TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Estudo de Caso: Blaine Kitchenware

Por:   •  9/5/2018  •  Resenha  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Otacílio Lopes de Vasconcelos

Trabalho da disciplina: Gestão de riscos financeiros,

   

Tutor: Prof. MARCELO BRUM BRAGGIO

Fortaleza - CE

2018

Estudo de Caso: Blaine Kitchenware

Referência: Luehrman, Timothy; Heilprin, Joel. Blaine Kitchenware, Inc.: estrutura de capital. Harvard  Bussiness School, 4013-P02, 8 de outubro de 2009.

A Blaine Kitchenware Inc (BKI) foi fundada em 1927 com o nome The Blaine Electrical Apparatus Company. A empresa tinha o foco de produzir eletrodomésticos residenciais modernos para época. Em 2006, os produtos da empresa consistiam numa gama de produtos de cozinha usados no preparo de comidas e bebidas e para cozinhar. Recentemente, a Blaine introduziu alguns produtos com funções de tecnologia smart e estilo mais elegante, com o intuito de entrar no mercado em faixas de preços mais elevadas, buscando consumidores do público alta renda.

A BKI possuía pouco menos de 10% do mercado de pequenos eletrodomésticos para cozinha dentro do território americano. No período compreendido entre 2003 e 2006, o setor obteve um baixo crescimento, ficando com 2% no aumento das vendas unitárias anuais. Apesar das condições positivas no mercado do país, com o crescimento no mercado de habitação, as concorrências de produtos importados de baixos preços e as políticas de preços agressivas dos hipermercados, limitavam o volume de vendas do setor nesse período.

A Blaine expandiu seus negócios para o mercado externo. No entanto, em 2006, 65% de suas vendas foram geradas no mercado interno. Suas vendas mensais tinham um pico sazonal em outubro e novembro, em decorrência do aumento de estoque dos varejistas que se preparavam para o maior volume de vendas para as festas de final de ano. Outro pico sazonal ocorria nos meses de maio e junho em decorrência do dia das mães, aumento no número de casamentos e a chegada do verão.

O processo produtivo da BKI era terceirizado. A empresa tinha fornecedores e fabricantes contratados na China, Vietnã, Canadá e México. A Blaine possuía uma pequena fábrica em Minessota que produzia peças de ferro fundido com revestimentos especiais para alguns de seus utensílios para cozinhar, mas a maior parte de sua produção vinha do exterior. O início da transferência do processo produtivo para o exterior deu-se com a criação do NAFTA, que possibilitou acordos com fornecedores no México. A empresa foi estabelecendo relacionamento com vários fabricantes asiáticos, de modo que quase toda a produção passou a ser no exterior.

No término do ano de 2006 a empresa apresentava alguns indicadores financeiros positivos, conseguindo um bom lucro líquido em relação à sua receita, e uma margem EBITDA estava entre as mais fortes entre comparado aos seus concorrentes. No entanto, sua margem operacional havia tido decréscimo nos últimos 3 anos, fato decorrido de custos de integração e baixas no estoque associadas a aquisições recentes. Com a finalização das atividades de integração, os executivos da empresa tinham a expectativa de alcançar margens operacionais pelo menos tão altas quanto suas margens históricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com