TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Santander Consumer Finance

Por:   •  26/10/2017  •  Resenha  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  1.427 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso: Análise de Investimentos em Ações e Fundos

Santander Consumer

Finance

REFERÊNCIA: TRUMBULL, Gunnar, CORSI, Elena, BARRON, Andrew. Santander Consumer Finance – 712-P04, 13 de dezembro de 2010.

O caso conta como Magda Salarich Fernández de Valderrama, a nova CEO da Santander Consumer Finance (SCF), uma divisão do grupo Santander, teria quatro meses para desenvolver qual estratégia e direção seriam adotadas pela empresa nos próximos dez anos. A nova estratégia da SCF deveria seria apresentada ao presidente e diretor executivo do Santander, Emilio Botín-Sanz y Garcia de los Rios, ao Comitê Executivo do grupo e ao antigo CEO Juan Rodriguez Inciarte, que foi o responsável pelo rápido crescimento da empresa nos últimos cinco anos.

O grupo Santander foi fundado na Espanha em 1857, e com o passar dos anos foi expandido as suas operações para países latino-americanos e europeus. Com a aquisição de outras empresas do ramo financeiro, foi criada em 2002 a SCF, para ser responsável pelos financiamentos ao consumidor. Em 2008 ela já operava em 20 países, sendo responsável por 8% dos lucros totais do banco e por empregar 5% da mão de obra total do grupo.

O mercado de financiamento ao consumidor tinha um montante US$ 6 trilhões em saldos devedores até o fim de 2007, dos quais 51,5% estavam nas Américas, 30% na Europa e 18,6% na Ásia. O mercado Europeu tinha algumas características diferentes ao dos EUA, ele possuía um risco médio de inadimplência era muito menor, a maioria dos empréstimos era baseados em mutuários de baixo risco, cada pais possuía um sistema próprio de classificação de crédito e o mais importante cada país tinha um custo de crédito ao consumidor diferente.

Atualmente o produto mais vendido da SCF era o financiamento de veículos, tanto para o consumidor final quanto para as revendedoras financiarem o seu estoque. As vendas de bens duráveis e financiamentos de veículos eram feitas indiretamente e dependiam de revendedores de automóveis e varejistas, essa estratégia mantinha a empresa longe de seus clientes.

A empresa também fornecia outros serviços financeiros como: seguro de proteção ao pagamento, cartões de crédito e débito, cartões de crédito de marca compartilhada, atendimento bancário online, empréstimos pessoais, serviços de consolidação de dívida e hipotecas. Nesses casos as vendas eram feitas diretamente por sua equipe de vendas. A principal estratégia era vender esses produtos para os clientes indiretos de empréstimos de veículos e bens duráveis.

A SCF tinha adotado uma estrutura descentralizada, ela estava organizada em quatro áreas geográficas, lideradas por um gerente. Mas cada filial possuía um funcionário responsável pela parte jurídica. Algumas funções ainda eram centralizadas como: gestão de riscos, controle de custos, plataforma de TI, monitoramento da satisfação do cliente e financiamento.

A empresa possuía diversas fontes para financiar os seus empréstimos incluindo divida privilegiada, notas promissórias, securitização de ativos, depósitos de clientes e um financiamento diferenciado fornecido pelo grupo Santander.

Sua estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com