TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Governando um Sonho Chinês

Por:   •  23/10/2019  •  Resenha  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Eveline Aparecida Perdigão

Trabalho da Disciplina Controle Externo e Interno

Tutor: Prof. Antonio Luis Draque

Santa Bárbara, MG

2019

FICHAMENTO

TÍTULO: Controle Externo e Interno

CASO: Governando o "sonho chinês": corrupção, desigualdade e o Estado de direito.

REFERÊNCIA: DITTEL, Rafael. AMEGRITHMIRE. SZYDLOWSKI, KAIT. Governando O "Sonho Chinês": Corrupção, Desigualdade E O Estado De Direito. Harvard Business School. 9-715-023. Novembro. 05. 2015.

TEXTO:

O presente artigo, apresenta ideologia política e histórica vivida por anos na República Popular da China (PRC ou China). Conhecida como Mandato do Céu, a ideologia mais antiga do país, aconteceu a 221 A.C. Nesta ideologia citada, o poder era desfrutado pelas dinastias imperiais, eles acreditavam que a rebelião era uma forma de tirar a liderança de governantes imorais e que assim, poderiam substituí-los. Tais rebeliões foram provocadas por desastres naturais e pela fome.

Apresentando um contexto de guerra e humilhação, o autor descreve no artigo, que de 1644 a 1911, a dinastia Manchu-led Qing, conhecida pela guerra do ópio, se iniciou na Grã-Bretanha, ligando a China ao contrabando. Essa guerra, aconteceu durante o período de 1839 a 1842, tendo a China o comércio modificado pela derrota, instituindo o tratado de Nanjung.

A China, depois da devastação provocada pela Segunda Guerra Mundial, se recuperava, quando em 1930, a invasão do Japão trouxe uma ocupação brutal ao país.

Novas reformas e mudanças sociais políticas, aconteceram pelo Partido Comunista Chinês (CCP), com grandes transições de liderança. As grandes transições, ocorreram desde 1949, sendo duas em 2002 e duas em 2012.

O Maoísmo, em 1940, sobrepunha o Marxismo e reunia ideias Soviética, mediante a revolução chinesa, sendo denominada Marxismo-Leninismo.

No meio de tanta transformação, eis que nasceu o programa social sobre a prática, que buscava gerenciar de forma flexível a política social, em busca da verdade real, afrontando o sistema político da União Soviética, que era inflexível.

Diante do exposto, com a intenção de influenciar de forma positiva, foram implantadas campanhas.

A China, politicamente, lançava campanhas que buscavam alcançar metas extremas de mobilização e propaganda intensiva. A campanha de transformação, foi a primeira campanha a ser lançada. O objetivo da campanha era transparecer para a sociedade, acaso, medo, periculosidade e hostilidade. A segunda campanha, a campanha de produção de rotina, tinha ênfase prejudicial a rotina, porém, mantinha as características da primeira.

Durante esse lapso, os civis viraram trabalhadores de grande escala, onde eram avaliados pelo quanto poderiam produzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com