TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Blaine Kitchenware

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.334 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Elaine Martins Ribeiro

Trabalho da disciplina Fundamentos de Matemática Financeira e Estatistica Aplicada

Tutor: Prof. Geraldo Gurgel Filho

Cabo Frio, RJ

2015

Estudo de Caso:

FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA APLICADA

Blaine Kitchenware Ind.: Estrutura de Capital

        Blaine, empresa de médio porte produtora de pequenos eletrodomésticos de marca. Fundada em 1927 era uma empresa que só produzia eletrodomésticos e que a partir de 2006 passou a produzir também utensílios domésticos.

        Vitor Dubinski, bisneto de um dos fundadores foi eleito em 1992, pleo Conselho Administrativo, como Diretor Executivo (CEO). Vale destacar alguns pontos importantes durante sua gestão, entre eles: Em 1994 a empresa iniciou a venda de ações ao público em geral, ou seja, tornou-se de capital aberto; Em 1990 transferiu sua produção para o exterior, se beneficiou do NAFTA e fez parte de uma produção no México; e finalmente até 2003 havia feito um bom relacionamento com os asiáticos e a maior parte de produção ocorria fora dos Estados Unidos.

        Em 2006,  65% de sua receita foi gerada por remessas atacadistas e varejistas dos E.U.A. A companhia vendeu aproximadamente 14 milhões de unidades por ano. Blaine tinha fornecedores e fabricantes terceirizados na China, Vietnã, Canadá e México. No final do exercício de 2006, cerca de 85% da receita da Blaine era de venda de produtos de nível intermediários e 15% de produtos de ponta.

        Em 2007 um banker, conhecido de Dubinski manifestou interesse em comprar a Blaine, porém os sócios e herdeiros da Blaine não tinha interesse em vender, mas sim em comprar outras empresas de mesmo segmento. Dubinski se surpreendeu com a afirmação do banker de que um private equity comprador poderia adicionar valor intrínseco à forte operação da Bline e o seu balanço patrimonial. Victor Dubinski tem uma importante decisão a tomar:  Contrair um empréstimo e assumir juros significativos pela terceira vez e comprar suas próprias ações e com isso alavancar o seu desenvolvimento, além de conservar as ações dos membros da família aumentando seu percentual de controle da empresa revertendo a tendência de redução desde a Oferta Pública Inicial da Blaine Kitchenware ou manter a tendência do índice de payout, que não apenas o CEO, mas todo o Conselho sabiam ser insustentável. Dubinski gira a cadeira para a imagem da foto do produto de maior venda da empresa e este impasse fica no ar.

Tipo de fichamento: Resumo

Referência: Luehrman, Timothy / Heilprin, Joel.  Blaine Kitchenware Inc.: estrutura de capital – Harvard Business School – 8 de outubro de 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com