TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Blaine Kitchenware

Por:   •  24/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Aline Moreira Tavares

Trabalho da disciplina Gestão de Riscos financeiros Tutor: Prof. Luciana Mattos Moreira Camelo

Rio de Janeiro

2017

Estudo de Caso:

Gestão de Riscos Financeiros

Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital

REFERÊNCIA: LUEHRMAN, Timothy; HEILPRIN, Joel. Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital. Harvard Business School, 413 – P02, 2009

A empresa Blaine Kitchenware Inc., era uma empresa de médio porte, no ramo de eletrodomésticos, usualmente voltado para cozinhas residenciais. Inicialmente fundada como The Blaine Electrical Apparatus Company em 1927, a empresa produzia eletrodomésticos residenciais modernos para a época como ferros de passar, aspiradores, entre outros. Em 2006, os produtos da empresa eram basicamente uma grande gama de pequenos utensílios de cozinha usados para preparar bebidas, comidas e para cozinhar. A concorrência de produtos importados baratos e os preços competitivos do mercado nacional acabaram por limitar o crescimento do volume de vendas do setor. A Blaine tinha pouco menos de 10% do mercado dos USA e mostrou um crescimento gradativo ao passar dos anos.

Em dado momento viu vantagem agregar a sua estratégia de mercado produtos voltados para consumidores da classe alta, que seriam produtos com funções de tecnologia “smart”, acrescentando em seu portfólio artefatos clássicos e elegantes para atingir seu novo público alvo. A maioria dos produtos da BKI era distribuída por uma rede de atacadistas que forneciam para hipermercados e lojas de departamentos, mas seus produtos de ponta eram vendidos diretamente a varejistas especializados e a empresas de venda por catálogos.

A Blaine Kitchenware era uma empresa de capital aberto, conservadora, a maioria de suas ações pertencia a familiares de fundadores. Boa parte de produção das peças era terceirizada, apenas produzindo algumas peças de ferro para determinados utensílios de cozinha. Tinha um excelente balanço patrimonial com muita liquidez e livre de dívidas. Em determinado período, houve a necessidade de pegar empréstimos, mas os mesmos logo foram quitados. Como a maioria das empresas do ramo, a Blaine Kitchenware, atingia um pico sazonal de acordo com as datas comemorativas ao longo do ano.

Seu principal gestor era Victor Dubinski, engenheiro e bisneto de um dos fundadores. Antes da Blaine, trabalhou em uma grande empresa aeroespacial e de defesa, então se juntou aos negócios da família em 1981 como chefe de operações, em seguida, em 1988, foi eleito para o conselho de administração. Em 1992 se tornou CEO, como sucessor de seu tio.

Dubinski reavaliou a política financeira, seu pensamento estava na recompra de ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com