TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO BLAINE KITCHENWARE INC

Por:   •  20/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA









FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO

BLAINE KITCHENWARE INC


ALUNO:

JUSSARA DE JESUS MOREIRA



TRABALHO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS
DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E
ESTATÍSTICA APLICADA
PROF. GERALDO GURGEL FILHO






SETE LAGOAS – MG

2015


Estudo de caso: Blaine Kitchenware Inc.

REFERÊNCIA: LUEHRMAN, T. & HEILPRIN, J. Blaine Kitchenware Inc.: estrutura de capital. Boston, MA: Harvard Business School, caso LACC # 413-P02, 8 de Outubro de 2009.


O estudo de caso descreve uma da empresa de capital aberto denominada de Blaine Kitchenware Inc., conhecida como BKI, e faz uma análise do desempenho financeiro e políticas financeiras desta empresa. A BKI é de médio porte, indústria do segmento de fabricação de eletrodomésticos para cozinhas residenciais, cuja “maioria das ações pertencia a descendentes dos fundadores da empresa, muitos da própria família”.

 A BKI tinha em torno de 10% do mercado e o setor cresceu pouco entre 2003 a 2006 devido à concorrência com importados e preços agressivos dos hipermercados. Esta atuava em três segmentos: utensílios para preparo de comida, para cozinhar e para o preparo de bebidas, sendo os dois primeiros os de maior geração de receita. A empresa introduziu no mercado produtos com tecnologia “smart” e estilo mais elegante, focando consumidores de classe mais alta, estratégia para concorrer com fabricantes da Ásia e produtos de marcas própria de distribuidores. A maioria de seus produtos eram distribuídos por atacadistas que forneciam para atacado, os produtos de ponta eram vendidos diretamente a varejistas especializados. Sob a liderança do CEO Victor Dubinski, a BKI finalizou sua oferta pública em 1994. A partir de 1990, transferiu gradualmente sua produção para o exterior e adotou uma estratégia para “aumentar e complementar sua oferta de produtos pela aquisição de pequenos fabricantes independentes ou de linhas de utensílios de cozinha de vários grandes fabricantes”.

                          A empresa desejava aumentar sua atuação no segmento de bebidas e suas aquisições haviam sido feitas com caixa ou com ações.
A BKI vinha apresentando desempenho financeiro positivo, porém, sua margem operacional tinha diminuído nos últimos três anos devido a “custos de integração e baixas de estoque associadas a aquisições recentes”.

                          O crescimento da linha de ponta era atribuído quase exclusivamente às aquisições e apesar de sua lucratividade, o retorno aos acionistas tinha ficado um pouco abaixo da média, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) estava atrás de seus principais concorrentes e o lucro por ação tinha caído desde 2004, devido a diluição nas aquisições. Quanto a política financeira, a BKI tinha uma postura conservadora, apenas por duas vezes recorreu a empréstimos para sanar sua necessidade de capital giro. No fim de 2006, a empresa estava livre de dívidas e tinha US$ 231 milhões em caixa e aplicações financeiras, nos últimos anos seus maiores usos de caixa tinham sido para o pagamento de dividendos e compromissos pelas aquisições. O item seguinte de maior uso de recursos era o investimento de capital (Capex) em função da grande terceirização de fabricação.
                          A BKI é uma empresa familiar com gestão conservadora, a venda desta nunca esteve nos planos da administração e sim sua expansão. No entanto a proposta de recompra de suas ações não deixa de ser interessante, pois esta costuma ser bem recebida pelo mercado e mostra que o acionista majoritário está disposto a adquirir papéis à vista mantendo o poder de voto dos membros da família. Quando a empresa recompra ações ela pode cancelá-las ou mantê-las em tesouraria para futura alienação, uma das vantagens é o efeito positivo nas cotações que podem subir com consequente aumento dos lucros e dividendos, uma desvantagem é a redução do patrimônio líquido, aumentando o índice de endividamento da empresa sobre o patrimônio líquido. Acredito que para a BKI a recompra será vantajosa pois está sub-alavancada assim poderá usar uma parte dos seus recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com