TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas de gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas

Pesquisas Acadêmicas: Ferramentas de gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

Tecnologia em Logística

Tecnologias de Gestão

Guarulhos

2013

Cristiano Alves de Azevedo RA 6830471127

Tecnologias de Gestão

Guarulhos

2013

Introdução

Seis sigmas consiste na aplicação de métodos estatísticos a processos empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos. A maioria das empresas opera no nível 3,3-Sigma, o que equivale a 35 mil defeitos por milhão de oportunidades de haver defeitos. Uma empresa 6-Sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhão. O BSC é um método que auxilia os gestores a desenvolver bem uma estratégia do princípio ao fim e depois fazer com que cada um na organização esteja envolvido a implementá-la.

1. Ferramentas de gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas

Seis Sigmas é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas. A metodologia utilizada na solução de problemas é o ciclo DMAIC: D – Define (definir), M – Measure (medir), A – Analyse (analisar), I – Improve (melhorar), C – Control (controlar). O objetivo da utilização desta seqüência é para a realização de melhoria em produtos, serviços ou processos, ou seja, o 6 Sigma consiste na aplicação de métodos estatísticos a processo empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos. A maioria das empresas opera no nível 4 Sigma, o que equivale a 6.210 defeitos por milhão de oportunidades de haver defeitos. O nível 6 Sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhão.

Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho, ou seja, o BSC é a obtenção dos resultados decorrentes das reações de causa e efeito: uma ação ou um conjunto delas que tem como resultado transformações em seres, objetos ou situações posteriores ele inova com a junção de medidores de desempenho futuro, focados estrategicamente nas perspectivas das finanças, dos clientes, dos processos internos e crescimento.

Porém é importante saber dividir bem a aplicação de cada uma dessas ferramentas. O BSC, por exemplo, é usado para gestão da estratégia, seja no curto, médio ou longo prazo. Já as ferramentas relacionadas à melhoria contínua são usadas para gestão das rotinas, gestão do dia-a-dia. É nesse ponto que estes modelos têm conexão entre si. O BSC utilizando os resultados dos processos para tomar decisões de cunho estratégico e os processos utilizando o BSC para entender onde devem focar seus esforços para entregar a proposta de valor para o cliente.

1.1 Caso de sucesso (BSC): Petrobras

Em 1999 a Petrobrás passou a estudar alternativas, metodologias e conceitos, que pudessem suportar a efetiva implementação da Estratégia. O processo de Planejamento Estratégico já estava se consolidando na Companhia, entretanto, era necessário adotar uma ferramenta que garantisse o monitoramento e o efetivo gerenciamento da Estratégia. O propósito deste novo modelo era proporcionar a transformação do Plano Estratégico em ações concretas e visíveis para todos. A metodologia selecionada como modelo de avaliação de modelo empresarial foi o Balanced Scorecard (BSC). Em agosto de 2001, a Petrobras iniciou um importante e desafiante projeto para transformarse numa organização com foco na Estratégia. Para suportar a Petrobras nesse processo, foram escolhidos dois A adoção do Balanced Scorecard tem total abrangência na Companhia. A partir do Corporativo, cada área e unidade terá um Painel de Desempenho com Mapa Estratégico, Indicadores, Metas e Iniciativas.O projeto (implementação da metodologia BSC e desenvolvimento dos Painéis de Desempenho) foi dividido em duas etapas:

Na primeira etapa, com duração de quatro meses, foram desenvolvidos seis painéis no nível corporativo: Corporativo, Exploração e Produção, Abastecimento, Distribuição, Gás e Energia e Internacional.

Na segunda etapa, com duração de doze meses, os seis painéis corporativos estão sendo desdobrados em aproximadamente 80 painéis, referentes a Unidades de Negócio, Unidades Corporativas, Área Financeira e Área de Serviço. parceiros: a consultoria que representa os Professores Kaplan e Norton na América Latina, responsável pela aplicação e desenvolvimento da metodologia; e a Hyperion Solution, fornecedora da aplicação Hyperion Performance Scorecard (HPS), tecnologia esta servindo de base para todo o projeto.

1.2 Caso de sucesso do Seis Sigmas: GE

A GE desenvolve projeto para reduzir o número de transportadoras que prestam serviço às suas 14 unidades de negócios na América Latina. A meta, além de melhorar a qualidade do serviço, é economizar algo em torno de US$ 400 mil, de acordo com Fátima Souza, que coordena o processo na companhia. O projeto obedece à metodologia Seis Sigma, um programa de qualidade implantado a partir de 1995 pela GE em suas unidades de negócio em todo o mundo. A metodologia permite avaliar estatisticamente os defeitos e problemas de produtos e serviços. A certificação Seis Sigma só é obtida quando a incidência de erros é próxima de zero ou o índice de acertos fica em 99,9997%, algo como 3,4 defeitos por um milhão de oportunidades. Os procedimentos Seis Sigma seguem uma seqüência de análise e avaliação estatística que vão desde a identificação dos pontos críticos para qualidade até a definição de prioridades. Cada um dos projetos é coordenado por um funcionário certificado no nível black belt do Seis Sigma, posição ocupada por Fátima. No caso do projeto de racionalização da distribuição de produtos da empresa, foi fixada uma meta de redução de 80% do número de transportadoras responsáveis por duas modalidades de distribuição: cargas consolidadas e caminhões destinados. “Representantes de todas as unidades de negócios da empresa também participam de sua elaboração na condição de clientes do projeto”, observou.

“A partir desta análise chegamos a duas transportadoras por unidades de negócio”, explicou. Ao final do processo de redução do número de prestadores do serviço, ainda em curso, a GE América Latina deverá reduzir o número atual de transportadores de 136 para no máximo 30, aumentar o volume dos serviços e reduzir riscos.

2. Considerações finais

A metodologia seis sigmas se concentra na eliminação de erros nas organizações a fins de obter melhoria continua a curto, médio ou a longo prazo de forma econômica, ou seja, o seis sigmas busca identificar erros e desperdícios dos custos e tem sua principal implementação na produção ou chão de fabrica, já BSC, tem seu enfoque voltado para a área estratégica e não no seu dia- a- dia com melhorias continua, planejando estrategicamente suas causas e efeitos. Ambas se complementam tornando- se essencial dentro de uma organização que busca otimização de seus custo e eficiência no mercado competitivo de hoje.

3. Referências Bibliográficas

Tecnologias e Ferramentas de Gestão, PLT 148

http://www.teses.usp.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Seis_Sigma

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/seis-sigma-conceitos-e-aplicacoes/20762/

http://tecnologiaegestao.wordpress.com/2010/04/09/six-sigma-casos-de sucesso/

http://www.tantum.com/conocimiento/petrobras-e-balanced-scorecard-uma-implementacao-de-sucesso/

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/balanced-scorecard-bsc-uma-ferramenta-de-gestao/12951/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard

http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Publicacoes/CentralDeCases/Page

s/default.aspx>.

http://www.simpep.feb.unesp.br>.

http://www.universia.com.br/>.

...

Baixar como  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »