunto de pessoas que têm enfoque a orientação humana, que seja capaz de interiorizar o lado humano, que desenvolva grupos de trabalho prósperos, desenvolva a competitividade, a procura constante da melhoria e o aperfeiçoamento individual do trabalhador.

Desta forma foram identificadas 6 formas de criar melhores organizações:

  1. Focar a organização em objetivos realistas, ou seja, objetivos alcançáveis
  2. Inserir um sentido de propósito comum nas tarefas e projetos
  3. Dar autonomia as pessoas.
  4. Melhorar a ligação interpessoal no trabalho.
  5.  Criar identidades positivas no local de trabalho com o intuito de gerar melhores organizações.
  6. Identificar pessoas que tenham comportamentos positivos, que possam inspirar e transmitir energias positivas aos restantes colegas de trabalho.

A importância das emoções nas organizações

O que é uma emoção?

Podemos definir emoção como uma resposta pré-definida sobre estados mentais que resultam de mudanças no organismo em função do ambiente e são através delas que o comportamento do individuo é influenciado com pouca ou muita intensidade.

As emoções positivas contribuem tanto para o individuo como para as organizações. No campo subjetivo do individuo as emoções ajudam a melhorar as atitudes e os resultados tanto a nível profissional como a nível social. Na perspetiva organizacional colaboram para melhorar o clima no trabalho e para criar práticas empresariais mais sustentáveis e favoráveis.

Em suma, emoções positivas geram um comportamento mais positivo, contribuem para um local de trabalho mais saudável e gera melhores práticas organizacionais onde o indivíduo está focado para as ações da empresa e onde o seu trabalho possa ser o mais produtivo possível.

Em contrapartida as emoções negativas limitam o comportamento, fazendo com o indivíduo se auto proteja, seja mais reservado e naturalmente produza menos.

Bem-estar nas organizações

O que ambiciona a Chefia de uma organização?

A chefia ambiciona um trabalhador motivado e satisfeito no local de trabalho, pois um trabalhador feliz é mais efetivo e competente, é capaz de produzir mais o que traz lucros ao empregador consequentemente traz diversas vantagens também para o empregado, como melhoria de salários, progressão na carreira e desenvolvimento pessoal, ou seja, a constante procura do bem-estar e da felicidade nas organizações é primordial, o compromisso com a organização e o seu desempenho são fundamentais para gerar resultados e aumentar a produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (450.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com