TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas de gestão: balanced scorecard (BSC) e Seis Sigma

Pesquisas Acadêmicas: Ferramentas de gestão: balanced scorecard (BSC) e Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Tecnologias de Gestão

FERRAMENTAS DE GESTÃO: BALANCED SCORECARD (BSC) E SEIS SIGMA

Tecnologias de Gestão, Profº-Tutor : Daniela

Introdução

Através deste trabalho irei mostrar e tentar fazer entender os benefícios que a ferramentas de gestão Balanced Scorecard e a metodologia Seis Sigma gera nas empresas.

Seis Sigma traz melhoria nos processos, vantagem competitiva e qualidade, que hoje é o fator chave pra o sucesso de uma empresa . Enquanto maturidade e desempenho organizacional são obtidos através do Balanced Scorecard, pois ajuda a planejar e entender suas estratégias de forma balanceada, e possibilita também um raciocínio estratégico considerando questões de curto, médio e longo prazo.

A importância do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão.

O Balanced Scorecard por ser um sistema de planejamento e gestão de empresas baseado em indicadores que impulsionam o desempenho e proporcionam à organização uma visão do negócio atual e futura, de forma abrangente, é uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos anos. O Balanced Scorecard não é apenas um sistema de medição, ele permite às organizações esclarecer sua visão e estratégia e traduzi-los em ação. Ele fornece um retorno em torno de ambos os processos internos do negócio e os resultados externos, melhorando continuamente o desempenho estratégico e resultados. Quando totalmente implantado, transforma o planejamento estratégico. Assim o sistema sugere uma visão da organização sob quatro perspectivas, coletando dados e analisando-os em relação a cada uma delas, que são:

1. A Perspectiva Aprendizado e Crescimento;

2. A Perspectiva de Processos de Negócios;

3. A Perspectiva do Cliente;

4. As Perspectivas Financeiras.

Caso de sucesso de aplicação do Balanced Scorecard

“Na Philips, o "Balanced Scorecard" programa, monitora e avalia a estratégia de operação. Philips e outras empresas usam a ferramenta no setor de recursos humanos, como forma de tornar claras as expectativas em relação aos executivos e também como instrumento de avaliação do desempenho individual.” Texto adaptado do: Gazeta Mercantil/Página C4, Jiane Carvalho.

A importância do Seis Sigma como ferramenta de gestão.

Seis Sigma é uma metodologia de melhoria de processos focados em eliminar defeitos ou falhas na entrega de um produto ou serviço ao cliente. Sua meta é chegar a um máximo de 3,4 "defeitos" por milhão de eventos ou oportunidades, sendo considerado "defeito" qualquer produto ou serviço que não cumprir as exigências do cliente.

Os benefícios obtidos a partir de Seis Sigmas são: maior lucratividade e produtividade. Uma importante diferença em comparação com outras metodologias é orientação para o cliente. Isto é conseguido através do uso de dois Seis Sigmas sub-metodologias:

1. DMAMC - (definir, medir, analisar, melhorar, controlar) é um sistema de melhoria de processos existentes caindo abaixo da especificação e olhando para a melhoria incremental.

2. DMADV -(definir, medir, analisar, desenhar, verificar) são um sistema de melhoria usado para desenvolver novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigmas. Também pode ser empregado se um processo atual exige mais do que apenas a melhoria incremental.

Caso de sucesso de aplicação do Seis Sigmas.

A gigante Allied Signal, que tem um faturamento superior a US$ 14 bilhões e estava há alguns anos à beira da falência, iniciou em 1994 a implementação do Seis Sigma e, de lá para cá, reduziu seus custos diretos em US$ 2 bilhões e teve um crescimento, em 1998, de 12% e, no primeiro trimestre do ano passado, de 14,1%.

Presidente da General Electric, Jack Welch, descreve o Programa Seis Sigma como "a mais importante iniciativa que a GE já empreendeu". Só em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com