TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced Scorecard E Seis Sigma

Pesquisas Acadêmicas: Balanced Scorecard E Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 5

Balanced Scorecard e Seis Sigma

Introdução

O seis sigma consiste na aplicação de métodos estatísticos a processos empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos. A maioria das empresas opera no nível quatro Sigma, que equivale a 6.210 defeitos por milhão de oportunidades de existir defeitos, o nível seis Sigma gera apenas 3,4 defeito por milhão.

Balanced Scorecard e Seis Sigma

Passo 1

O processo de Seis Sigma e sobre como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à Gestão Estratégica e à Gestão pela Qualidade.

O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80 e, atualmente, é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido à quantidade de ferramentas utilizadas.Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas.

Seis Sigmas se apresentam como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de vezes que se executa uma tarefa. No coração da metodologia está o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais. O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma. Também pode ser empregado se um processo atual necessita mais que somente uma melhoria incremental.

A metodologia Seis Sigma passa por uma análise preliminar de definição do problema e, em seguida, utiliza as ferramentas estatísticas e de qualidade com o objetivo de transformar as informações em conhecimento necessário à solução do problema.

As ferramentas estatísticas e o conhecimento técnico devem ser sempre utilizados integrados a uma metodologia de solução de problemas para aumentar a eficiência o objetivo estratégico do programa consiste em melhorar os processos, reduzir sua variabilidade em relação a uma meta específica e, consequentemente contribuir para um maior controle dos resultados obtidos.

Com um novo paradigma, o da gestão estratégica, muitas empresas encontram dificuldade em relacionar técnicas de gestão a ferramentas de qualidade e melhoria contínua já utilizadas.

Passo 2 Um caso de sucesso.

BSC Na Philips, o "Balanced Scorecard" programa, monitora e avalia a estratégia de operação. Tirar o foco da questão financeira e dar importância a todos os aspectos de um negócio é a idéia central do "Balanced Scorecard" (BSC) - sistema integrado de gestão e implementação da estratégia da empresa - que vem se difundindo no Brasil. Como no BSC é essencial o vínculo entre estratégia e execução, empresas como a Philips já usam a ferramenta no setor de recursos humanos, como forma de tornar claras as expectativas em relação aos executivos e também como instrumento de avaliação do desempenho individual.

Seis sigma a General Electric, a partir de 1995, sob a orientação de seu presidente Jack Welch, passou a analisar todas as suas operações, visando atingir o padrão Sigma 6 no ano 2000. Em 1997 foi anunciado o maior faturamento de todos os tempos da GE com aumento de lucros, tendo sido creditado boa parte desse sucesso ao sistema Seis Sigma. Até então Welch sempre fora cético quanto à eficácia dos programas da qualidade. O sistema prevê, ainda, treinamentos para formação de agentes de divulgação chamados, em seu maior nível, de “black belts”, trabalhando exclusivamente no treinamento do pessoal para implementar o Seis Sigma. Atualmente, no Brasil, muitas empresas utilizam o sistema destacando-se: GE, Dow, Gerdau, Xerox, Votorantim cimentos, Nestlé, Rhodia, Suzano e Carbocloro.

Um caso em que tenha ocorrido alguma implicação durante a aplicação de cada ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com