TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Governando o (Sonho Chinês) - Corrupção, Desigualdade e o Estado de Direito

Por:   •  15/8/2018  •  Resenha  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Gustavo Silva Rubino

Trabalho da Disciplina Controle Externo e Interno,

Tutor: Prof. Antônio Luis D. Penso

Santo André - SP

2017

FICHAMENTO

TÍTULO: Controle Externo e Interno.

CASO: Governando o "Sonho Chinês": Corrupção, Desigualdade e o Estado de Direito.

REFERÊNCIA: AMEGRITHMIRE; DITELL, Rafael; SZYDLOWSKI, Kait. Governando o "Sonho Chinês": Corrupção, Desigualdade e o Estado de Direito. Rio de Janeiro, 2015.

TEXTO:

A grandiosa China no ano de 2012, exibia sua potência com a segunda maior economia do mundo, apesar de sua população grandiosa de 1,3 bilhões de pessoas e um PIB de $12,4 trilhões.

Tudo começou muito tempo atrás, há 221 A.C. a China vinha com a legitimidade política velha e perpétua e famosa pelo seu nome Mandato do Céu, que vinha com a seguinte doutrina de usufruir do poder. Seu comando imperial foi desafiado por desastres naturais, fome, diversas secas. Sua legitimidade vinha do grau da ordenação que o governo tinha com seu povo.

Passando à frente no final dos anos 1700 a Grã-Bretanha, iniciou um comércio ilegal com a China, passando a contrabandear proporções consideráveis de ópio, quando o imperador Chinês repreendeu o crime, as consequências foram a guerra. Guerra que resultou em uma humilhante derrota para a China, depois da derrota vem o tragado de Nanjing que que alterou drasticamente a estrutura de comércio exterior, ficando totalmente com o proveito a Grã-Bretanha, abrangendo até mesmo a concessão de Hong Kong.

Logo após a segunda guerra mundial a China recuperava sua independência, quando em 1930 o Japão invade o país trazendo o caos consigo, com uma ocupação impetuosa. Em outubro de 1949, o CCP tomou Pequim e Mao Zedong Expressou em voz alta que o povo chinês havia se levantado de novo, em estabelecimento da PRC da praça da paz celestial.

Em 1940 a forte onda chamada “Maoísmo”, guiava-se sobre o forte marxismo e procurava reunir a ideia soviética imperante com o desemprenho da revolução chinesa, que foi denominado como Marxismo-leninismo.

A política chinesa baseava-se em campanhas que buscavam alcançar metas extremas da mobilização e propaganda intensiva. A primeira campanha lançada pela china foi a “campanha de transformação”, famosa por transparecer para a sociedade, periculosidade, acaso, medo e hostilidade. A segunda campanha foi a ‘campanha de produção de rotina”, com as mesmas características que a primeira porem agora com ênfase prejudicial a rotina.

Cidadãos em regiões urbanas foram modificados em elementos de “unidade de trabalho”, homens extensivos da vida urbana que uniam o trabalho, controle político e serviços sociais.

Passando a 1957, o domínio privado foi anulado, isso desencadeou diversas campanhas de multidões, abrangendo a campanha “Desabrochar de Cem Flores”, que instigava o pensamento crítico, campanha que por muitos foi vista como um fracasso.

Outras campanhas sugiram como “movimento Antidireitista”, que nasceu réplica e depurava os críticos do CCP. Já a campanha das “Quatro Pragas” tentou exterminar ratos, mosquitos, pardais e moscas. Talvez a campanha mais audaciosa que a China havia criado foi uma campanha que visava a modernização total da do país, chamada de “Grande Salto Adiante”.

Ante de Mao morrer deixou uma herança a Deng Xiaoping, deixando grande parte das decisões econômicas. Deixando também a presidência e deixando a posição do exército e líder do CCP. Seu prestigio continuou aumentando, conforme ele instava na experimentação continua no que ele mesmo chamava de “revolução permanente”. Que o mesmo levou à risca durante a revolução cultura chinesa, protegendo-a revolução da rotinização burocrática.

Depois da morte de Mao, Deng Xiaoping assumiu a China e depressa focou na mudança drasticamente com proposito em estratégias, e anulando as campanhas por alguns momentos e aplicando o socialismo com qualidades chinesas. Além de aplicar ao país o controle de natalidade. Outra parte da tarefa foi intrometida a educar o público a respeito da essência universal ao anunciar uma carta aberta a todas as divisões do partido incentivando a assumir a liderança.

Nos anos 80, as reformas de Deng indicaram um afastamento da luta de classes, Deng continuava vinculado com a princípio de política constante do CCP e os propósitos da revolução, como encapsulado nos “Quatro princípios Cardeais” documentados na constituição da RPC, que compreendia em "defender o caminho socialista, manter a ditadura do proletariado, apoiar a liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com